terça-feira, 29 de janeiro de 2019

TCM suspende 20 licitações por irregularidades, entre elas de São Félix do Xingu

As cautelares foram aplicadas em oito órgãos públicos de cinco municípios: prefeituras municipais.

O plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) homologou 20 medidas cautelares, emitidas monocraticamente pelo conselheiro Cezar Colares, suspendendo processos licitatórios. 
Deste total, 11 são pregões presenciais, duas tomadas de preços e 7 processos com inexigibilidade de licitação. 
O motivo da suspensão é a não publicação dos processos no Mural de Licitações do TCM-PA, conforme determina a Resolução Administrativa nº 43/TCM-PA/2017, que define esse sistema como meio obrigatório de apresentação ao Tribunal de Contas dos Municípios, em tempo real, por meio eletrônico, das licitações e contratos, convênios e subvenções, obras públicas e folhas de pagamento, como parte integrante da prestação de contas.
As cautelares foram aplicadas em oito órgãos públicos de cinco municípios: prefeituras municipais de Vigia, São Félix do Xingu, Garrafão do Norte e São Caetano de Odivelas; Câmara Municipal de Santa Maria do Pará; Secretaria de Educação de Vigia; Secretaria de Saúde de São Félix do Xingu e Secretaria de Trabalho e Promoção Social de Vigia.
Em caso de descumprimento das medidas cautelares, o conselheiro relator estabeleceu multa diária de R$ 1.000,00.
O Mural de Licitações é uma ferramenta de digital que permite qualquer pessoa, empresa ou órgão público acompanhar todos os estágios processos licitatórios dos 144 municípios paraenses de forma online e em tempo real. 
Conforme o sistema é apresentado no portal o TCM-PA, o interessado pode coletar informações de licitações por município, por órgão municipal, por modalidade de licitação e outros tipos de filtros de busca. Ainda no próprio sistema Mural de Licitações é possível encaminhar denúncia de irregularidades nas licitações por meio de link direto com a Ouvidoria do TCM-PA.
REVOGAÇÃO
Por outro lado, o TCM-PA, ao apreciar processo relatado pelo conselheiro Cezar Colares, revogou medida cautelar que suspendeu o Pregão Presencial 05/2018 da Prefeitura Municipal de Ourém, por ter o responsável, Waldemiro Fernandes Coelho Júnior, cumprido a determinação do Tribunal, que homologou a cautelar após ter recebido denúncia da irregularidade, por meio da Ouvidoria do TCM-PA. O responsável foi multado em R$3.461,70.
As decisões foram tomadas em sessão plenária ordinária realizada nesta terça-feira (29). O Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará acompanhou o Tribunal nas decisões. Os resultados das sessões plenárias estão disponíveis no portal www.tcm.pa.gov.br, no link "Pautas Eletrônicas e Decisões". As sessões são transmitidas ao vivo pela Web Rádio TCMPA, também através do portal.
Consultor do Prefeito
DF Gestão Pública
Sistema de Gestão Pública Integrada
Contabilidade Pública
Assessoria Jurídica
Consultoria Técnica Especializada
Transparência Pública
Fiorilli Software

Prefeitura de Uruará realiza serviço de infraestrutura nas vicinais com recursos próprios

A prefeitura de Uruará está com várias frentes de serviços realizando obras de infraestrutura nas vicinais do Município. 
Todo esse serviço está realizando com recursos do próprio Município. O prefeito Gilsinho Brandão vendo a necessidade da população, em especial dos produtores que precisam escoar suas produções à sede do Município e a outros centros, não mediu esforços para dar uma boa trafegabilidade aos munícipes. 
“Estamos resgatando mais um compromisso firmado com uma Comunidade Rural no município de Uruará! Dessa vez estamos cascalhando ladeiras, levantando baixões e fazendo piçarramento do trecho mais crítico da Vicinal da TRANSIRIRI (185 Sul) que são os 10/15 Km da sua entrada! 
A Transiriri é a Vicinal mais extensa e uma das mais populosas do Município e os serviços realizados estão sendo feitos com qualidade e executados com recursos próprios! 
É importante a compreensão de todos para que nesse período de chuvas não tenhamos caminhões pesados rodando na estrada para que a obra tenha maior durabilidade!”, explicou o prefeito Gilsinho Brandão.

