terça-feira, 23 de julho de 2019

Ministro da Educação é alvo de protesto e é hostilizado na praia de Alter do Chão em Santarém

Com gritos de palhaço, seu merda, e "Lula Livre", uma minoria de manifestantes aproveitou a presença do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que se encontrava com sua família, na noite de segunda-feira, 22, em um restaurante da famosa Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, no Oeste do Pará, para hostilizá-lo e protestar com palavras "chulas".
O ministro não se intimidou, subiu em uma das mesas, e mesmo cercado, disparou contra os manifestantes: 'Quem roubou o Brasil foi o Lula', ele gritou.

O ministro da Educação , Abraham Weintraub , foi hostilizado na noite desta segunda-feira (22) em Santarém, no Pará, onde passa férias com sua família. A assessoria de imprensa do ministério informou não ter detalhes do ocorrido.
Em uma publicação em sua conta no Twitter, o ministro relatou que estava jantando com sua esposa e com seus três filhos quando foi cercado pelo que chamou de "os mesmos que se dizem defender os direitos humanos".
Weintraub não entrou em detalhes sobre o que aconteceu, mas disse que seus filhos choraram com o ocorrido.
Vídeos que circulam em redes sociais indicam que o incidente aconteceu em Alter do Chão, famoso destino turístico paraense.
Uma das gravações mostra Weintraub discutindo com um grupo de pessoas, que o vaiam e o xingam. A certa altura, ele grita "quem roubou o Brasil foi o Lula", e é apalpado pelos manifestantes, que gritam "Lula livre".
O ministro também discutiu com um indígena, que pediu respeito à sua terra e ao seu povo e afirmou que tentou em vão ser recebido por Weintraub — o que o ministro negou.
As imagens mostram que o ministro tentou debater — ele pede o microfone que o indígena usava, mas não o recebe.
Em outro vídeo, é possível ouvir um manifestante gritando "Nem o Paulo Renato (ministro da Educação no governo de Fernando Henrique Cardoso) foi tão picareta quanto tu és".
Um turista que pediu para não se identificar contou que estava sentado bem próximo ao ministro quando a confusão aconteceu. Segundo ele, ambos estavam no restaurante chamado Do Italiano, um dos principais do local, na praça principal de Alter do Chão. O rapaz contou que os microfones estavam sendo utilizado por um casal de cantores antes da confusão. Ainda segundo o turista, o ministro levantou a filha, assustada, enquanto discutia com as pessoas ao redor.
— Ele ficou chamando as pessoas de petista e falando que estavam atrapalhando o jantar de familia dele. Quando todos ao redor perceberam quem ele era, começaram a vaiar, pendindo para ele ir embora e deixar o casal voltar a trabalhar — conta o rapaz: — Ele ainda bateu boca com algumas pessoas que questionaram os cortes na educação e o fechamento de restaurante populares das universidades. Foi aí que ele foi embora rapidamente.
Nota Pública 
A Prefeitura de Santarém vem a público informar que repudia qualquer ato de violência, intolerância politica ou de censura a pensamentos políticos.
Outrossim, solidariza-se ao Ministro da Educação Abraham Weintraub, que está como turista em Alter do Chão com sua família, desfrutando de férias, e foi hostilizado e insultado durante momento de descanso.
Santarém é uma cidade hospitaleira que sempre recebeu bem seus turistas e seus visitantes. Atos isolados não representam a conduta de nosso povo acolhedor.
Nélio Aguiar 
Prefeito de Santarém
Blog do Xarope com informações do GLOBO

