sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Bebê que recebeu vacina anticovid por engano fará novos exames na próxima semana



Na próxima semana, a bebê de seis meses que foi vacinada com um frasco inteiro de vacina anticovid por engano passará por novos exames médicos. A criança é monitorada após receber o equivalente a seis doses da vacina da Pfizer contra a doença. Segundo a mãe da criança, "Eles (os médicos) não sabem ainda por quanto tempo que vai ter que estar monitorando ela. Acreditam que vai ser um longo prazo aí, mas só de saber que ela está reagindo bem, pelo fato de não ter tido nenhum sintoma", diz.

A mãe da bebê, que é técnica de enfermagem, relata que os últimos exames da bebê apresentavam alteração na parte de coagulação e por esta razão deve seguir sob acompanhamento: "A gente pergunta: 'doutora, quais riscos' e a médica nos diz 'estamos avaliando'. Então, vai avaliar sinais e sintomas que ela apresentar. Como, graças a Deus, não está apresentando nada de sinais nem sintomas, vão monitorar com a parte sanguínea, que nos últimos exames estava dando alteração", conta a mãe.

Entenda

No dia 17 de janeiro, a mãe foi em um posto médico para que a bebê recebesse a vacina pentavalente, que previne doenças como coqueluche, meningite, tétano e hepatite. No entanto, a profissional de saúde, que é amiga da mãe da criança, errou a vacina e acabou aplicando dose de Pfizer.

A mãe buscou atendimento no próprio posto de saúde quando percebeu o erro, o que para especialistas, foi fundamental para que garantir um monitoramento eficiente "A hora que ela me falou o que tinha acontecido, a cabeça vai a mil. Você fica sem chão. A primeira coisa que vem na cabeça é 'minha filha vai morrer'. Mas, graças a Deus, na hora que veio esse pensamento eu já pensei 'não, infelizmente aconteceu, então vamos ver o que a gente tem que fazer a partir de agora para intervir, para que ela não apresente nada e não fique com sequela nenhuma.", diz a mãe da bebê.

Inicialmente, a menina passou três dias internada e em observação, mas foi liberada para voltar para casa, mas dez dias após a vacinação a família permanece preocupada, mesmo sem sintomas: "A gente sente um alívio por esses dez dias ela não ter apresentado nada, mas fica ainda bem inseguro, porque os médicos ainda não dão certeza de nada" e complementa sobre a rotina de cuidados:0743 "Todos os dias tem uma equipe que vem ver ela, pediatra, enfermeiros, alguém está sempre avaliando ela. No HC, ela vai ter consultas constantes também. Hoje (quinta-feira, 27) ela foi em consulta, foi coletado sangue para verem a resposta imunológica dela, como que está. Semana que vem, vai coletar novos exames, que seriam os exames que estavam dando alteração."

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.