quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Professora Glória: “Fui vítima de perseguição política”

Glória Maria foi destituída do cargo de diretora de 5ª URE de Santarém 

Professora Glória Maria

Professora Glória MariaA interferência política traduz a atual realidade da educação em Santarém, onde no início do segundo semestre deste ano, várias denúncias de problemas de estrutura em escolas públicas vieram à tona a nível regional e nacional. Diante dos fatos, no início desta semana aconteceu a troca de direção da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), em Santarém, depois de publicada uma entrevista com a professora Glória Maria Costa, na edição da última sexta-feira, 04, no Jornal “O Impacto”.
Durante a entrevista, professora Glória falou das divergências existentes junto à vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia. Após a publicação da entrevista, a educadora foi deposta do cargo da direção da 5ª Unidade Regional de Educação (URE).
Fontes informaram que o motivo da demissão da professora Glória da direção da 5ª URE teria sido retaliação por parte do grupo político da vice-prefeita de Santarém, após a educadora tecer duras críticas direcionadas a Maria José Maia, irmã do deputado federal Lira Maia. As divergências entre a então diretora da 5ª URE e a vice-prefeita Maria José teriam sido presenciadas por alguns funcionários públicos.

FOTO DO EMPRESÁRIO CHAPADINHA JUNTO COM JADER BARBALHO DEIXA JATENE DE BARBA DE MOLHO

Por Elias Junior
Uma foto do empresário Chapadinha com senador Jader Barbalho no aeroporto de Belém, está dando oque falar entre políticos da região. Uma pergunta ficou na cabeça de políticos e amigos do empresário que é considerado a "Bola da Vez" na politica santarena. 
Vale ressaltar que Chapadinha se filiou recentemente no (PSD), partido que faz parte da base aliada de Simão Jatene, uma pergunta que estava martelando a cabeça de pessoas ligadas ao empresário, Chapadinha estaria pensando já em apoiar Helder Barbalho nas próximas eleições ? 
Ainda pouco procuramos o empresário para que ele se pronunciasse sobre a tal foto com Jader Barbalho, em resposta ele disse " Essa foto nos nos encontramos no aeroporto da cidade de Belém depois de um retorno na cidade de Macapá, onde passei três dias na cidade, na chegada no aeroporto nos cumprimentamos e tiramos uma foto, nada demais". Disse o empresário. Que fez questão de acrescentar que a foto não significa nada sobre a questão partidária e sim uma amizade que foi construída por ambos.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

"A GRATIDÃO NÃO TEM PREÇO". DEPUTADO DUDIMAR CRITICA GOVERNO DE JATENE

"A GRATIDÃO não tem preço", é o que vem ocorrendo. O governador, naquele primeiro momento, negociou com os deputados Nilson Pinto e Zenaldo Coutinho e depois nomeou André Dias para o TCE para colocar na Câmara Federal o deputado Dudimar Paxiuba. 
A GRATIDÃO não tem preço. Assim me disse um político ligado ao Governo de Simão Jatene, analisando a entrevista do Deputado Dudimar Paxiuba no Programa Circuito Aberto, quando fez varias criticas ao Governador do Pará. O deputado, que até uma semana atrás pertencia a fileira dos tucanos, resolveu pular de galho, indo se filiar no PROS. Na sua entrevista ele, sempre falando no singular “EU”, justificou que sua saída do PSDB, foi por causa da maneira como o Governador Simão Jatene vem tratando Itaituba e a região, de forma esquecida.
O parlamentar, que obteve pouco mais de 20 mil votos nas eleições de 2010, revelou que logo que assumiu o mandato o governador sempre recebia os parlamentares, inclusive afirmou que em todas as suas audiências com Jatene, sempre apresentava as demandas de Itaituba e dos municípios da região, mas que até hoje o governador não as atendeu e este é um dos motivos de sua saída do PSDB.
“Disse que quando se filiou no PSDB foi para somar e isto fez em Itaituba. Deu como exemplo a indicação do vice-prefeito, Raimundo Santos Pimentel, o Dico da prefeita Eliene, que foi sua indicação. Seu apoio a Eliene, segundo o parlamentar, fez com que ele ficasse mais desgastado com o governador, que não veio a Itaituba apoiar à candidata a prefeita. Afirmou que fez o PSDB crescer em Itaituba, mas ao mesmo tempo criticou o partido de ser” partido de fofocas”. Com relação ao Governo do Estado acrescentou que o Jatene não fez nada por Itaituba no seu primeiro mandato e agora neste novo mandato também não está fazendo nada. Criticou como exemplo o sistema de abastecimento de água que começou a ser construído em Itaituba e que as obras estão comprometidas e até hoje o governo do Estado não dá uma solução.
COMENTÁRIO NOSSO (http://www.blogdopeninha.com.br/). É verdade que o Governo do Estado tem tratado com discriminação a região, mas exatamente porque nossos representantes são omissos ou coniventes. Neste caso, o deputado federal Dudimar Paxiuba está incluído, pois quando fazia parte da bancada do PSDB não criticava o governo do Estado. Não falou sobre a violência. Não denunciou o abandono da obra da COSANPA assim como também  nunca criticou o governador do Estado por qualquer motivo, mas Indicou vários nomes para cargos públicos, como seu irmão João Paxiuba para o Detran de Itaituba, que após sua demissão, foi a gota d’água para o descontentamento do parlamentar federal com o governador. Também indicou Pessoas para ocupar cargos de agentes prisionais e professores etc. Com mandato e ligado ao PSDB do Governo do Estado, que diga de passagem, quando entrou no PSDB criou dissidência no partido em Itaituba, o parlamentar foi omisso e conivente com muitas questões da região em defender nossos interesses. 