Cássio Andrade, do PSB, é o deputado federal que mais gasta dinheiro público

Resultado de imagem para deputado federal cássio andrade
Cassio Andrade do PSB
O deputado Cassio Andrade (PSB-PA) foi considerado o parlamentar mais caro de 2019.
O dado faz parte de um levantamento do portal Metrópoles, divulgado nesta segunda-feira (22).
Com 47,3% de renovação, os novatos da Câmara dos Deputados estão no topo da lista como os mais gastadores e Andrade lidera com um gasto exorbitante de R$ 242.981,79.
Entre a maior parte dos custos do deputado Andrade, estão R$ 102,9 mil em “divulgação da atividade parlamentar”, R$ 57 mil com consultorias de pesquisas e trabalhos técnicos e R$ 27,8 mil com combustíveis e lubrificantes.
Em resposta ao portal Metrópoles, Andrade justificou que precisa manter a produção de um jornal impresso para distribuir nos municípios do estado onde “a internet não chega” e ressaltou que a tiragem é mensal.

Mulher identificada como Raquel é executada a tiros na Vicinal do km 140 da BR 163 Zona rural de Placas

Os Policiais militares do município de Rurópolis, foram informados na tarde desta segunda-feira 22 de julho de que uma mulher identificada como Raquel Adriene Nascimento Santos teria sido vítima fatal de disparos de arma de fogo na Vicinal do km 140 da BR 163 - Santarém/Cuiabá - Zona Rural de Placas.
E que a autora teria sido Karen Kelle Oliveira Bortoleto mulher a qual fugiu do local do crime em uma motocicleta. Os Policiais rapidamente fizeram várias diligencia na BR 163 próximo ao local indicado e avistaram pessoas em atitudes suspeita.
A assassina foi presa pela PM
Após abordagem uma mulher que estava com um capacete, os militares encontraram com a mesma um revólver calibre 38 com 4 munições deflagradas e 8 intactas, a qual após conversa com os policiais confessou ser a autora do crime e que a motivação seria um relacionamento entre a vítima e o pai da autora.
A Policia Civil acionou o CPC Renato Chaves em Santarém para remoção, necropsia e levantamento de local. A autora foi levada para Santarém onde será autuada em flagrante pelo crime, sob a presidência do Dpc Djalma.
Fonte: Blog do Xarope com informações da Polícia Civil.
Arma usada por Karen Oliveira para executar Raquel no km 140

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Prefeitura de Anapú esclarece sobre supostas irregularidades de funcionários fantasmas na Secretaria de Saúde do Município.

Após tomarem conhecimento através da imprensa sobre denuncias de possíveis fraudes operadas no município de Anapu de acordo com a manifestação 20190053905, protocolada no Ministério Público Federal (MPF) de Altamira, o prefeito Aelton Fonseca Silva e sua secretária de Saúde Adriana Marques Fernandes, fizeram esclarecimento a população através de um vídeo, e encaminhado ao Blog do Xarope, detalhando as acusações, que segundo eles, é vazia e que não condiz com a verdade. Veja o vídeo! 

Audiência do caso Davi Amaral é suspensa por ausências de réu e testemunha do Distrito Federal

Arisson Sá Pedroso é assassino confesso do caso Davi Amaral — Foto: Sílvia Vieira/G1
Arisson Sá Pedroso é assassino confesso do caso Davi Amaral — Foto: Sílvia Vieira/G1
A audiência de instrução e julgamento para ouvir testemunhas e réu confesso do caso Davi Amaral foi suspensa e adiada no Fórum da Comarca de Santarém, no oeste do Pará. O procedimento, iniciado nesta segunda-feira (22), é necessário para saber se o réu seguirá para júri popular ou não.

Fantástico mostra esquema de fraudes que movimenta 20 toneladas de ouro e R$ 3 bilhões ao ano nos garimpos do Rio Tapajós