População de Rurópolis fará caminhada clamando Justiça e pedindo agilidade na elucidação da morte da Sindicalista Leia Ximendes

Apesar de todas as evidências nas investigações, a justiça ainda não deu um parecer final no caso do assassinato da Sindicalista
Familiares e populares do Município de Rurópolis, região Oeste do Pará, a cerca de 200 quilômetros de Santarém, anunciaram hoje em vários meios de comunicação um convite para uma caminhada na próxima Segunda-Feira(04), de Fevereiro.
A redação do Blog do Xarope manteve contato com organizadores do movimento, eles disseram que a caminhada pacifica é uma forma de chamar a atenção das autoridades, já que até o momento o caso continua abafado, e nem a família da vítima tem qualquer informação do brutal assassinato da sindicalista.
No convite postada, os organizadores também dizem que não só a família, mas como a população também clama por justiça. “Estaremos clamando por justiça e agilidade na elucidação do crime que ceifou a vida de Leila Ximendes”, desabafa um dos organizadores por telefone ao Blog do Xarope.
A caminhada acontecerá no dia 04 de Fevereiro. A concentração será a partir das 9 horas da manhã em frente à Feira-Livre, depois a passeata vai seguir pelas principais ruas da cidade de Rurópolis. 
A promotoria de justiça de Rurópolis, denunciou contra o executou e mais dois mandantes, o caso ainda continua em segredo de justiça. 
Leila Ximendes foi assassinada no dia 1º de outubro de 2016, por volta das 20h30, na BR 230, ladeira do Bairro do Leitoso.
A promotoria denunciou os envolvidos por homicídio qualificado, sendo o executor incluso na qualificadora, em razão de paga ou promessa de recompensa e mediante emboscada, sem chances de defesa para vítima. 
A pena é de reclusão de 12 a 30 anos. Os mandantes também estão denunciados por homicídio qualificado, em função de paga ou promessa de recompensa, com a mesma previsão de pena, de 12 a 30 anos.
Por Xaropinho do Povo

Delegado Lindoval Ferreira Borges de Vitória do Xingu é afastado por se recusar a investigar crimes de estupro de vulnerável

O delegado de Polícia Civil de Vitória do Xingu, no sudoeste paraense, foi afastado de suas funções por meio de uma medida cautelar expedida por decisão liminar da 1º Vara Criminal do município. Lindoval Ferreira Borges é acusado do crime de prevaricação, por quatro vezes,já que o delegado omitiu-se deliberadamente em investigar três crimes de estupro de vulnerável, e um homicídio, mesmo após diversas requisições e advertências do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Altamira, autora do pedido, obteve a decisão sobre seu recurso na última sexta-feira (25). Segundo o promotor de justiça titular, Mauro Messias, a Ação Penal foi a última medida possível contra o delegado. “Longe de configurar interferência indevida no trabalho da Polícia Judiciária, as requisições ministeriais contam em clara previsão legal, e representam importante instrumento fiscalizatório sobre a atuação policial”, afirma.
Segundo o promotor, mesmo após os ofícios dirigidos à delegacia e a notificação acerca da instauração de um Procedimento Investigatório Criminal no Ministério Público, o denunciado não compareceu e nem apresentou qualquer informação, escrita ou verbal ao MP. Com isso, quatro graves casos ocorridos em Vitória do Xingu não contaram sequer com uma investigação preliminar por parte do denunciado. "Ele demonstrou verdadeiro desdém pelos casos, tanto pela importante função policial quanto pela vida e dignidade sexual das vítimas, algumas delas menores de idade”, ressalta o promotor.
Por ocasião da liminar, o Poder Judiciário determinou a comunicação da decisão ao Secretário de Segurança Pública, ao Delegado-Geral da Polícia Civil e à Corregedoria da Polícia Civil, para as providências que entenderem cabíveis. 
O MPPA determinou a remessa de cópia integral dos autos da ação penal contra o delegado à Promotoria de Justiça em Altamira, com atribuição para o combate à improbidade administrativa.
Reprodução
O Blog do Xarope tentou manter contato com o delegado, mas não obteve exito. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Prefeita Raquel entrega projeto na Caixa Econômica do tão sonhado estadio Municipal de Placas

