quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Firmado convênio com instituições de ensino superior em Santarém para programas de estágio do curso de Direito

Alunos regularmente matriculados nas graduações e pós-graduações do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e o Centro Universitário Luterano de Santarém (ULBRA) vão estagiar na DPE

A Defensoria Pública do Estado do Pará firmou dois convênios com instituições de ensino superior em Santarém.
O objetivo é oferecer estágios de complementação educacional, permitindo aos alunos a vivência no campo jurídico, fundamental para a formação profissional.
Os convênios foram assinados no último dia 17, com o Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e o Centro Universitário Luterano de Santarém (ULBRA).Esses convênios têm como finalidade estabelecer as condições necessárias para a concessão de estágios aos alunos regularmente matriculados nas graduações e pós-graduações das respectivas instituições.
Ambos os convênios têm validade de cinco anos a contar da data da assinatura e não envolvem transferência de recursos financeiros entre as partes.
A Defensoria Pública, por meio da Superintendência de Estágios, ficará responsável por oferecer aos alunos as oportunidades de estágio, enquanto as instituições de ensino terão o papel de identificar e encaminhar os estudantes com interesse e aptidão para as vagas disponibilizadas.
O Convênio de Estágio nº 06/2025-DPE/PA foi firmado com o Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Este convênio visa possibilitar aos alunos do IESPES, tanto de graduação quanto de pós-graduação, a oportunidade de estagiar na Defensoria Pública do Pará, com foco na complementação educacional.
O Convênio de Estágio nº 05/2025-DPE/PA foi firmado com o Centro Universitário Luterano de Santarém (ULBRA), com credenciamento também junto ao MEC.
Semelhante ao convênio com o IESPES, o objetivo principal é oferecer aos alunos da ULBRA oportunidades de estágio que complementem sua formação acadêmica, especialmente nas áreas que envolvem o direito e a defesa de direitos fundamentais.
O estágio será voltado para as necessidades da Defensoria Pública, proporcionando aos estudantes a vivência em um ambiente jurídico real.
Para os alunos, o estágio representa uma chance de adquirir experiência prática, aprimorar o aprendizado teórico e se preparar para o mercado de trabalho.
Além disso, possibilita o envolvimento com as atividades da Defensoria, contribuindo diretamente para a promoção da justiça e o acesso aos direitos fundamentais da população.
Para a Defensoria Pública, os estagiários desempenham um papel importante, auxiliando nas diversas demandas jurídicas da instituição, enquanto ao mesmo tempo recebem uma formação completa e qualificada.
A Defensoria Pública do Estado do Pará é responsável por prestar assistência jurídica gratuita àqueles que não têm condições de pagar por serviços advocatícios, atuando em diversas áreas, incluindo direitos humanos, família, consumidor, saúde, educação, entre outros.
Fonte : PORTAL OESTADONET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.