quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Moraes determina que Bolsonaro preste depoimento na PF nesta sexta-feira



Nesta quinta-feira, 27, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) compareça a sede da Polícia Federal para prestar depoimento nesta sexta-feira, 28, para explicar o vazamento do inquérito do ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O depoimento de Bolsonaro está marcado para às 14h.

A PF intimou o chefe do Executivo a depor em 2021. No dia 29 de novembro, o ministro Alexandre de Moraes estabeleceu um prazo de 15 dias para que a oitiva fosse realizada. Porém, a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou uma prorrogação, e Moraes concedeu mais 60 dias, que vence amanhã.

Como o presidente não informou a data em que prestaria depoimento, e a AGU enviou uma peça informando que ele teria decidido não mais depor, Moraes marcou a oitiva para esta sexta, 28.

De acordo com o ministro, a Constituição garante a réus e investigados o direito ao silêncio e não se autoincriminar, mas não é permitida a recusa prévia e genérica a determinações legais, principalmente quando já forram aceitas pela defesa.

O depoimento ocorre na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, localizada no Setor Policial Sul.

Além da oitiva, o ministro Alexandre de Moraes também levantou o sigilo dos autos.

“No caso dos autos, embora a necessidade de cumprimento das diligências e oitivas determinadas exigisse, inicialmente, a imposição de sigilo à totalidade dos autos, suas efetivações demonstram não haver mais necessidade de manutenção da total restrição de publicidade”, afirmou o ministro.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

Com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.