Prefeita Raquel Brandão (PSDB), entregando projeto Caixa Econômica Federal de Santarém
Localizado as margens da rodovia Transamazônica, a cerca de 300 km da cidade de Santarém, os munícipes de Placas, principalmente os desportistas, já podem sonhar em breve ter um belíssimo estádio de futebol. 
A prefeita Raquel Brandão entregou nesta segunda-feira(26), na Caixa Econômica Federal de Santarém, o projeto de infra estrutura do campo de futebol da cidade de Placas. 
Uma emenda parlamentar do Deputado Federal José Priante, já contratada. 
Em suas redes sociais, a gestora placaenses anunciou que está é mais obra vai realizada a população. 
O campo de futebol é um Sonho antigo dos desportistas do município.
Areá que vai ser construído o Estadio Municipal da cidade de Placas

Busca e Apreensão na Prefeitura de Aveiro

Resultado de imagem para prefeitura de aveiroO juiz da comarca de Aveiro determinou a busca e apreensão dos autos do processo de n. 0000273.65.2012.8.14.1465, que foi retirado da secretaria do fórum pela prefeitura de Aveiro, e até a presente data não devolveu voluntariamente. 
O referido processo encontra-se em fase de cumprimento de sentença, que obriga a prefeitura a pagar, até o dia 05 útil de cada mês, os salários dos servidores. Também, nos autos do processo, o SINTEPP cobra o bloqueio das verbas do FUNDEB. 
Em razão disso, o Prefeito preferiu reter os autos do processo para tentar dificultar a execução da sentença.
O blog do xarope consultando alguns advogados sobre o presente caso, ouviu que além de buscar continuar prejudicando os servidores, o prefeito de Aveiro está obstruindo a justiça, o que lhes pode render pagamento de multa ou até mesmo prisão.
Xaropinho do Povo

Vereador Antônio Rocha do MDB consegue Habeas Corpus por unanimidade e volta ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Santarém

Resultado de imagem para Deputado antonio rochaO Tribunal do Estado do Pará, por intermédio da seção do direito Penal, á unanimidade de seus membros, concedeu a ordem do Habeas Corpus, em favor do vereador Antônio Rocha, restituindo-lhe o mandato conferido soberanamente pela população santarena.

O parlamentar foi afastado no dia 14 de dezembro por 180 dias. Antônio Rocha (MDB), foi denunciadas por peculato. 
As cautelares concedidas foi concedida pela Justiça que na época determinou o afastamento das funções, de Rocha por 180 dias, de Sandro Lopes, e sequestro de bens de Bruna Torselli no valor de R$ 13.450 mil. Também foram denunciados Bruna Figueira Torselli, Esequiel Aquino de Azevedo e Pedro Gilson Valério de Oliveira, por crime de peculato na modalidade continuada.
Antônio Rocha que também é empresário no ramo da navegação tem uma ampla história na política. 5 mandatos de deputado Estadual e 2 de vereador em santarém.