PREFEITO ERIVANDO AMARAL ENTREGA DOCUMENTO QUE FORMALIZA DOAÇÃO DE TERRENO PARA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ



Por Ediene Tabosa:
Prefeito Erivando Amaral, formalizada nesta quinta-feira, 3, durante reunião na sede do TJPA a  doação de um terreno pela prefeitura de Vitória do Xingu ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará foi. No terreno será construído prédio do Fórum da Comarca do município. A juíza auxiliar da presidência do TJPA, Katia Parente, e o secretário de administração do Tribunal, Igor Abdon, que representaram a presidente do T
ribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães, receberam o prefeito de Vitória do Xingu, Erivando Amaral, e comitiva.  A previsão é que a comarca de Vitória do Xingu inicie suas atividades, ainda que em prédio provisório, neste segundo semestre.Com a doação do terreno, o TJPA ficará responsável pela construções do prédio. "O projeto básico das instalações já está pronto. O terreno está muito bem localizado na avenida principal do município e terá estrutura para receber duas varas. Ou seja, foi um terreno escolhido para atender os padrões mínimos exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça e o nosso núcleo de engenheiros", ressaltou Igor Abdon. "Estamos felizes com o resultado, pois a população do município ganhará muitos serviços com a criação do Fórum", afirmou o prefeito de Vitória do Xingu, Erivando Amaral. No dia 23 de setembro foi publicada no Diário Oficial do Estado a lei de criação da Vara Única da Comarca de Vitória do Xingu. Integrada à 11ª Região Judiciária, a nova unidade do Judiciário paraense cria ainda cargos para um juiz de direito, três analistas judiciários, dois oficiais de justiça avaliadores, dois auxiliares judiciários e um atendente judiciário, que serão preenchidos por concurso público. Segundo a Lei nº 7.734, que cria a Vara Única de Vitória do Xingu, a instalação da unidade e o provimento dos cargos obedecerão ao cronograma de prioridades do TJPA.

Copa do Brasil Sub-20; Remo perde para Flamengo, mais garante classificação dentro do Rio de Janeiro, e avança no campeonato

Por Ivaldo Fonseca: Foi no sufoco, mas os garotos do Clube do Remo conseguiram segurar o Flamengo no Estádio Moacyrzão, em Macaé, e avançaram para a próxima fase da Copa do Brasil Sub-20. Com um jogador a mais desde o primeiro tempo – o lateral-esquerdo azulino Alex Ruan foi expulso após entrada forte de carrinho –, o Fla teve dificuldades de penetrar em um Remo retrancado, mas venceu por 2 a 0 nesta terça-feira, dia 8.O resultado, porém, não foi o suficiente para garantir a classificação por conta do placar agregado, já que no jogo de ida, em Belém, os remistas venceram por 3 a 0. Agora o Remo vai pegar na próxima fase o vencedor do confronto entre Criciúma e Cruzeiro. No primeiro jogo o Criciúma venceu por 1 a 0. 
Flamengo 2 x 0 Remo
Local:Moacyrzão (Macaé)
Árbitro:Daniel de sousa Macedo (RJ)
Flamengo 1 x 0 Eduardo 43 1ºt
Flamengo 2 x 0 Igor Sartori 15 2ºt
Renda:R$ 650,00
Público: 198
CV: Alex Juan do Remo