A extração de ouro no Brasil atingiu a marca de 70 toneladas em 2018. Entretanto, de acordo com a Agência Nacional de Mineração, outras 20 toneladas foram extraídas de maneira irregular, o equivalente a cerca de R$ 3 bilhões.
Um esquema criminoso na Amazônia, posto em prática por garimpeiros ilegais e empresas autorizadas a atuarem no mercado de metais preciosos, vem movimenando milhões de reais. 
De acordo com reportagem do Fantástico, da TV Globo, as pedras são extraídas de forma ilegal da Bacia do Rio Tapajós, no Pará, e no último ano foram responsáveis por movimentar 20 toneladas pelas contas da Agência Nacional da Mineração (ANM) , com valor equivalente a R$ 3 bilhões.
Segundo a reportagem, funcionários de instituições financeiras, autorizadas a negociar o minério, passaram a comprar ouro sem o documento que comprova a origem legal do minério. Neste etapa do processo que o Ministério Público e a Polícia Federal descobriram a fraude milionária.
Ainda de acordo com o Fantástico, na Bacía do Rio Tapajós existem 850 garimpos legais e cerca 2 mil ilegais, mais que o dobro. Por satélite a Polícia Federal monitora as marcas deixadas pela atividade garimpeira ilegal. 
A economia do município de Itaituba, por exemplo, é baseada em pagamentos com ouro. Até pagamentos corriqueiros, para uma cozinheira, por exemplo, são feitos com ouro.
No ano passado, a extração legalizada de outro no país atingiu a marca de 70 toneladas. No entanto, o mercado clandestino movimenta outras 20 toneladas pelas contas da Agência Nacional da Mineração (ANM). Ou seja, mais de R$ 3 bilhões que não são declarados, e que vão direto para o bolso de quem explora ilegalmente a Amazônia.
De acordo com a reportagem, 30% dos garimpos não declaram o relatório anual de lavras.
- A multa mais alta, não só para garimpo, como também para uma grande mineração, como os desatres de Brumadinho e Mariana, é de R$ 3.500 - diz Eduardo Leão, diretor da Agência Nacional de Mineração.
Governo federal vai propor que garimpos sejam legalizados no PA
A reportagem do jornal O Globo informa: "questionado pela imprensa sobre detalhes do tema, Bolsonaro afirmou que o projeto "vai casar a exploração com a questão ambiental. 'Eu não vou legalizar. Vamos entrar com um projeto para legalizar. O governo vai entrar. O garimpeiro é um cidadão, merece respeito, consideração, e obviamente a gente vai casar a exploração com a questão ambiental e botar um ponto final no mercúrio'."
A matéria ainda destaca que "o garimpo de ouro libera mercúrio para o meio ambiente, por isso a autorização de áreas para exploração necessita de detalhados estudos ambientais. Uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados em abril debateu problemas na região do rio Tapajós decorrente da exploração ilegal de ouro."
Blog do Xarope via Pará News

Denúncia de esquema fraudulento de servidores fantasmas no município de Anapu já está nas mãos do Ministério Público Federal

Secretaria seria o palco das possíveis fraudes operadas no município de Anapu
São fatos gravíssimos e no centro das atenções o prefeito da cidade Aelton Fonseca Silva e sua secretária de Saúde Adriana Marques Fernandes
De acordo com a manifestação 20190053905, protocolada no Ministério Público Federal (MPF) de Altamira, são diversas as possíveis fraudes operadas no município de Anapu.
Segundo a manifestação apresentada ao MPF, a maioria das irregularidades estariam acontecendo no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, com um esquema de funcionários fantasmas que estaria operando desde o ano de 2017. 
A documentação cita, por exemplo, que profissionais que constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) nunca atuaram nas respectivas funções. São profissionais como: Fisioterapeuta, Assistente Social, Farmacêutica, Oftalmologista, Nutricionista, Técnicos e enfermeiros. 
Ainda de acordo com a denúncia, médicos estariam sendo pago para atuar o mês inteiro, porém, atendem os pacientes apenas alguns dias. 
Outras supostas irregularidades que a manifestação expõe, são os números excessivos de diárias pagas a alguns servidores, com valores fora da realidade prevista na legislação. Também, segundo o relato de um Agente Comunitário de Saúde (ACS) que trabalha como motorista. 
ÓRGÃOS DE FACHADA: Há relatos ainda, da possibilidade da existência de órgãos municipais que não prestam qualquer tipo de atendimento à população, mas constam no CNES, com o objetivo de arregimentar mais recursos do Ministério da Saúde (MS), e cita o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), como exemplo. 
Nossa equipe tentou localizar o prefeito da cidade
Aelton Fonseca Silva por várias vezes, mas ele não atendeu as ligações. 
O esquema estaria sendo operando desde o ano de 2017.