15 mil professores estão com salários atrasados em 20 municípios do Pará, entre eles Aveiro e Alenquer, diz o Sintepp

Resultado de imagem para Vilson gonçalves
Em Aveiro no Oeste do Pará, o prefeito Vilson também está atrasado com os funcionários
De acordo com a coordenação do sindicato, há atrasos em Alenquer, Aveiro, Curuçá, Oeiras do Pará, Santa Maria das Barreiras, Pau D’ Arco, Sapucaia, Breves, Anajás, Portel, Acará, Bujaru, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Moju, São João de Pirabas, Mãe do Rio, São Caetano de Odivelas, Irituia e Terra Alta. 
O sindicato disse que as prefeituras dos municípios atrasaram o pagamento há três meses, em outros um ou dois meses, além do corte de 50% nos salários.
No município de Aveiro, na região Oeste do Pará, a situação é complicada, ainda existe atraso do ex-prefeito conhecido por Fuzica. No mandato do atual prefeito Vilson Gonsalves a situação também está complicada. Os professores estão revoltado com o atraso. O Sintep já fez vários movimento com a prefeitura.
Em Breves, no Marajó, um grupo de professores realizou um protesto nesta sexta, em frente à Secretaria de Educação do município, reclamando o atraso no pagamento de salários. 
De acordo com os manifestantes, a prefeitura ainda não apresentou proposta para o pagamento. 
“São diversos professores com pendências de pagamento. Parte da categoria ainda não recebeu nem o salário de dezembro, outros o 18º salário”, disse o professor de ciências Elson Barbosa. 
Na quinta, professores ocuparam a sede da prefeitura de Baião, no oeste do estado. Segundo eles, o salário de dezembro está atrasado. 
Em Alenquer, também no oeste, professores fizeram campanha nas ruas da cidade para recolher alimentos. “Foi muito bom contar com a solidariedade, mas foi humilhante, porque dentre aqueles que doaram alimentos, houve aqueles que debocharam da gente estar pedindo”, contou a professora Débora Miranda. 
“É muito constrangedor porque você trabalha para receber. Isso mexe com a dignidade do ser humano”, disse a professora. 
A prefeitura de Alenquer disse que vai pagar os atrasados até 28 de fevereiro. 
Em Aveiro, no oeste do estado, os professores dizem também que não recebem desde novembro. 
Em Irituia, também houve protestos na última semana. Os servidores fizeram um ato público em um evento da cidade. Segundo o professor André Silva, há atrasos desde o mês de agosto e a “prefeitura adotou critério de pagar por ordem alfabética, mas isso não ocorre”. “Isso gera instabilidade ao servidor, que não sabe se está nesse sorteio”, afirmou. 
A prefeitura de Irituia disse vai regularizar os pagamentos até dia 28 de janeiro. 
Em Mãe do Rio, também houve atrasos. O professor Walter Luz disse que há falta de gestão quanto aos repasses que deveriam gerir toda a educação. A prefeitura de Mãe do Rio não quis comentar sobre o assunto. 
A reportagem tentou contato com as prefeituras Baião, Breves e Aveiro, mas não teve resposta. 
Resultado de imagem para 15 mil professores estão com salários atrasados em 20 municípios do Pará, entre eles Aveiro e Alenquer, diz o Sintepp
15 mil professores estão com salários atrasados em 20 municípios do Pará, segundo Sintepp
Xaropinho do Povo com informações do G1

Governo Presente ou Presente de Grego?

Resultado de imagem para Helder barbalho em altamira
Helder Barbalho em uma de suas visitas a cidade de Altamira
Hélder Barbalho eleito com slogan de " Governador Presente ". Durante esses primeiros dias de governo, Hélder Barbalho já esteve em algumas cidades de porte médio, como Itaituba, Santarém, Ananindeu e etc.
A cidade de Altamira ainda não recebeu a visita do governador, ainda que o prefeito Domingos Juvenil seja um aliado e do mesmo partido, o MDB.
O ex-governador Simão Jatene durante a campanha eleitoral, em Altamira, foi muito criticado por ter sido um governador ausente. Agora, os Altamirenses ficam a se perguntar: O que justifica a ausência do atual governador Hélder Barbalho na região de Altamira e Xingu?
Ainda está muito fresca na memória dos Altamirenses a imagem de algumas lideranças da região gritando, na chuva e no sol, o slogan: " Hélder Presente".
Até o presente momento, a sensação que alguns Altamirenses sentem é que mais uma vez receberam um presente de grego.
Por Xaropinho do Povo

