Iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres avança pelo interior do Estado, oferecendo documentação, serviços essenciais, oportunidades de inclusão e autonomia
Após anos tentando, Maria Milene Silva, moradora de Viseu (nordeste paraense), conseguiu a emissão do documento de identidade do irmão, que é neurodivergente.
Ela é uma das mais de 15 mil mulheres paraenses atendidas até o momento na Caravana da Cidadania, realizada pela pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu).
"Fiquei muito feliz com a oportunidade, porque ele nunca teve um documento, apenas o registro de nascimento.
Já tinha tentado em outros lugares, e nunca tive uma solução.
A ação da Semu começou neste ano, e já passou por dez municípios – Santa Maria do Pará, Santa Izabel do Pará, Paragominas, Bujaru, Cametá, Barcarena, São João de Pirabas, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá e Viseu.
A secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, destaca que a Caravana busca aproximar o Estado das mulheres em seus territórios, fortalecendo o acesso aos direitos.
"Mais do que números, a Caravana reafirma nosso compromisso de chegar a todos os cantos do Pará, levando inclusão, cuidado e oportunidades, para que as mulheres possam viver com mais segurança, dignidade, independência e acesso aos seus direitos", diz a titular da Semu.
Descentralização - O principal objetivo da Caravana, de acordo com a coordenadora da Diretoria de Autonomia Econômica e Políticas Transversais da Semu, Lya Marianna Gomes, é descentralizar o acesso a serviços e políticas públicas, e garantir que moradoras das regiões mais distantes da capital, em situação de vulnerabilidade social, tenham acesso aos direitos básicos, a partir do fortalecimento da inclusão social e da igualdade de gênero.
“A ampliação da oportunidade de acesso a documentos e direitos básicos dessas mulheres, além do fortalecimento da cidadania e empoderamento, são focos da Caravana.
A iniciativa tem cumprido bem o papel de levar cidadania, documentos e direitos a quem mais precisa, corrigindo as desigualdades históricas de acesso por motivos de geografia, vulnerabilidade social e falta de infraestrutura.
Com o balanço de atendimentos fica evidente que o programa tem escala de alcance e impacto social real”, assegura Lya Gomes.
Serviços - Entre os serviços essenciais ofertados estão: 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito; 1ª e 2ª vias e alteração de CPF; emissão de Carteira de Identidade; serviços digitais, como CTPS Digital, 2ª via de CPF, regularização cadastral, 2ª via do título de eleitor, emissão da Carteira Sinpatinhas (RG de Pet), Cartão SUS e Carteira do Idoso, além de oficinas de design de sobrancelhas e unhas em gel, oficinas de corte de cabelo e palestras educativas sobre a Lei Maria da Penha.
Érica Silva aproveitou a chegada da Caravana em Barcarena para regularizar o CPF.
“Fazia bastante tempo que eu tentava e não conseguia emitir o documento.
Eu vi o anúncio dos serviços da Caravana nas redes sociais e fiz questão de participar da ação.
Essas iniciativas são muito importantes, porque ajudam as pessoas que estão tentando acessar serviços”, ressalta.
A ação integra a estratégia da Secretaria de Estado das Mulheres dentro do Programa Cidadania, Justiça e Direitos Humanos, que atua para ampliar o acesso da população, especialmente das mulheres em situação de vulnerabilidade, às políticas públicas e serviços do Governo do Pará.
Empreendedorismo - Hélvia Martins, moradora de Barcarena (Região Metropolitana de Belém), fez a oficina de unhas em gel, que faz parte dos serviços da Caravana voltados ao empreendedorismo. “Essa ação é muito interessante, porque abre as nossas mentes e portas para quem participa, além da oportunidade de tirar documentos.
É bem prático e rápido”, diz Hélvia.
Moradora da Vila Areião, em Cametá (nordeste), Karen Caldas participou da oficina de design de sobrancelhas.
“Eu já tinha feito um curso básico, e me interessei em participar dessa iniciativa para me especializar mais na área, que eu já trabalho.
Tenho um estúdio na Vila e queria aprofundar mais meus conhecimentos”, pontua.
O curso de corte de cabelo é um dos mais procurados durante a ação. Letícia Matias, moradora de Viseu, participou da iniciativa e destacou a troca de conhecimentos.
“Aprendi novas técnicas de corte de cabelo e pude aprimorar meus conhecimentos.
Adorei o curso. e quero aproveitar todo o aprendizado para aplicar no dia a dia”, conta Letícia.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.