terça-feira, 8 de outubro de 2013

UFPA E AMUT FIRMAM PARCERIA PARA REGULARIZAR MORADIAS URBANAS NO POLO DA TRANSAMAZÔNICA


Construir uma parceria entre o Ministério das Cidades, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e as prefeituras dos municípios de Uruará, Trairão, Mojuí dos Campos, Aveiro, Placas, Rurópolis e Novo Progresso para debater a regularização fundiária, formular um plano de trabalho para titular os lotes e as moradias das famílias residentes nestas cidades ao longo das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá e assinar um termo de aceite de concordância do trabalho entre as instituições.  Este é o objetivo da reunião que ocorrerá no próximo dia 9 de outubro, quarta-feira, no Hotel Presidente Médici,  localizado na Rua do Bosque, S/N, no município de Rurópolis, a partir das   9 horas, conforme informações de Marlene Alvino, presidente a Comissão de Regularização Fundiária da UFPA.A  presidente explica que os primeiros diálogos entre a UFPA e o presidente da Associação dos Municípios da Transamazônica (AMUT), Everton Banha (foto), ocorreram ao longo deste ano e agora se consolidou a primeira reunião que fará, ainda,  um levantamento de dados sobre a realidade socioeconômica dos municípios, a acessibilidade e a infraestrutura operacional para o deslocamento das equipes entre as cidades, além da contrapartida de cada prefeitura no suporte  logístico e de pessoal.A reunião debaterá, também,  uma estratégia e uma metodologia a serem aplicadas no futuro plano de trabalho  da regularização nestes dois corredores de desenvolvimento da Região Norte.

Traficantes presos em Almerim com cerca de 16 quilos já estão em Santarém

Por Elias Junior
Nossa reportagem acompanhou ainda pouco a chegada dos Três traficantes que foram presos na cidade de Almeirim  em uma operação policial denominada de 'Rosa de Jericó'.
Os três  traficantes e mais dois detentos que vieram transferidos para a cadeia publica de Cucurunã, chegaram na 16ª Seccional de Policia Civil acompanhados de 04 Agentes da Policia Federal e do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) de Santarém comandados pelo Delegado Silvio Birro.
Os detentos são José Augusto de Sousa Moura, vulgo 'Augusto', 42 anos, José Edgar Campos de Almeida, vulgo 'Zeca', 53 anos, Edgar Marques de Almeida Neto, vulgo 'Edgar', 25 anos, que é filho do José Edgar.
Segundo o Delegado Silvio Birro Os três foram presos por volta das 02:30 horas, quando navegavam em uma embarcação pelo rio amazonas e foram surpreendidos pelos policiais já próximo da cidade de Almeirim, quando dentro da embarcação em que viajavam, foram encontrados e apreendidos 14 'tabletes' de cocaína sólida, pesando aproximadamente 16 quilos. Silvio Birro disse a nossa reportagem que a operação foi conduzida pela DRE (Delegacia de Repressão
a Entorpecentes) de Belém.

Precariedade do Cárcere de Gurupá mantém rotina de transferência de presos para a capital.

Por Dailton Palheta:
No último sábado, (5), foram transferidos para centros prisionais de Belém, mais 6 presos oriundos do cárcere da Delegacia de Gurupá. A ação rotineira acontece geralmente uma vez por mês, com os presos sendo transportados em embarcações de empresas privadas, devido à indisponibilidade de veículos adaptados para a realização da tarefa. Dentre os transferidos, estavam três acusados de tráfico de entorpecente, conhecidos por: Moisés, Solano e Ajax, sendo que existe outro acusado de participação no delito, Klarck, que continua preso na carceragem da Depol de Gurupá aguardando vaga em centro de triagem. Segundo a Polícia, os acusados Ajax e Klarck, teriam encomendado a droga através de Moisés, que após o recebimento de um determinado valor em dinheiro, encomendou o produto a um traficante de Belém. Ao tomarem conhecimento do plano de receptação, o serviço de inteligência da Polícia Civil, através do EPC - Volnei, agindo com o aval do Del. 
Marco Antônio Pitman Machado, dispondo ainda do apoio da guarnição da Polícia Militar, comandada pelo SUB-TEN – PM – Péres, aguardaram o momento ideal para a interceptação da droga e a efetivação do flagrante, fato que veio a ocorrer por volta das 2h da manhã de sexta-feira, (4). No decorrer das oitivas do inquérito policial, os envolvidos confirmaram a participação de Solano, gerente do BM – Amazon