domingo, 21 de julho de 2019

Incêndio de grandes proporções destrói casas em Itaituba

Incêndio de grandes proporções destrói casas em Itaituba pelo menos três residências do Bairro Vila Nova, às margens do Rio Tapajós, no município de Itaituba, na Região Sudeste do Pará, foram destruídas por um incêndio de grandes proporções na manhã deste sábado, 20.
O fogo teria começado em uma casa que, segundo relatos de moradores, era utilizada por usuários de drogas. Os próprios moradores tentaram apagar controlar as chamas até a chegada dos Bombeiros, mas não obtiveram êxito. As chamas se alastraram rapidamente e as casas foram totalmente destruídas. 
O 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do município só conseguiu controlar o incêndio após cerca de 30 minutos. 
Blog do Xarope via  Giro Portal.

Bandidos invadem casa e matam PM em Benevides

pm moDe acordo com as primeiras informações levantadas pelos agentes, o policial estava na casa de uma amiga quando dois homens invadiram o imóvel e fizeram pelo menos cinco disparos contra a vítima, que morreu no local.
Os assassinos fugiram logo em seguida em uma motocicleta. A Polícia Militar informou que mobilizou viaturas para fazer as buscas pelos criminosos.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

MPF é acionado sobre possível esquema de servidores fantasmas em Anapu


De acordo com a manifestação 20190053905, protocolada no Ministério Público Federal (MPF) de Altamira, na terça-feira (16), são diversas as possíveis fraudes operadas no município de Anapu.
Segundo a manifestação apresentada ao MPF, a maioria das irregularidades estariam acontecendo no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, com um esquema de funcionários fantasmas que estaria operando desde o ano de 2017.

Com irmãos e esposa presos, ex-governador e Senador Omar Aziz está proibido de deixar o País, informa PF

A assessoria de imprensa do senador informou que em breve se posicionará sobre o caso
O senador Omar Aziz, um dos alvos da operação Vertex, deflagrada hoje pela Polícia Federal e Ministério Público Federal e que culminou na prisão da esposa dele, Nejmi Aziz, e de três de seus irmãos, não poderá se comunicar com os outros investigados e está proibido de deixar o País.
A informação foi divulgada hoje pelo delegado federal Alexandre Teixeira, responsável pelas investigações que fazem parte de um desdobramento da operação Maus Caminhos, que desde 2016 apura desvios de recursos públicos no sistema de Saúde do Amazonas. 

Prefeitura de Santarém avança com serviços de terraplanagem na região do Corta Corda

Terraplenagem vai facilitar escoamento da produção na região.A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca Semap), dá continuidade aos serviços de terraplenagem na região do Corta Corda. Nesta semana, uma frente de serviço da pasta iniciou os trabalhos de arruamento e piçarramento na comunidade Cícero Mendes. A ação faz parte do planejamento da Secretaria que visa manter todas as estradas rurais do Município em condições de trafegabilidade.
Secretário Bruno Costa inspecionou as obras.O Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esteve na quarta-feira (17) vistoriando os serviços na comunidade, acompanhado dos moradores.

Prefeitura de Rurópolis aproveita verão amazônico e intensifica a recuperação da malha viária do município


A Prefeitura de Rurópolis intensifica a recuperação da malha viária do município, na segunda-feira 15/07, deu inicio aos trabalhos na vicinal do 75 sul, pelo menos três máquinas fazem os trabalhos de reabertura da mesma ao mesmo tempo que fazem também a colocação de cascalho para facilitar o trânsito dos veículos. 
A preocupação do Prefeito Joselino Padilha Taká, é dar trafegabilidade a todas as vicinais pra que ás pessoas possam ter o seu direito de ir e vir respeitado, garantindo o acesso ás propriedades e a retirada da produção do homem trabalhador, " temos que valorizar quem trabalha e põe o pão em nossas mesas" disse Taká ao se referir os trabalhos que vem sendo realizado.

