domingo, 14 de julho de 2019

Lutador esfaqueado ao tentar separar briga morre em Belém

O lutador de MMA David Silva de Souza, 36, morreu após ter sido esfaqueado ao tentar separar uma briga em Belém. A vítima estava internada no Pronto Socorro Mário Pinotti e, segundo o Instituto Médico Legal (IML), não resistiu e morreu na madrugada de sábado (13).
Segundo a Polícia, o lutador bebia em um bar no balneário Cacimba, localizado no conj. Satélite, em Belém, quando duas pessoas começaram uma discussão e iniciaram uma luta corporal. David, ao tentar apartar a briga, foi esfaqueado no tórax e braço direito. O agressor fugiu. O caso é investigado pela Seccional da Marambaia.

Cabo da PM é executado com 14 tiros na Feira do Açaí

pm paUm cabo da policia militar identificado cb Luiz Fernando Dias da Costa foi assassinado com 14 tiros, na madrugada deste sábado (13), na Feira do Açaí, na área do Ver-o-Peso, em Belém. (Foto: Reprodução/ Celso Rodrigues)

De acordo com informações de feirantes, que preferiram não se identificar, três homens já estavam na feira, quando o policial chegou. Imediatamente eles abordaram a vítima e efetuaram os disparos. O cabo da PM ainda tentou fugir, mas foi perseguido pelos criminosos.
Os feirantes contaram ainda que o policial era visto constantemente na feira do açaí, mas não se sabe exatamente o que ele fazia lá, mas acredita-se que fazia “bico” como segurança particular
Os criminosos fugiram em carro modelo Renault Sandero, cor prata. Eles ainda foram perseguidos por uma viatura, mas conseguiram fugir.
Policiais da Divisão de Homicídios estiveram no local e irão solicitar as imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos. No local do crime foram encontrados três projéteis e três estojos de calibre ponto 40.
O cabo Luiz Fernando era lotado no Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), mas estava afastado por questões médicas.
Com informações Dol

Assassino confesso de mototaxista de Oriximiná é preso no estado do Amazonas

Wilkson Melo Souza, o Pitico, confessou o assassinato do mototaxista Carlos Alberto, o Bill, em Oriximiná — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoWilkson Melo Souza era foragido da penitenciária de Santarém desde fevereiro deste ano.
Foi preso em Manaus, Amazonas, o assassino confesso do mototaxista Carlos Alberto Pimenta Corrêa (Bill). O crime aconteceu dia 4 de julho, em Oriximiná, oeste do Pará. O mandado de prisão por homicídio qualificado contra Wilkson Melo Souza (Pitico) foi cumprido pelo delegado William Fonseca, de Oriximiná, com apoio da Rocam de Manaus.
Uma denúncia anônima levou à polícia ao endereço onde Pitico estava escondido, em um sítio no Novo Cananã, km 171, em Manaus. Segundo delegado Fonseca, ao perceber a chegada da polícia, o suspeito tentou fugir pelos quintais de residências próximas, mas foi alcançado pelos policiais.

Ministério Público Federal pede afastamento do prefeito de Itaituba Valmir Climaco do MDB

Resultado de imagem para prefeito valmir climaco na fazenda“Na minha propriedade não entra de jeito nenhum”.
O Ministério Público Federal (MPF) em Santarém (PA) solicitou nesta sexta-feira (12) à Justiça Federal o afastamento provisório do prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB), por ameaçar servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio) designados para inspecionar uma de suas fazendas.
A área, reivindicada por indígenas da etnia mundurucu, foi alvo no último domingo (7) de uma ação da Polícia Federal, que apreendeu 583 kg de cocaína. Houve troca de tiros e duas pessoas foram presas no local, mas as investigações, até agora, não estabeleceram a relação da droga com o prefeito, que nega qualquer envolvimento com narcotráfico.
Autores da ação civil pública, os procuradores Luís de Camões Boaventura e Paulo de Tarso Oliveira afirmam que Climaco “descumpriu obrigações funcionais ao adotar comportamento visando apenas o interesse pessoal”.
As ameaças de Climaco ocorreram durante audiência pública em 7 de junho, segundo relatos de servidores da Funai que integram um grupo de trabalho criado para notificar fazendeiros e agricultores de que seus imóveis estão dentro de área passível de demarcação.
Ao ouvir isso o prefeito “recomendou aos moradores que recebam a equipe ‘à bala’, sendo essa postura que ele teria em seu imóvel”, afirma ofício da Funai enviado ao MPF.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Climaco negou que tenha ameaçado disparar contra os funcionários públicos, mas disse que “na minha propriedade não entra de jeito nenhum”.
No final de junho, porém, os servidores da Funai estiveram no imóvel do prefeito escoltados pela Polícia Federal.
Blog do Xarope via Folha de São Paulo

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Morte do comerciante Júlio Melli teria sido arquitetado por Cláudio Pereira Silva

Um homem identificado como Cláudio Pereira teria informado aos assaltantes que Júlio Melli teria R$ 6 mil em caixa.