Empresário gráfico Bolinha morre de Câncer em Belém

Darlindo Rodrigues estava com 80 anos e lutava há vários meses contra um câncer no pâncreas


Darlindo Rodrigues com seus irmãos Dagoberto e Dorivaldo
Bolinha com seus irmãos Dagoberto e Dorivaldo
Vítima de câncer no pâncreas, faleceu na madrugada desta segunda-feira (7), no Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém, o empresário santareno Darlindo de Campos Rodrigues, mais conhecido por Bolinha.
Darlindo Rodrigues era empresário do ramo gráfico e proprietário da Gráfica Bolinha. Ele estava com 80 anos de idade. Seu corpo está sendo velado na capela da Funerária Max Domini (Av. José Bonifácio) e será cremado. Posteriormente, as cinzas serão trazidas para sua terra natal – Santarém.
A notícia da morte do empresário Darlindo Rodrigues deixou triste seus familiares e amigos. Bolinha, como era chamado, teve grande participação também na área esportiva, quando o futebol de salão em Santarém teve seu apogeu e patrocinou a equipe do Bolinha, que venceu vários torneios em Santarém e região.
Darlindo Rodrigues era pai de Delmas e Deise Rodrigues.
Fonte: RG 15/O Impacto, com foto de Ércio Bemerguy

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DELEGACIA DE GURUPÁ RETRATA A PRECARIEDADE DO SISTEMA CARCERÁRIO NO GOVERNO SIMÃO JATENE


Inaugurado em 1970, o prédio da delegacia de polícia de Gurupá representou um enorme avanço no que diz respeito à segurança pública naquele momento. Nos dias de hoje, cenário é totalmente diferente, o estado em que a mesma funciona, está literalmente fora dos padrões recomendados. A DEPOL opera hoje com 3 policiais, sendo 1 delegado, 1 escrivão e 1 investigador que revezam o plantão entre si.

Atualmente, por falta de condições de trabalho, há 15 dias não está sendo realizado nenhum tipo de procedimento, por conta de um defeito na única impressora disponível. Além deste empecilho, o prédio apresenta infiltrações em vários pontos, celas sem as mínimas condições de higiene, exalando um odor insuportável, por conta da falta de água, instalações elétricas improvisadas, ausência de comunicação via rádio (com defeito), viatura operando em condições precárias, dentre outros. 
A estrutura carcerária da delegacia foi projetada para abrigar apenas 6 presos, no entanto , já chegou a receber mais de 20 pessoas de uma só vez, em condições sub-humanas, como é possível imaginar.

De acordo com informações colhidas, em 23/06/2010, o delegado titular na época, pediu ao Ministério Público providências quanto à desativação do cárcere da delegacia, por falta de condições para receber os presos.
Por sua vez, a Promotoria abriu um procedimento solicitando ao juiz da comarca de Gurupá que acolhesse o pedido, o que até o momento não aconteceu. Enquanto isso, os presos estão sendo custodiados no presídio de Breves, mas, antes da transferência, são obrigados a aguardar na delegacia.http://www.gurupa.sbcbrasil.com.br/

domingo, 6 de outubro de 2013

Sem investimentos, Oeste do Pará sofrerá apagão

Mantido até agora sob reserva pelas autoridades de Brasília, um estudo realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) traz uma péssima notícia para as populações de pelo menos oito municípios da região oeste do Pará, todos eles agora colocados sob o risco iminente de racionamento de energia elétrica. Na origem do problema está o fato de que, por negligência ou falha de planejamento, não foram feitos em tempo hábil os investimentos que deveriam reforçar o sistema elétrico que abastece de energia a região.
O reforço deveria ter sido feito antes do início das obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, e da consequente elevação do consumo ocasionada pelo empreendimento. Como isso não aconteceu, o sistema entrou em progressivo desequilíbrio e se encontra hoje gravemente desbalanceado, segundo definição dada pelos especialistas no setor, que advertem para a possibilidade de blecautes e oscilações de carga. Foi um problema assim, aliás, que ainda recentemente provocou uma pane geral nos equipamentos do Hospital Regional de Santarém.