Elementos disparam vários tiros contra o prédio da delegacia de Oriximinã, o atentado seria uma represália ao delegado da cidade

A ação seria intimidar o Delegado Fonseca 
Por voltas das 22hs desta quinta-feira aconteceu um atentado na delegacia de polícia de Oriximiná. Segundo as informações de agentes plantonista três elementos em uma moto Fan de cor preta abriram fogo contra o prédio da delegacia de polícia, efetuando oito disparos que atingiram a porta de recepção e o prédio. 
Os elementos ainda efetuaram três disparos na esquina próximo a delegacia fugindo em seguida em direção ao bairro do Penta.
Cartuchos vazios que ficaram próximo a delegacia
O delegado William Fonseca pode ter sido o alvo dos disparos. O fato pode ter sido uma represália ao policial que ultimamente fez várias prisões de traficantes que agia na cidade, inclusive incomodando chefões do trafico nessa cidade. Numa entrevista o delegado afirmou que se ação foi uma forma de intimidá-lo, o efeito será totalmente ao contrario. 
"Se a afronta foi me intimidar a mim e a corporação da policia que vem combatendo o trafico de droga, o efeito vai ser totalmente contrário. Eu não vou me intimidar. Ai é que eu vou pra cima. É uma afronta contra todas as pessoas de bem da cidade. O crime não vai prevalecer em Oriximiná", disparou o delegado.
Os tiros atingiram parte do prédio da delegacia 

Homem mata a esposa em Monte Alegre, e se entrega a polícia

Na madrugada desta sexta feira, 5/07, por volta das 4h, um homem tirou a vida da esposa com um tiro na cabeça, após uma discussão, no bairro Pajuçara, município de Monte Alegre.
Segundo informações da policia, Rubervan Farias Lobo, iniciou uma discussão com a esposa, Isabela Henrique Gama Lobo, até o momento não se sabe o motivo, mas o rapaz em momento de fúria agrediu a mulher fisicamente e depois deu um tiro no olho, provocando óbito ainda no local.
Após Rubervan cometer o crime, ele deixou a arma no local, em seguida levou seu filho e entregou a seu sogro (pai da vítima), e comunicou que teria atirado na esposa após uma discussão. 
O pai da vítima, acionou a Polícia Militar. Rubervan evadiu-se do local do crime, mas foi até o 18º BPM de Monte Alegre e se entregou à polícia comunicando que teria cometido o crime. O investigador Maurão da Polícia Civil, iniciou as investigações logo após o crime.
Rubervan Lobo é filho de um ex-pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus, pastor Rubens. O casal apresentava levar uma vida conjugal normal e feliz. Os familiares da vítima não querem falar sobre o crime no momento.
Blog do Xarope via Blog do Otto

Bandidos atacam caixa eletrônico do Bradesco em Vitória do Xingu

A ação dos criminosos aconteceu durante a madrugada. Por volta das 2h30, desta quinta-feira.
A Polícia Civil do município foi acionada e se deslocou para o local, com apoio da Polícia Militar, mas não conseguiram capturar os bandidos. Na manhã de hoje, o delegado Lindoval Borges e peritos devem realizar a investigação detalhada.
Vitória do Xingu é um município bastante calmo, com pouca violência, por isso o fato chamou a atenção da população. 
Segundo informações que circulam na cidade, os ladrões não levaram nada. 