Paulo, Douglas, Lucas er Cláudio presos pelo assalto que resultou na morte do comerciante Júlio Melli — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós 


O assalto que resultou na morte do comerciante Júlio Melli, no final da tarde de quinta-feira (11), no bairro Maracanã, em Santarém, oeste do Pará, teria sido encomendado por Cláudio Pereira Silva, 41 anos, segundo os depoimentos prestados por Paulo Machado e Douglas Conceição Chaves, 20 anos, executores do crime. 


Segundo o delegado plantonista Jaime Paixão, Cláudio que já havia trabalhado para a vítima entregando caixarias, tinha a informação de que Júlio Melli teria em caixa, na quinta, R$ 6 mil. Ele teria então acionado Paulo Machado e Douglas Conceição Chaves para a execução do assalto, enquanto ele e Lucas Coelho Carvalho, 19 anos, ficariam no apoio logístico. 


No momento do assalto, Júlio Melli teria esboçado reação, mas não estava armado. O comerciante teria travado luta corporal com Paulo, e nesse momento três tiros atingiram a vítima. 


Na correria para pegar a moto e fugir do local do crime, Douglas colocou o revólver calibre 38, na cintura. Mas segundo ele, o tiro que o atingiu de raspão foi disparado de dentro de um carro, no momento da fuga. 


A Polícia Militar foi acionada e conseguiu pegar Paulo e Douglas no local conhecido como "Toca da Raposa", na grande área do Santarenzinho.

Esquema




Na 16ª Seccional de Polícia Civil, Paulo e Douglas entregaram todo o esquema do assalto, informando os nomes de Lucas como apoiador e Cláudio, como mandante.


Sobre o assalto à frutaria, Douglas disse que o crime foi planejado quase na hora com as informações repassadas por Cláudio. Segundo ele, no caixa não havia os R$ 6 mil, o comerciante reagiu e por isso Paulo atirou.


Cláudio, por sua vez, nega ter passado informações à dupla Paulo e Douglas. "Nunca que eu ia fazer isso. Eu contratei o Paulo para trabalhar comigo carregando o caminhão, e ele sabia como era a movimentação. Eu nunca me envolvi em nenhum crime", declarou.


Paulo Machado, por sua vez, afirma que Cláudio encomendou o assalto e explicou como tudo deveria ser feito. "Ele explicou que o senhor tinha dinheiro lá, dentro de uma caixa. Eu nunca trabalhei pra ele, quem trabalhava pra ele era o Piauí. Ele mostrou a foto da casa, do pessoal lá, e explicou como era pra ser. Era só pra a gente ir lá e pegar os seis mil pra ele. Quando eu cheguei lá, o senhor desconfiou, foi logo me aguentando, me deu um mata-leão, a gente travou luta corporal, a arma caiu no chão, ele tentou me acertar, eu segurei na mão dele e aí aconteceram os disparos", contou.



Lucas e Cláudio foram presos ainda na noite de quinta-feira, grande área do Maicá.


De acordo com o delegado Tiago Mendes, da Especializada de Homicídios, Douglas já vinha sendo monitorado pela polícia e contra ele já havia pedido de prisão preventiva pelo assassinato de Erick Leandro Azevedo de Menezes, no bairro Urumari, no final do mês de junho.


Douglas confessou ter matado Erick Leandro com quatro tiros. Ele disse que o crime foi motivado porque Erick tinha ficado com o dinheiro de um assalto que eles fizeram no bairro Nova República, cerca de R$ 3 mil.


O delegado plantonista Jaime Paixão disse que os assaltantes e seus comparsas serão indiciados por latrocínio e associação criminosa. Ainda segundo Paixão, os assaltos e roubos praticados por Douglas em associação com outras pessoas têm como objetivo o financiamento do tráfico de drogas.
Blog do Xarope com informações de Silvia Vieira

Secretário de Saúde confirma decisão do governo de ampliar Hospital Regional em Altamira

