segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Fake News: Governo do Pará desmente conteúdo falso sobre novo lockdown no Estado


Mensagem falsa tem circulado nas redes sociais nos últimos dias, apontando supostas medidas restritivas do Governo do Pará para combater o novo coronavírus.
Ainformação de que o Estado do Pará entrará em um novo lockdown nos próximos dias como parte de uma medida de combate à pandemia da Covid-19 não procede. O esclarecimento foi feito pelo Governo do Pará, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na noite deste domingo (13).
"A PGE reforça que o Estado tem sinalizado, por meio do sistema de bandeiramento, as taxas de ocupação de leitos e de contaminação pela Covid-19 em cada uma das regiões paraenses, e que todas as orientações referentes à prevenção contra a doença estão indicadas no Decreto Estadual 800/2020, ainda em vigor", diz em nota.
"Além disso, informa que está a cargo das prefeituras a determinação sobre restrições sanitárias e de circulação no âmbito de seus territórios", enfatiza. O Governador do Pará, Helder Barbalho, também alertou a população sobre o conteúdo falso:
Publicação do Instagram compartilhada por @helderbarbalhoNo anexo único disponível no Diário Oficial do Estado da mesma data, são impostas restrições de horários para restaurantes, barracas de praia e hotéis, proibições de festas em ambientes fechados e abertos, disponibilização de música ambiente, entre outros.

Já a mensagem que circula nas redes sociais trata do item 4, “Eventos e áreas de uso comum”, que estabelece a suspensão no referido período de eventos sociais e corporativos, bem como a limitação de capacidade máxima.

FESTA DE ANO NOVO CANCELADO

É importante lembrar, entretanto, que Belém e outras três cidades paraenses (Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas) anunciaram, na última semana, o cancelamento da tradicional festa de fim de ano como forma de combater a pandemia da Covid-19 e impedir o aumento no número de contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.