Encontro discute combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Imagem relacionadaA ação ocorrerá na comunidade Lawtom e tem como objetivo orientar e estimular denúncias formais de casos de violência
A promotora de Justiça Patrícia Medrado Assmann, respondendo pelo 3º cargo da Promotoria de Justiça de Breves, em atuação conjunta com o promotor de Justiça João Batista Cavaleiro de Macedo Junior, titular do 2º cargo da promotoria de Breves, e a promotora de Justiça Vanessa Galvão Herculano, titular do 1º cargo da promotoria de Breves realizarão no dia 20 de agosto o encontro denominado “Diálogos do MPPA com a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente no combate à violência sexual no arquipélago do Marajó”.

A pedido do MP, ex-secretário, hospital e empresas têm bens bloqueados; Valores ultrapassam 6 milhões de reais

O motivo do bloqueio é a não comprovação de gastos de recursos públicos em 2013
Acatando ao pedido do MPPA, feito pelo promotor Sávio Ramon Batista da Silva por meio de Ação Civil Pública (ACP), a justiça proferiu decisão onde decreta a indisponibilidade de bens do ex-secretário de saúde de Jacundá Marcos Antônio Eleuterio Filho; da empresa Costa e Costa Construções e Serviços; do Hospital Samaritano de Jacundá; e das pessoas jurídicas Djania S. Oliveira – EPP e Railda Santos Cordeiro por improbidade administrativa. Somados os valores bloqueados ultrapassam 6 milhões de reais.

Grupo Jari protocola pedido de recuperação judicial no Pará

Resultado de imagem para Grupo Jari protocola pedido de recuperação judicial no ParáO Grupo Jari Celulose, que atua no Pará e Amapá, propôs pedido de recuperação à Justiça do Estado do Pará. Com uma dívida de mais de R$ 2.4 bilhões, a Jari Celulose é composta por 25 empresas, que desenvolvem as mais diversas atividades econômicas, desde o plantio e manejo de madeira cultivada, beneficiamento, transformação, industrialização e comercialização de celulose, até a mineração, energia, exploração florestal, entre outros. 

Motorista de caminhonete que se envolveu em acidente no Maracanã usava documento falso, diz polícia

CNH apresentada por motorista de caminhonete envolvido em acidente — Foto: DivulgaçãoDe acordo com a polícia, o homem confessou em depoimento que ‘comprou’ CNH em Belém. Acidente fatal aconteceu no fim da manhã nesta quinta-feira (18).
O motorista Antonio Carlos Maia Gomes, 54 anos, que se envolveu em um acidente no bairro Maracanã em Santarém, oeste do Pará, no final da manhã desta quinta-feira (18), tirando a vida do jovem José Orlando da Mota Santos, 21 anos, usava Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Flávio Dino: A pior corrupção é a da desigualdade social

Resultado de imagem para governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão
The Intercept Brasil publicou nesta quarta-feira (17) entrevista com o governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, em que ele defende “união ampla” para enfrentar o autoritarismo de Jair Bolsonaro. Dino também falou sobre o combate à corrupção, bandeira que a esquerda sempre levantou, segundo ele. Mas destaca “nada corrompe mais o Brasil do que a desigualdade, a concentração de renda, poder e conhecimento nas mãos de poucas pessoas”.
Exercendo o segundo mandando como governador do estado com o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, Flávio Dino aumentou o investimento estatal em segurança e educação e aumentou o piso salarial dos professores para R$ 5.750 – é mais do que o dobro do valor pago em São Paulo, estado mais rico do Brasil. Na contramão da crise econômica, o Maranhão também teve um crescimento do PIB de 9,7% em 2017 e, no ano passado, de 2,8% – acima da média nacional. Em 2018, Dino foi reeleito no primeiro turno com 59% dos votos válidos – mais ou menos o mesmo índice de aprovação de seu governo naquele ano.
Por causa da rápida ascensão e a capacidade de articular apoio – em 2018 sua coalizão juntou nada menos do que PCdoB, PDT, PRB, PPS, PTB, DEM, PP, PR, PTC, PPL, PROS, AVANTE, PEN, PT, PSB e Solidariedade – há quem especule que Dino estaria de olho na disputa presidencial de 2022. O próprio Lula o aponta como liderança importante na esquerda. Mas ele desconversa: “Estamos muito longe deste momento”, ele me disse.
A entrevista foi concedida ao repórter Rafael Moro Martins na sala de reuniões do Palácio dos Leões, no centro histórico de São Luís, sede do governo estadual. Embora a conversa tenha ocorrido dias antes das primeiras reportagens da série Vaza Jato, o governador e ex-juiz federal criticou duramente a atuação de Sergio Moro que, assim como ele, trocou a magistratura pela política. Dino foi juiz federal no Maranhão por 12 anos e chegou a presidir a Associação dos Juízes Federais do Brasil, a Ajufe, entre 2000 e 2002. Abriu mão da toga para se filiar ao PCdoB, em 2006, mesmo ano em que se elegeu deputado federal.