O Secretário de Saúde foi acompanhado de perto por Mauricio Nascimento da Sespa da região do Xingu
O compromisso de ampliar o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, anunciado pelo governador Helder Barbalho na quarta-feira (10), durante a agenda de trabalho da "Caravana por Todo o Pará" no oeste do Estado, foi ratificado pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, durante a visita às instalações da unidade de saúde na manhã desta quinta-feira (11), junto com uma comitiva de técnicos e especialistas. A ampliação do hospital, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), visa desafogar a demanda sobre as unidades municipais e melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população.
Durante a visita, o secretário acrescentou que a ampliação dos serviços tem o objetivo de acompanhar a demanda crescente dos serviços e incluir novas especialidades médicas. Segundo Alberto Beltrame, a medida pode, ainda, dobrar a capacidade de atendimento, evitando que a população se dirija a outras regiões em busca de atendimento.
Foto: Leonardo Nunes / Divulgação"O Hospital presta relevantes serviços à saúde, mas ele está ficando pequeno para as necessidades de Altamira e da região", disse o secretário, acrescentando que a orientação do governador Helder Barbalho foi para "virmos avaliar a conveniência e possibilidade de ampliação e, até mesmo a duplicação, do Hospital Regional. Também verificamos a questão dos equipamentos necessários para a manutenção de bons serviços e discutir soluções de curto, médio e longo prazo".
Foto: Leonardo Nunes / DivulgaçãoAlberto Beltrame disse, ainda, que "a ideia é rediscutir o perfil assistencial do Hospital e ampliar os serviços, tanto no ponto de vista quantitativo quanto qualitativo e, sobretudo, agregar serviços novos, que não estão disponíveis na região, como cirurgia cardíaca, eventualmente oncologia, ampliação de hemodiálise e outros serviços que poderão melhorar a qualidade de vida e a assistência à saúde das pessoas de Altamira e região".

Ministra Damares Alves lança programa de combate à exploração sexual de crianças no Marajó

Ministra Damares Alves chega ao Marajó às 9 horas - Crédito: Reprodução - Fábio Pozzebom/Agência BrasilPrograma também inclui ações voltadas às mulheres, jovens e idosos
Os municípios de Breves e Portel, no arquipélago do Marajó, serão palco do lançamento do programa Abrace o Marajó, nesta sexta-feira, 12, com a presença da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
O programa será coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, destinado ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes e da violência contra mulheres e idosos.

Presidente da Famep solicita apoio para que Unidades da DPU continuem em funcionamento

Nélio Aguiar prefeito de Santarém, e presidente da FAMEP
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar manifestou sua insatisfação e preocupação com o anúncio do fechamento das Unidades da Defensoria Pública da União (DPU) dos Municípios de Santarém e Altamira fechem as portas. 

Como presidente Famep e como prefeito, Nélio vê isso como um grande passo para trás “Como entidade que trabalha em prol da qualidade de vida dos munícipes dos 144 municípios do Estado do Pará, ficamos preocupados com a decisão da DPU de fechar suas Unidades nos Municípios de Santarém e Altamira, além de estarem desde 1995 nos municípios também atendem a outros municípios no entorno, como Óbidos, Juruti, Alenquer e Oriximiná”, destacou.

Júlio Melli não resistiu à gravidade dos ferimentos e morre no Hospital Municipal de Santarém

Comerciante baleado por assaltantes em frutaria na avenida Fernando Guilhon. Ele foi atingido por três disparos.
Júlio Melli foi atingido por três tiros de arma de fogo durante assalto à frutaria de sua propriedade localizada na avenida Fernando Guilhon. O assalto aconteceu na tarde desta quinta-feira (11).
Segundo informações da polícia, dois indivíduos chegaram à frutaria "FrutMelli" e de posse de arma de fogo anunciaram o assalto. O comerciante teria reagido acertando um dos bandidos de raspão.
Ferido gravemente, o comerciante foi socorrido pelo Samu e levado ao Pronto Socorro Municipal em estado grave. O assaltante que foi alcançado com seu comparsa no local conhecido como "Toca da Raposa", também foi levado para o PSM, sendo atendido na sala de sutura. Após ser liberado, o assaltante foi conduzido pela Polícia Militar à Seccional Urbana de Polícia Civil para autuação em flagrante.
Na Seccional, a PM apresentou um colete e a arma apreendida com os assaltantes, bem como a moto usada por eles, que segundo a polícia, é roubada.
Blog do Xarope com informações da jornalista Sílvia Vieira

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Exame de DNA confirma que a ossada humana encontrada no parque nacional da Amazônia é realmente da jovem Winglya Lopes; ex-marido foragido é principal suspeito

Apesar do resultado do exame positivo, não foi informado qual teria sido a forma da morte da jovem
O resultado do exame de DNA, foi entregue pela diretora do Instituto Médico Legal (IML) de Itaituba, na manhã desta quinta-feira 11 de julho de 2019 na delegacia da mulher (DEAM). Segundo informações, até o momento a Polícia não informou de que forma ela foi morta.
O exame foi entregue ao superintendente da Polícia Civil do Tapajós Vicente Gomes. O resultado do DNA, foi positivo, a ossada encontrada na região do parque Nacional da Amazônia, a cerca de 30 dias é realmente da jovem Winglya Lopes, que estava desaparecida.
Agora a polícia trabalha na tentativa de chegar ao ex-marido da jovem Arlyson Souza que é foragido da justiça.
De acordo com a Polícia, ele é apontado como o principal suspeito do crime, que acabou tirando a vida de uma jovem que inclusive hoje estaria completando 26 anos de idade.
Arlyson Souza ex-marido da jovem principal suspeito e que é foragido da justiça
Blog do Xarope com informações do Repórter Marinaldo Silva via 

Prefeita e vice-prefeita vão responder na Justiça por nepotismo

Após constatar a nomeação de parentes para cargos públicos, pela prefeita e pela vice-prefeita de Ipixuna do Pará, a promotora de Justiça Monique Nathyane Coelho Queiroz, ajuizou, no dia de julho, Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa. A decisão da prefeita e vice-prefeita de nomearem parentes para cargos na prefeitura configura nepotismo.