Jatene desviou quase R$ 60 mi para Setran

Jatene desviou quase R$ 60 mi para Setran (Foto: Marcelo Lélis/Diário do Pará)O DIÁRIO obteve provas definitivas de que o governo Simão Jatene desvia deliberadamente recursos da Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM), conhecida como Taxa Mineral, para pagamento de empreiteiras e Despesas de Exercícios Anteriores (DEA´s). Consultas feitas nos dias 2 e 3 no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) através da fonte de receita da Taxa Mineral (código 03003245) mostram que a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) efetuou no atual exercício R$ 57.229.889,50 em pagamentos a quatro empreiteiras para execução de obras e serviços de construção de pontes, recuperação, restauração e pavimentação de rodovias.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Quilombolas e Índios de Oriximiná denunciam o avanço da mineração em suas terras

Mineradoras, madeireiros, sojeiros. Para onde quer que olhem, moradores de comunidades quilombolas e aldeias indígenas veem essas três ameaças cada vez mais presentes nas terras onde vivem no município de Oriximiná, oeste do Pará. Demarcação e titulação de terras estão entre as d
emandas principais dessas comunidades. Elas reclamam da má vontade do governo de Dilma Roussef em regularizar a situação, praticamente dando carta branca para que os territórios sejam invadidos. 
Índios e quilombolas vêm denunciando que os direitos constitucionais estão ameaçados pela demora na regularização de suas terras e pelo avanço da exploração minerária. Desde abril de 2013, o relatório de identificação da terra indígena Kaxuyana/Tunayana está pronto aguardando a publicação pela presidência da Funai. A mesma demora ocorre com o processo Terra Quilombola Alto Trombetas, cujo relatório de identificação está pronto e não é publicado pelo Incra.

Insatisfeito com atitudes de Jatene, deputado Federal deixa PSDB e se filia ao PROS

Dudimar Paxiuba não estava tendo reconhecimento dentro do tucano

O ninho tucano no Pará vem sofrendo baixas políticas significativas. Em Itaituba o deputado federal Dudimar Paxiuba, eleito pelo PSDB, pediu sua desfiliação na tarde de segunda-feira, dia 30/09, oficializando assim seu ingresso na sua nova sigla PROS (Partido Republicano da Ordem Social) que faz parte da base aliada da presidenta Dilma Roussef e que foi criado recentemente.
Quando o governador Simão Jatene e a alta cúpula do PSDB tomou conhecimento da decisão de Dudimar Paxiuba em sair do partido, houve um rebuliço e tentaram persuadir Dudimar Paxiuba a desistir, mas o Deputado de forma irredutível disse não a todas as investidas.

Professora Glória: “Tenho minhas divergências com vice-Prefeita”

Glória Maria fala da interferência política (Maria José) na gestão da 5ª URE
Os problemas de estrutura em algumas escolas da rede estadual em Santarém levaram alunos e professores a organizar vários manifestos no início do segundo semestre deste ano. Os motivos das manifestações seriam o travamento da liberação de recursos por parte do governador Simão Jatene (PSDB) para a reforma nas escolas estaduais de Santarém. Diante da situação, a diretora da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), Glória Maria Costa, destaca que a nova gestão já obteve grande êxito na liberação de recursos para a reforma de 12 escolas públicas no Município. Com relação ao tratamento entre a 5ª URE e a vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia, a professora Glória afirma que há divergências de pensamento, mas que trata as pessoas de forma cordial. Veja a entrevista na íntegra:

Deputado Hilton deixa PSC e se filia ao Solidariedade

Chegou a Itaituba na noite desta quinta feira, 03, o Deputado Estadual Hilton Aguiar, agora já filiado no ‘PS’ (Partido da Solidariedade) recém-criado, que tem como presidente no estado o Deputado Federal Vladimir Costa; Hilton Aguiar ficara como vice do partido no estado e presidente em Itaituba.
O Deputado foi recebido no aeroporto municipal por amigos e simpatizantes, em seguida foi realizada uma pequena reunião na casa do parlamentar, onde Hilton Aguiar explicou porque saiu do “PSC” partido do qual fez parte há vários anos, mas segundo ele sai sem magoas, mesmo tendo muitas dificuldades no partido, e já considera águas passadas tudo o que aconteceu. Hilton disse ainda que sua permanência no "PSC" já estava insustentável, por não ter apoio do presidente, inclusive o próprio partido tentou tirar seu mandado.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Copa do Brasil Sub-20: Remo vence Flamengo por 3 a 0, e Jader brilha mais uma vez