Obidense Gustavo Hamoy é o novo superintendente regional do Incra em Santarém


Descoberto desde a saída da funcionária Elisângela Gemaque, a superintendente regional do Incra em Santarém, tem nova direção. A indicação foi para Eugenio Gustavo Guerreiro Hamoy, residente em Juruti, que será o novo ocupante do cargo. Ele assume no lugar de Guilherme Feitora(funcionário adjunto), que vinha respondendo pelo cargo.
Segundo informações, Gustavo Hamoy, o obidense e contador é indicação do deputado federal Junior Ferrari(PSD).
Ultimamente, a superintendência regional do Incra tem servido de jogo politico, fato que tem levado a instituição a uma divisão entre os funcionários, que tem lutado para acabar com a farra de indicações.    


Supostas irregularidades da Pró-Saúde no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém são alvo de auditoria especial

Resultado de imagem para Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém
Supostas irregularidades da Pró-Saúde no Hospital Regional do Baixo Amazonas em Santarém
A Auditoria Geral do Estado (AGE) passou considerar a investigação instaurada sobre supostas irregularidades no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, como auditoria de caráter especial. 
A AGE concedeu 180 dias para concluir as atividades para que seja emitido um relatório final. Paulo Henrique Heidtmann deve presidir o inquérito com o objetivo de apurar situações de improbidade administrativa que teriam sido praticadas por dirigentes da Pró-Saúde, que administra o HRBA.
A prorrogação foi motivada para que toda a documentação pertinente ao caso seja devidamente analisadas todas as informações que se façam necessárias, inclusive as obtidas por meio de sistemas corporativos e junto aos órgãos e as entidades da administração pública estadual. A investigação iniciou em maio deste ano e a AGE considera não foram esgotadas todas as diligências quanto a obtenção de informações.
Imagem relacionadaApós o prazo, os Servidores apresentarão ao Auditor Geral do Estado um relatório com resultado da investigação preliminar, o qual conterá elementos que possam comprovar a existência de tais irregularidades ou não, para que sejam tomadas as medidas cabíveis, entre elas, a responsabilização administrativa, civil, penal, ato de improbidade administrativa.

Quem vai pagar o cachê de quase meio milhão de reais para show do “Safadão”?