Secretário de Saúde do Estado faz vídeo e visita hospital e maternidade de Rurópolis

O Secretário de Estado de Saúde Dr. Alberto Beltrame esteve em Rurópolis, ocasião que acompanhava o Governador Helder Barbalho na "Caravana Por Todo o Pará" na oportunidade o titular da SESPA em companhia do Prefeito Taká sua esposa Maria Padilha Secretária de Assistência Social e a Secretária de Saúde Fernanda Cardoso; O Secretário conheceu ás modernas instalações maternidade e o hospital municipal.
Taká fazendo visita com o secretário 

Verbalmente o Prefeito Taká cobrou do Secretário, recursos para melhorias na parte antigo do H.M, que foi construído por ocasião da fundação da cidade e necessita passar por reforma geral.
A secretária Fernanda Cardoso ouviu do Secretário o compromisso de ampliar os serviços da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal da Maternidade Municipal de Rurópolis, fornecendo uma incubadora de transporte, um respirador e um monitor; Para a parte geral do hospital, Beltrame pediu um projeto para submeter à apreciação do governador, para reforma, adequação e qualificação do espaço, com valor estimado em R$ 600 mil reais.
Taká, esposa e a secretária de Saúde com Alberto Beltrame
Alberto Beltrame parabenizou o governo do Prefeito Taká e a Secretaria de Saúde pelos prêmios que recebeu por ocasião da 16ª Amostra Brasil aqui tem SUS no 35º Congresso Nacional das Secretárias Municipais de Saúde dia 05 de Julho.
Os prêmios foram concedidos pela Organização Pan-americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) e pelo Conselho Nacional das Secretárias Municipal de Saúde (CONASEMS), em reconhecimento ao Projeto "Desbravadores do SUS: Redescobrindo Cidadãos, Promovendo o Direitoà Saúde", escrito pela Secretaria de Saúde de Rurópolis e desenvolvido junto à comunidades ribeirinhas.
Prefeito Taká com o secretário de Saúde do Estado

Polícia Federal deflagra operação que combate comércio ilegal de ouro no Oeste do Pará e em outras regiões

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Santarém/PA, atendendo pedido do Ministério Público Federal. O valor do sequestro é superior a R$ 16 milhões.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 10, a Operação Dilema de Midas II. Nesta ação foram cumpridos seis mandados de sequestro de bens em endereços situados no Estado de São Paulo, ligados a uma instituição financeira que atua na compra de ouro no Oeste do Pará e em outras regiões.

Helder Barbalho assina OS para obras de R$ 23 milhões no município de Uruará

Os investimentos para a execução das obras chegam a R$ 23 milhões

O governador do Pará, Helder Barbalho assinou uma Ordem de Serviço para a execução de obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial de vias urbanas da cidade de Uruará, sudoeste do estado. 
A assinatura que ocorreu juntamente com o prefeito da cidade foi realizada durante mais um dia de programação da “Caravana por Todo o Pará”, que tem visitado toda a região do Tapajós e Xingu, visitante dezenas de municípios e inaugurando obras inéditas por onde passa.

No momento da assinatura Helder Barbalho reconheceu que o município de Uruará precisa muito da presença do governo estadual para garantir obras de infraestrutura, saneamento e outras tantas necessárias para garantir o crescimento da cidade.
O governador ainda anunciou investimentos para a PA-370, que liga Uruará ao município de Santarém. Segundo ele, quando a pavimentação for concretizada, “será a maior obra de integração do Pará, ajudando a escoar toda a produção da Calha Norte e de Santarém para o resto do Brasil”.
O prefeito Gilsinho Brandão disse que não tinha palavras para agradecer ao Governador Hélder Barbalho pelos Convênios assinados com o Município de Uruará.
Foram 20 Km de Asfalto e Drenagem,150 mil Litros de Óleo Diesel,420 mil reais para pagamento hora/máquina de estradas vicinais!
O prefeito também agradeceu ao Deputado Eraldo Pimenta(MDB) pelo apoio constante, à Câmara de Vereadores e em especial à População de Uruará por continuar acreditando em seu Projeto de Desenvolvimento para o Município.