Com mais de 20 mil torcedores, o Leão do Pará não tomou conhecimento do Mengo
Na noite desta quarta-feira, 2, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil sub-20, o Remo venceu o Flamengo por 3 a 0, no Estádio do Mangueirão, em Belém.
Apoiado por mais de 20 mil torcedores, o time paraense não se intimidou em estar enfrentando o Flamengo e partiu para cima do clube carioca. Os gols do Leão foram marcados por Silvio, no primeiro tempo, e Rodrigo, marcando os outros dois na etapa complementar, fechando o placar de 3 a 0.
Assim, o Remo poderá até perder por dois gols que ainda irá se classificar. Já o Flamengo precisará fazer uma diferença de quatro gols de vantagem. Caso o 3 a 0 se repita, a decisão vai para cobrança de pênaltis.
 

EM TEMPO REAL

CAMINHOS DO VICE
Quando ainda não era nada na política paraense, o hoje vice-governador do Pará Helenilson Pontes, filho de pai dono de uma cadeia de farmá
cias e drogarias espalhadas por toda a cidade de Santarém e outros municípios da região, era um jovem humilde e com isso conseguiu granjear a simpatia do em tão candidato ao governo do Pará Simão Jatene e, com ele, conseguiu eleger-se o segundo político mais importante na pirâmide envolvendo todos aqueles que atualmente mandam e desmandam politicamente, com isso tornando-se alvo de críticas na maioria das vezes autênticos fatos, e não factóides.
CALAMIDADE: É o que se vê em todos os bairros do município. A cidade atualmente parece mais uma lixeira á céu aberto exalando cheiro fétido em decorrência do acumulo de porcaria que se presencia em todas as vias públicas de Santarém. Para um governo que foi eleito para mostrar serviço, depois de ter criticado acidamente a gestão Maria do Carmo Martins Lima, a performance do chefe do poder municipal é de dar pena. Lembro-me muito bem de ouví-lo fazer enxurradas de promessas. Se nesses mais de seis meses de gestão tivesse realizado a metade do que apregoou aos quatro ventos, a cidade, hoje, estaria um brinco. Mas nada disso aconteceu até os atuais dias. Resumindo: a ainda considerada Pérola do Tapajós vai perdendo seu brilho e elã.
AVALIAÇÃO BOA: Hoje deveria estar atuando no Poder Legislativo estadual, mas tramas foram entabuladas para desviar o foco. Ainda assim, Maurício Brandão Corrêa conseguiu eleger-se vereador pela sigla do PSD. Seu desempenho é avaliado como muito bom. É político que não pode ser considerado neófito em política, isso devido descender de uma linhagem de homens públicos que honraram o nome da família, como seu tio Ubaldo Corrêa, que foi prefeito de Santarém e presidente do BASA; além de ter sido deputado federal. Não será surpresa se algum dia o ainda jovem edil consiga alcançar postos de maior envergadura, como o de prefeito da terra que o viu nascer.
JORNALEIRO: Talvez uma das profissões que dá gosto parabenizá-los. Como bem define a figura desse profissional envolvido com o mundo da comunicação social, o sociólogo e ex-presidente do SINJOR Lúcio Flávio de Faria Pinto, “nós buscamos os fatos, transformamos os mesmo em notícia para a sociedade tomar conhecimento dos mesmos”, afirma ele. E realmente é isso que acontece. Você só fica á par do que acontece a seu redor quando manuseando um jornal ou uma revista você lê o fato (ou fatos), garante sem vacilar o profissional que já atuou em jornais de reconhecido valor como o Dia, Estado de S.Paulo, Veja e outras de suma importância no contexto nacional e internacional.
ELEIÇÕES: Em 2014, próximo ano, teremos eleições para diversos cargos políticos. O brasileiro será obrigado a votar para eleger o presidente do Brasil, deputados estaduais e federais, o que deverá levar o eleitor a fazer uma profunda avaliação dos que merecerão o voto, para que mais tarde não fique resmungando e reclamando de ter errado na escolha de seu representante. Dilma virá em busca da reeleição, e a seu lado surgem nomes de peso como a senadora Marina Silva, o senador Aécio Neves, José Serra (que já disputou quatro eleições e deverá ser mais uma vez candidato a presidente), e outros nomes de peso na política brasileira. Mas o nome em voga é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já anunciou sua disposição de buscar votos á sua candidata Dilma. ‘Vou arregaçar as mangas da camisa e eleger a presidente Dilma, diz confiante o ex-presidente do Brasil.
