sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Covid-19: Marabá tem 100% dos leitos de UTI ocupados; Governo do Pará atribui aumento à baixa vacinação


O número de internações por Covid-19 voltou a aumentar no mês de novembro em Marabá, região de Carajás, sudeste paraense. Todos os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital municipal estão ocupados. Na ala da enfermaria, 15 dos 16 leitos exclusivos para pacientes com a doença também estão cheios, segundo a prefeitura.
Na última semana, o município confirmou mais de 100 casos da doença e o consequente aumento de ocupação hospitalar. O Hospital é a única unidade de Marabá a receber pacientes com sintomas moderados e graves de Covid-19 do município e também de outras cidades.

Em uma rede social, o governador do Pará , Helder Barbalho (Mdb), atribuiu o aumento da incidência de casos à baixa cobertura de vacina.

"Relação direta entre cidades que menos vacinaram e aumento de casos de coronavírus. Não é possível que por falta de se vacinar, tenhamos o risco de voltar a viver o que vivemos", afirmou .


Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas que já deveriam ter recebido a primeira dose ainda não foram se vacinar. Há ainda um milhão com a segunda dose atrasada.

A Prefeitura de Marabá disse que um dos fatores que traz preocupação é a taxa de imunização da população nos municípios vizinhos, pois o déficit pode causar sobrecarga no sistema de saúde da cidade.

Já a Sespa, informou que "está estimulando os municípios a realizarem campanhas de busca ativa de faltosos".

Em suas redes, o governador reforçou o pedido: "Procure o posto de saúde da sua cidade e se vacine para que não tenhamos que ver novamente o filme de horrores que vimos durante os meses que passaram".

O Pará tem 8 milhões de habitantes. Até o momento, 5,2 milhões receberam a primeira dose, 3,4 milhões a segunda e 257 mil receberam a dose de reforço contra o coronavírus.

Em julho deste ano, o Hospital Regional do Sudeste do Pará, que também recebia pacientes de Covid-19, encerrou o atendimento da ala exclusiva para Covid-19.

Marabá contabiliza 20,2 mil pessoas diagnosticadas com Covid e 456 mortes. Até o início da noite de quinta-feira (25), segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), são 605.797 pessoas diagnosticadas com a doença desde março de 2020 e 16.864 mortes.

Em todo estado, a ocupação de leitos específicos para a Covid-19 está em 45% em enfermaria e 56% em UTIs.

com informações G1PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.