 Blog do Xarope com informações Agência Pará

Deputado tacha prefeito de Itaituba de bandido e narcotraficante; a fala bomba nas redes sociais

Caiu como uma bomba nas redes sociais, a fala em plenário do deputado Edmilson, do Psol-PA. O
Parlamentar falou do avião com drogas apreendido na fazenda do prefeito, “Um bandido, o prefeito, tem que ir pra cadeia.” disse o deputado Edmilson, do Psol-PA
A apreensão de um avião com quase 600 kg de cocaína, em uma das fazendas do prefeito de Itaituba Valmir Climaco, gerou uma enorme repercussão que foi além das fronteiras da cidade e do estado, sendo notícia em grande jornais do País e até motivou discurso de quase um minuto na câmara dos deputados, durante votação da reforma da previdência.
Sites como G1 (da Globo), Folha de São Paulo, Metrópolis, O Antagonista, Revista Forúm, noticiaram o caso nacionalmente. Além disso, a notícia também foi destaque em praticamente todos os grandes sites e blogs do Pará.
Edmilson Rodrigues usou o plenário da câmara dos deputados para também falar sobre o assunto, em discurso que durou aproximadamente 45 segundos.
“Um grileiro de terra, narcotraficante (…) um bandido, o prefeito, tem que ir pra cadeia e tem que pagar pelo crime contra o estado brasileiro.” disse o deputado em parte de seu discurso.
Valmir Climaco saído da sede da Polícia Federal em Itaituba

Morre em confronto com a PC assaltante que executou PM Rutemberg em Ourilândia

Em Tucumã, a Polícia Civil matou, durante confronto, Pablo Ferreira Laranjeira, envolvido na execução do soldado Rutemberg Ávila da Silva. Por meio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Pablo foi localizado na última casa do no setor Lago das Rosas. Na companhia dele estava Jorleni de Araújo Silva Félix da Mata, 18 anos, que foi presa. O policial militar foi assassinado em 31 de maio passado, no centro de Ourilândia do Norte, tentando evitar um assalto.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Avião de pequeno porte desaparece misteriosamente após decolar da pista do Girassol em Itaituba

Apenas o piloto estava no avião que transportava carga para um garimpo na tarde de terça-feira (9).
Um avião de pequeno porte desapareceu misteriosamente após decolar da pista Girassol, na altura do km 235, em Itaituba. Conforme informações apuradas, no avião, que levava uma carga para o garimpo de São Bento, estava somente o piloto, identificado como Martinho.
Ainda de acordo com informações, o piloto da aeronave, natural de Goiânia, é muito experiente na aviação de garimpo na região. O último voo, com a carga à caminho do garimpo, deveria levar apenas 15 minutos.
Blog do Xarope via Portal Giro

terça-feira, 9 de julho de 2019

Polícia Federal faz devassa na casa de Valmir Clímaco e pede a prisão preventiva do prefeito itaitubense

PF fez uma devassa na cada do prefeito Valmir Clímaco de Itaituba
A Polícia Federal pediu a justiça federal a decretação da prisão preventiva do prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar, dono da fazenda onde a polícia apreendeu, no domingo, 7, dois aviões com 583 quilos de cocaína e aproximadamente 200 gramas de skunk. Suspeita-se que a droga tenha vindo da Bolívia. Dois homens foram presos e três conseguiram fugir. Além da grande quantidade de entorpecente, ainda foram apreendidos um avião monomotor, um avião bimotor, uma caminhonete, uma pistola calibre 9 mm, dois fuzis AR 15 calibre 556, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil e rádios de comunicação. 
Mesmo com olhar desconfiado Helder Barbalho foi a Itaituba

Depois da apreensão da droga, os policiais federais fizeram uma devassa na residência do prefeito, onde foram apreendidos armas, celulares, dinheiro e computadores. A caminhonete apreendida na operação está no nome de um segurança de Climaco, identificado como Júnior. 
Na manhã desta terça-feira, o governador do Pará, Helder Barbalho, desembarcou no município para uma visita oficial. Helder abreviou a visita em 2 horas e cancelou alguns compromissos na cidade. O prefeito de Itaituba é correligionário de Helder. 

Só 8 municípios do Pará têm fôlego financeiro para andar com as próprias pernas


Município de Aveiro entre os 8 mais pobre do Estado do Pará.
Nem potências da mineração e da agropecuária têm suficiência financeira para sobreviver caso União, maior fonte pagadora, entre em colapso. Potencial de arrecadação própria é baixíssimo.
Em meio à discussão de criação de novos municípios, que volta e meia rouba a cena no Pará, o Blog do Zé Dudu fez um levantamento inédito com dados informados no 2º bimestre deste ano por 107 prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para checar o tamanho da dependência dos municípios às transferências de terceiros, como a União, madrinha maior da esmagadora maioria dos municípios brasileiros. Aqui no estado, a situação é crítica.

Das 107 prefeituras que entregaram balanço orçamentário referente ao período consolidado encerrado em abril deste ano, por meio do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Blog detectou que apenas oito conseguiriam sobreviver a trancos e barrancos sem que viessem de fora pelo menos 80% do que atualmente arrecadam.