UMA BOA OPÇÃO: Ele é filho de um ex-vereador Raimundo Navarro e de uma mestra em Educação. Dayan Serique é filiado ao PPS, partido que reúne figuras políticas que contribuem para impulsionar decisivamente a trajetória de um país que já não é mais reconhecido mundialmente como um dos tigres da economia mundial ao lado da China, Japão, Israel, Alemanha, França e outros que são destaques na imprensa globalizada. Dyan é um jovem vereador de ideias que muitas vezes acabam por virar tema de análise de outros políticos. A verve que carrega deve ser fruto dos ensinamentos do pai, antigo militante do PMDB de Ulysses Guimarãres, que foi a principal figura quando esteve vivo. Ele já seu mostras de ser ranheta em seus pontos de vista. Custa a assomar a tribuna da Câmara, mas quando o faz prende a atenção de quem está no plenário do Legislativo mirim.
DESEMPENHO: Criticar o presidente do Poder Legislativo, vereador Henderson Pinto (PSDB) não é tarefa fácil á qualquer pessoa. A grande maioria das pessoas que vão até a Câmara Municipal não sabem dos muitos problemas que ele carrega nos ombros. O que ma
is se ouve na área fora do plenário não condiz com a verdade. Pinto já foi acusado de desviar dinheiro público em benefício próprio, mas ninguém apresenta provas. Dizem que é pau mandado do prefeito Alexandre Vaughan (essa é a grafia correta do sobrenome do gestor santareno). Afirmam até que deve sua condução a presidência do Legislativo a um acordo alinhavado por Alex, que teria agraciado vereadores com determinada quantia em reais. Ninguém até a presente data provou o fato com provas irrefutáveis. O que Henderson deve fazer é trabalhar e mostrar seu valor como homem e político. As fofocas tira-se de letra...
REVISTA AGORA: O jornalista e editor da revista, Hiromar Cardoso anda tão satisfeito com a aceitação de sua revista, que já está pensando em colocar em circulação o jornal AGORA.  A tarefa não será nada fácil, mas para quem conhece do assunto nada é impossível.
A revista Agora já circular em vários municípios da região do Pará, inclusive na capital do Estado.Aguardem! 
GESTORES: O que se ouve e lê bastante na mídia do oeste paraense, são pesadas e contundentes críticas á atuação de muitos prefeitos do Médio e Baixo Amazonas, especialmente no que concerne á aplicação dos recursos liberados pelo governos estadual, federal e até mesmo oriundo de empréstimos contraídos com instituições bancárias como o BNDES, BID e outras mais. O que irrita a população é o fato dos mesmos sequer prestarem conta do volume de dinheiro que recebem dos ministérios, autarquias e outras entidades. Não se está no tempo em que dinheiro chegava a fundo perdido, ou seja, não era preciso prestar conta do que gastava. Era o tempo da ‘farra’.   


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

GRUPO BARRUDADA FAZ PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO DOS BLOGUEIROS DO OESTE DO PARÁ

Os blogueiros com o empresário Paulo Barrudada
Hoje pela manhã, o empresário Paulo Barrudada, dono de uma rede de hotéis no Pará, Roraima e Ceará recebeu em seu gabinete (escritório central) parte da equipe da diretoria da Associação dos Blogueiros do Oeste do Paraense (ABOP), quando foi definida uma parceria entre a rede de hotéis e a associação.
O empresário Paulo Barrudada elogiou a iniciativa, e se colocou a disposição da associação naquilo que for necessário.  
O empresário é o primeiro grande reforço da ABOP neste inicio de caminhada. Além de Marcos Santos presidente da entidade, estiveram com o empresário, os blogueiros Hiromar Cardoso(Xarope); Juscelino Campos(Blog do JK) e Sidney Rocha ( Blog do SID).