Segundo o apresentador, radialista e blogueiro, os R$ 2.879.340,00 (dois milhões, oitocentos e setenta e nove mil e trezentos e quarenta reais), são “provenientes de emendas dos deputados Fábio Freitas (R$ 800.000,00), Ozório Juvenil (R$ 500.000,00), Chamonzinho (R$ 360.000,00), Renilce Nicodemos (R$ 620,000,00) , Miro Sanova (R$ 100.000,00) e Wanderlan Quaresma (R$ 500.000,00)
A polêmica surgiu após divulgação de matéria do portal Pará Web News, que trouxe em sua machete a chamada: “Helder financia show de Safadão, Léo Magalhães e Bruno e Marrone nas praias de Conceição de Araguaia“.
Somando o cachê de quase meio milhão para o cantor Wesley Safadão, de outros artistas e toda a infraestrutura e serviços para a programação, o Projeto Verão 2019 – Praia das Gaivotas, da prefeitura municipal de Conceição do Araguaia, município do sudeste paraense, o governo do Pará, através da Fundação Cultural do Estado repassou R$ 2.879.340,00 (dois milhões, oitocentos e setenta e nove mil e trezentos e quarenta reais), do orçamento do Estado. A prefeitura entra através de convênio com apenas R$ 115.200,00 (cento e quinze mil e duzentos reais), o que significa uma participação de exatos 3,847%, do valor total do projeto que é R$ 2.994.540,00.
Segundo dados do Ministério da Cidadania, atualizados em 1º de julho deste ano, a população do município de Conceição do Araguaia é de 47.734 pessoas. Destes, 25.349 são considerados de baixa renda e desses cidadãos considerados de baixa renda, cerca de 21 mil são pobres (sim, há diferença entre baixa renda e pobre). E desses pobres, quase 7 mil estão em situação de miséria e penúria total, vulneráveis à fome diariamente. São exatas 6.994 pessoas que certamente não terão o que por à mesa nesta quinta, por serem extremamente pobres.
O que diz o governo?
O governo do Estado emitiu nota de esclarecimento e justificou que os recursos foram repassados por emendas parlamentares, mas não citou os nomes dos parlamentares que as destinaram no orçamento do Estado do Pará.
Emendas Parlamentares ao Orçamento Estadual
O blog do Marcelo Bacana entregou os nomes dos parlamentares que destinaram recursos estaduais para a programação da prefeitura de Conceição do Araguaia, em parceria com o governo do Estado. Segundo o apresentador, radialista e blogueiro, os R$ 2.879.340,00 (dois milhões, oitocentos e setenta e nove mil e trezentos e quarenta reais), são “provenientes de emendas dos deputados Fábio Freitas (R$ 800.000,00), Ozório Juvenil (R$ 500.000,00), Chamonzinho (R$ 360.000,00), Renilce Nicodemos (R$ 620,000,00) , Miro Sanova (R$ 100.000,00) e Wanderlan Quaresma (R$ 500.000,00).
Artistas famosos e caros em município pobre

Bombeiros e moradores resgatam com vida criança dentro de poço na ocupação Vista Alegre do Juá, em Santarém

Equipe do Samu nos primeiros socorros ao menino logo após ser retirado do poço — Foto: Jaderson Moreira/TV Tapajós
Acidente aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (17). Operação de resgate durou cerca de 25 minutos. Foto: Jaderson Moreira/TV Tapajós
Homens do do 4º Grupamento der Bombeiros Militar (4º GBM) de Santarém, oeste do Pará, conseguiram resgatar por volta das 15h50 desta quarta-feira (17), um menino de 5 anos de idade, que havia caído dentro de um poço em construção na ocupação Vista Alegre do Juá.
O acidente aconteceu depois das 15h, quando Sandro Walber brincava às proximidades do poço e ao pular a cerca, acabou caindo no buraco que estava aberto. Moradores das proximidades e familiares acreditam que a criança estava correndo atrás de uma pipa.
O menino, de apenas 5 anos de idade, estava brincando às proximidades de onde um poço estava sendo cavado. A terra que estava ao redor começou a cair para dentro do buraco, em cima da criança, o que causou pânico nos moradores que logo acionaram o Niop.
Equipes de duas viaturas dos bombeiros foram enviadas para a atuação do resgate, uma vez que a ação precisava ser rápida. A operação de resgate durou cerca de 25 minutos.
O menino foi levado para o Pronto Socorro Municipal de Santarém.
Quadro clínico
Sandro Walber está no setor de estabilização pediátrica. Recebeu atendimento médico e aguarda para realizar vários exames de imagens. “A criança ficará em observação por 24 horas no setor semi intensivo. O quadro do paciente é estável até o momento”, informou o HMS.
Blog do Xarope via jornalista Sílvia Vieira.