Do total de municípios com informações declaradas, 74 (69%) sobrevivem com mais de R$ 9 de cada R$ 10 vindos de transferências como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). É o grupo financeiramente mais vulnerável à falência e que possui nomes de peso na produção de riquezas do estado, como Abaetetuba, Cametá, Bragança, São Félix do Xingu, Tucuruí, Tailândia e Breves, todos estes com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pobreza e penúria extremas
A situação é extremamente grave num conjunto de municípios que, não por acaso, estavam entre os piores do país no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 2010. Às vésperas da realização de um novo recenseamento demográfico, do qual serão extraídos os indicadores que vão compor o IDHM 2020, parece que nada mudou — aliás, até piorou, do ponto de vista fiscal — para Gurupá, Tracuateua, Aveiro, Inhangapi, São João de Pirabas, Melgaço, Porto de Moz e Chaves.
Do ponto de vista financeiro, esses oito municípios praticamente não existiriam não fossem Estado e União mantê-los. Em todos eles, mais de 98% do que entra nos cofres das respectivas prefeituras vêm de fora. A situação beira o abismo em Gurupá, onde 99,55% dos R$ 28,28 milhões arrecadados de janeiro a abril deste ano são oriundos de transferências.
Gurupá é, por causa disso e de muito mais, campeão no estado em afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no tocante à despesa com pessoal. Nos quatro primeiros meses de 2019, o município usou 83,93% da receita líquida no pagamento do funcionalismo, muito acima do que preconiza a lei (54% o limite máximo). A situação do município já havia sido alvo de reportagem aqui no Blog do Zé Dudu no final de maio (veja).
Tracuateua também enfrenta drama parecido. Além de ser um dos campeões em estourar a lei com folha de pagamento, o município recebe de fora 99,06% do que arrecada. A situação é delicadíssima e não há sequer opção de como mudar.
Largados à própria sorte pelo Estado e pela União, que financeiramente os sustentam, esses municípios não conseguem se tornar dinâmicos em áreas como agropecuária e turismo, as mais próximas de suas realidades. Em contraponto a prefeituras falidas, a pobreza prospera, de maneira que eles já concentram percentuais de pessoas de baixa renda mais que suficientes para colocá-los nas últimas posições do IDHM.
Os ricos também choram
Mas a dependência financeira não é exclusividade dos municípios mais pobres, ocultos nos rincões do Pará. Mesmo os lugares considerados abastados, como Parauapebas e Canaã dos Carajás, também seriam desmontados caso a União extinguisse, por exemplo, o pagamento dos royalties de mineração, que é ela mesma quem faz, por meio do recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) — recurso volátil que, embora possa findar-se com o esgotamento da atividade mineradora, acabou por criar dependência de quase todos os municípios paraenses com indústria extrativa em funcionamento.
Atualmente, as prefeituras de Parauapebas e Canaã faturam rios de dinheiro com royalties, mas sem dúvida ambas fechariam as portas caso o recurso acabasse. Seriam choro e ranger de dentes não só para a administração, mas também, e sobretudo, para a população que, em tese, é a beneficiária dos royalties em forma de serviços públicos.
Em Parauapebas, por exemplo, a dependência de recursos que passam pelas mãos dos governos estadual e federal chega a 86,55%. Dos R$ 437,62 milhões arrecadados no primeiro quadrimestre deste ano, R$ 378,75 milhões vieram de fora do município. Mesmo os royalties, aparentemente gerados no e pelo município, passam pelo crivo da União, que é quem faz a partilha após receber pagamento da mineradora Vale.
Matematicamente, a arrecadação própria do município, em um ano, mal daria para quitar um terço da folha de pagamento, estimada em R$ 502,9 milhões. Hoje, sem royalties de mineração e com uma cota “normal” do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Parauapebas arrecadaria praticamente o mesmo — ou um pouco menos — que Castanhal: cerca de R$ 400 milhões por ano.
Em situação de normalidade financeira, a conta não fecha: como um município que tem arrecadação potencial de R$ 400 milhões (como Parauapebas, sem contar royalties e outras pirotecnias) ostenta uma folha de pagamento de R$ 500 milhões? Em situação de colapso financeiro, até servidores concursados da capital do minério terão de ser fatalmente demitidos, uma vez que a situação atual, de conforto fiscal, não é duradoura tampouco se sustentará nos próximos anos. Para piorar, não há medidas socioeconômicas em Parauapebas que tentem minimizar os riscos de, no futuro, ficar sem o dinheiro que a prefeitura esbanja nos dias atuais.
Resultado de imagem para cidade de Santarem
Santarém faz parte de nomes importantes do Pará
Do grupo com entre 80% e 90% de dependência, além de Parauapebas e Canaã dos Carajás (83,57%), fazem parte nomes importantes como Santarém (80,92%, o menos dependente do grupo), Marituba (89,61%), Itaituba (82,86%), Redenção (82,71%) e Oriximiná (89,69%, o mais dependente do grupo)