terça-feira, 1 de outubro de 2013

ROSELITO ABANDONA PREFEITA ELIENE, E ASSINA FICHA DO PMDB EM ITAITUBA

ROSELITO ASSINA FICHA DO PMDB SOBRE OLHARES DE VALMIR CLIMACO E VILMAR FREIRE
Obedeceu ao estilo Roselito, a filiação do empresário e político Roselito Soares ao PMDB. Muita gente e muito barulho, bem dentro da maneira como age o ex-prefeito na política.
De fato, ele criou um fato político.
O evento de filiação aconteceu na residência do novo filiado, que levou com ele, a esposa Margarete Soares e o filho Roselito Soares Filho (Litinho) que também assinaram ficha de filiação. Litinho, que não se encontra na cidade, já havia assinado.
Os vereadores Cebola, Dirceu Biolchi e Wescley Aguiar estiveram presentes, prestigiando esse momento político.
A imprensa de Itaituba esteve em peso no local.
Antes do momento mais esperado, que era a assinatura da ficha de filiação, foi exibido um vídeo gravado por Helder Barbalho, no qual ele agradeceu a Roselito por ter aceitado o convite para entrar no partido, dando-lhe as boas vindas. Helder enalteceu o trabalho do presidente do partido em Itaituba, Wilmar Freire e o ex-prefeito Valmir Climaco,  duas figuras de ponta do PMDB neste município.
O presidente do diretório municipal do PMDB, ex-deputado Wilmar Freire, foi quem comandou a solenidade de filiação. Ele deu as boas vindas ao novo filiado, afirmando que o PMDB o recebe de braços abertos para trabalhar por Itaituba.
O ex-prefeito Valmir Climaco discursou, também dizendo que Roselito é muito bem vindo a seu partido, para somar forças. Num primeiro momento, visando à eleição para o governo do estado, ano que vem.
Valmir também frisou, que qualquer partido gostaria de ter um político com o peso político de Roselito Soares.
Em sua fala Roselito Soares disse que quando esteve semana passada com o pretenso candidato ao governo do Pará na eleição de 2014, Helder Barbalho, ouviu do ex-prefeito de Ananindeua um relato do que é seu projeto para o estado, caso seja eleito.
Disse o ex-prefeito de Itaituba, que após encerrada a exposição de Helder, disse-lhe que estava dentro daquele projeto. Então, naquele momento dirimiu-se qualquer dúvida que pudesse existir a respeito de sua filiação ao PMDB.
Ele também fez referência aos três embates que teve com Valmir, ressaltando que foram lutas políticas que passaram, das quais não ficaram ressentimentos pessoais.
Terminada a solenidade de assinatura da ficha de filiação, houve uma grande salva de fogos, que é outra marca de Roselito.
Muitos simpatizantes do ex-prefeito e muitos adeptos do PMDB foram até a casa de Roselito para participar desse momento marcante para a política de Itaituba.
O que vai acontecer com o PMDB, com os ex-prefeito Valmir Climaco e Roselito Soares juntos, só o tempo dirá. O certo é que, se eles conseguiram administrar os próprios egos, a sigla será ainda mais forte do que tem sido, em qualquer eleição que ocorra em Itaituba. Não existe dúvida quanto ao fortalecimento do partido, pela densidade política do novo filiado.
Por fim, se Roselito vai poder ser candidato a alguma coisa na próxima eleição, ninguém sabe ao certo, porque por um lado ele garante que sim, mas, por outro, não apresenta nenhuma certidão da Justiça Eleitoral para comprovar que essa possibilidade realmente existe. O certo é, que a cúpula do PMDB, de Belém, não poupou esforços para que essa filiação acontecesse.
POR JOTA PARENTE. 

PM prende matador do jovem " Jardel" em Itaituba

Policiais militares de Itaituba prenderam na tarde desta terça feira, 01, Jéferson Rodrigues, de 18 anos, acusado de matar seu desafeto "Jardel" com 06 tiros na tarde de segunda feira, 30, na 23 Rua do Bairro Bom Remédio, por volta das 15 horas.
Na delegacia de polícia Jéferson confessou o crime, disse que matou "Jardel" porque ele estava envolvido na morte de seu irmão "Janjão" e de seu amigo "Negueba" e disse ainda que não esta arrependido. Com Jéferson a polícia aprendeu o revólver calibre 38 usado para matar "Jardel" e também foi aprendido a moto usada na fuga.
Por Junior Ribeiro