Empresário é denunciado pela morte de mulher no centro de Paragominas

Marleide Franco Barbalho foi assassinada em Paragominas no Pará. — Foto: Reprodução MPPA pede processo e condenação pelos crimes de homicídio qualificado, porte ilegal de arma e "embriaguez ao volante".
O empresário Thiago Nunes Dias foi denunciado pela Vara Criminal da Comarca de Paragominas, sudeste do estado, do Ministério Público do Pará (MPPA) pela morte de Marleide Franco Barbalho.
A vítima foi assassinada com dois tiros no centro comercial da cidade, quando iria fazer exames no último dia 22 de junho. 
Segundo o MPPA, as informações do caso não indicam qualquer relacionamento entre o denunciado e a vítima. Thiago, de acordo com a denúncia, portava ilegalmente arma de fogo e dirigia um carro embriagado e sob efeito de cocaína.
A promotoria pede processo e condenação pelos crimes de homicídio qualificado, porte ilegal de arma e "embriaguez ao volante".
À Polícia, Thiago disse que adquiriu a arma usada no crime há cerca de dois anos em Imperatriz, no Maranhão. Imagens de câmeras de segurança foram analisadas pela Polícia. O vídeo mostra Thiago exibindo a arma em um estabelecimento comercial.
Após o crime, o acusado saiu do local dirigindo pela contramão em uma avenida, segundo as investigações. Ele foi encontrado na cidade de Aurora do Pará e foi preso pela Polícia.
Segundo a Polícia, Thiago estava sendo levado à comarca de Mãe do Rio pelo pai. Com eles, foram encontrados mais de R$2 mil, celular, documentos e outros objetos.
O MPPA informou que Thiago é dono de uma lanchonete localizada em frente à ótica onde a vítima iria fazer exames. Diversas testemunhas presenciaram o crime e reconheceram o acusado. Oito testemunhas foram convocadas durante o inquérito.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Prefeito de Aveiro é denunciado por crime tribuário; dano ao Pará chega a R$ 2,5 milhões


Resultado de imagem para prefeito vilson gonçalvesVílson Gonçalves além de prefeito também é empresario do ramo madeireiro
Um processo milionário por crime contra ordem tributária contra o empresário (e prefeito) Vilson Gonçalves (MDB), de Aveiro, oeste do Pará, começou a dar os primeiros passos na 13ª Vara Criminal de Belém, semana passada (dia 3).
Motivo: Vilson deixou de recolher ICMS de mercadoria para exportação isenta desse tipo de imposto, mas sem que tenha conseguido comprovar para Sefa a saída da mercadoria para o exterior.
O caso envolve uma das empresas do prefeito, a V. Gonçalves Madeira EPP, que em 2010 teria causado prejuízos ao danos ao Pará na ordem de quase R$ 2,5 milhões, cálculo atualizado em janeiro do ano passado.
A denúncia foi ajuizada pela Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Ordem Tributária..
Blog do Xarope com informações de Jeso carneiro

Policia Federal apreende mais de meia tonelada de droga dentro de avião que posou em fazenda que pertence ao prefeito de Itaituba Valmir Clímaco

A PF recebeu informações sobre um esquema de pousos e decolagens diárias de aeronaves de pequeno porte em uma propriedade rural localizada ao sul do município de Itaituba, próximo ao km 43 da rodovia Transamazônica.
A Fazenda é de propriedade do prefeito Valmir Climaco do MDB. O prefeito ficou de prestar  depoimento na tarde desta segunda-feira(8). Conforme a imprensa local, Climaco afirma que os traficantes estavam utilizando o local sem sua autorização.
Em verificação junto à Força Aérea Brasileira (FAB), foi constatado que não havia registro ou autorização para voos na região e que se tratava de algo ilícito. Então, equipes de policiais foram até o local fazer vigilância e flagraram o pouso da aeronave, bem como o descarregamento de embalagens semelhantes as utilizadas para o transporte de drogas.
Apreensão da Polícia Federal aconteceu no domingo (7). Ao todo foram 583 quilos de cocaína e aproximadamente 200 gramas de skunk, também conhecida como “supermaconha”. A suspeita é que a droga tenha origem boliviana.
No flagrante, dois homens foram presos e três suspeitos conseguiram fugir. Além da grande quantidade de entorpecente, ainda foram apreendidos dois fuzis AR 15 calibre 556, uma pistola calibre 9 mm, carregadores e munições, mira holográfica e luneta de precisão para uso em fuzil, rádios de comunicação, telefone, além de um avião monomotor, um bimotor e uma caminhonete.
Segundo a Polícia Federal, as investigações terão continuidade para identificar os demais envolvidos na prática criminosa, além da origem da droga.
Blog do Xarope com informações do G1 Pará

Avião de Afabio Borges é apreendido com 450 kg de cocaína em Roraima


A droga estava em um monomotor que foi interceptado e fez um pouso forçado na rodovia BR-174, em Iracema, no Sul do estado
Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma apreensão recorde de 450 kg de cocaína em Roraima. A droga estava em um monomotor que foi interceptado e fez um pouso forçado na rodovia BR-174, em Iracema, no Sul do estado. O piloto e um ocupante foram presos.
A aeronave, um Sessna Aircraft prefixo PT-JSN, está em nome do empresário itaitubense Afabio Freitas Borges.
Em contato com o empresário, fomos informados de que a aeronave foi roubada há mais de 20 anos, após ser negociada com um piloto em Julho de 1996.
“Eu fiz a negociação com esse piloto, ele me deu uma entrada, mas três meses depois ele desapareceu após fazer um frete obscuro e nunca mais foi visto, acredito que ele tenha morrido. Como precaução, eu tomei algumas atitudes, documento, dei baixa na matrícula do avião.” disse o empresário.
Anos após todo o transtorno, o empresário afirma que começou a receber multas do avião por voos feitos no sul do país. “Eu passei a receber multas do avião, recorri na ANAC, formalizei documentos e fiz os procedimentos, na época.” disse.
Agora com a apreensão da aeronave que, segundo Afabio, pode custar em torno de 800 mil reais, ele afirma que irá lutar para tê-la de volta, uma vez que estaria comprovado que o avião havia sido roubado.
A apreensão aconteceu por volta das 9h20 (10h20h de Brasília). O piloto e ocupante tentaram fugir em uma moto roubada, mas acabaram sendo pegos. O entorpecente estava distribuído em pacotes que ocupavam boa parte do interior da aeronave. O tráfego na rodovia chegou a ficar interrompido.
No Brasil, o valor estimado da carga de cocaína ultrapassa os R$ 9 milhões, mas ele pode ser ainda maior no exterior. Para comparação, os 39kg da droga apreendidos com um militar da aeronáutica brasileira na Espanha no mês passado foram avaliados em R$ 5,8 milhões no país.
Em nota, a FAB informou que a aeronave civil de matrícula PT-JSN foi interceptada por dois caças e fez o pouso não autorizado na rodovia.
Em depoimento, o piloto disse que droga foi pega no lado brasileiro da fronteira do Brasil com a Venezuela, mas não quis informar o seu destino. A droga, maior quantidade já apreendida no estado, também foi encaminhada para a PF, onde passará por perícia.
Os dois presos não tiveram as identidades divulgadas. Eles foram encaminhados à superintendência da PF em Boa Vista e devem seguir para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. O monomotor foi apreendido.

Prefeito de Rurópolis Taká Padilha convida população para prestigiar vinda de Helder BarbalhoTaká

Taká receberá o governador do Estado Helder Barbalho em Rurópolis
O prefeito Joselino TAKÁ Padilha, convida a população em geral, para participarem do inicio das obras de 15 km de asfalto que será colocado na área urbana. Vale ressaltar, que estará presente o Governador do Estado, Helder Barbalho, Senador Jáder barbalho, Deputado Federal José Priante, Deputado Estadual Hilton Aguiar e demais autoridades. 
O evento acontecerá na quarta-feira, dia 10 do corrente mês, com o início previsto para as 08h00min, na Avenida Haroldo Veloso, ao lado da Escola Eurico Vale. Doze municípios das regiões do Tapajós e Xingu serão beneficiados com um investimento no valor de R$ 227.812.596,98 em obras de asfaltamento. RURÓPOLIS é uma das cidades que deve receber pavimentação iniciando na Avenida Haroldo Veloso. As melhorias nos municípios fazem parte do programa do governo do Estado, “Governo por Todo o Pará”, que visitará as regiões entre os dias 9 e 11 de julho. No total, 15 municípios serão visitados pelo governador Helder Barbalho e uma comitiva composta por secretários, deputados e prefeitos.

Jovem é encontrado morto às margens da PA-255; causa da morte é investigada

Jhonatas Araújo da Silva apresentava um corte profundo na cabeça. A suspeita é de tenha sido vítima de acidente.
Corpo de Jhonatas Araújo da Silva foi encontrado próximo à motocicleta que ele pilotava — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Corpo de Jhonatas Araújo da Silva foi encontrado próximo à motocicleta que ele pilotava — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O corpo de um jovem foi encontrado no meio do mato, às margens da rodovia PA-255, em Monte Alegre, oeste do Pará, no início da manhã desta segunda-feira (8), próximo à motocicleta que ele pilotava. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de acidente. Há marcas de pneu da motocicleta no meio-fio. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Jhonatas Araújo da Silva, conhecido como Didi, era morador da comunidade das Pedras. Ele estava de bruços, sem capacete e com um corte profundo na parte de trás da cabeça.
Com a ajuda da Defesa Civil e de populares, o corpo foi removido do local que fica às proximidades a uma rua que dá acesso ao bairro Surubeju e da antiga usina termelétrica da Guascor.
*Colaborou Arney Barreto, de Monte Alegre