General Hamilton Mourão assumirá a presidência por 48 horas

Presidente Bolsonaro retira a bolsa de colostomia na manhã desta segunda-feira, 28
Presidente grava vídeo e divulga nas redes sociais agradecendo as orações - Crédito: ReproduçãoDepois quatro meses, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se submeterá nesta manhã, 28, à cirurgia para retirada da bolsa de colostomia, colocada, após ter sofrido um atentado, em setembro de 2018, quando participava da campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG). 
A cirurgia está prevista para ocorrer as 6h, realizada pela equipe do médico gastroenterologista Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, que orientou Bolsonaro a se internar desde ontem, 27, no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, onde passou por vários exames.
O médico explicou que a terceira cirurgia do presidente é necessária para reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa de colostomia, colocada na primeira cirurgia realizada na Santa Casa de Juiz de Fora.
A previsão é que a cirurgia de Jair Bolsonaro tenha duração de três a quatro horas. A equipe médica vai fazer a retirada da bolsa de colostomia e fazer a religação das das partes do intestino grosso, que foram separadas pela bolsa de colostomia.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Canalhas não merecem respeito!


Luciano Guedes o Ficha Suja
A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará possui uma história construída, em 68 anos, pela ação firme, desassombrada, honesta e transparente de seus Presidentes. 
Neste início de ano, mais precisamente no dia 3 de janeiro, colaboradores e dirigentes testemunharam, estarrecidos, cenas grotescas e desrespeitosas, nunca vistas em mais de meio século, comandadas por um pretenso candidato de oposição, Luciano Guedes, que, acompanhado de uma trupe de circo mambembe, adentrou as instalações da FAEPA sob o argumento de pretender realizar a inscrição de sua chapa às eleições que se avizinham. 
Com um arremedo de cinegrafista a tiracolo (para a criação de seus fakes na internet), seu “representante legal” usou e abusou de intimidações e grosserias para, ao final da ópera burlesca, impedir a saída dos colaboradores e inquilinos e ficando o próprio candidato com um veículo (com restrições judiciais) estacionado à frente da entrada da garagem, proibindo a livre circulação dos carros, até que a Polícia Militar, acionada pela segurança da FAEPA, o obrigasse a se retirar do local. 
Luciano Guedes é, antes de tudo, um bandido, cujo destino fatalmente será a cadeia! Um ser desprezível que, por onde passa, deixa um rastro de malversação, assalto aos cofres públicos, danos à administração e outras condutas reprováveis que o descredenciam ao exercício de qualquer função, no governo ou na iniciativa privada. 
Esse proceder desonesto e espúrio já lhe rendeu 13 processos a que responde no Poder Judiciário estadual (improbidade administrativa e danos ao erário) movidos sobretudo pela Prefeitura Municipal de Pau d´Arco que teve a infelicidade de recebe-lo como gestor; 5 na Justiça Federal, todos por improbidade administrativa; 2 inquéritos no Ministério Público Federal e 5 no Ministério Público Estadual; é objeto de investigação em inquéritos administrativos e policiais que visam apurar desvio de combustível em seu gabinete, quando exerceu a Direção Geral da ADEPARÁ e, também, no Sul do Pará, fato resultante de sua determinação em retirar dos veículos os rastreadores, para facilitar a prática delituosa que aumentou o consumo em 4 vezes mais. 
Um pálido espelho de sua personalidade maquiavélica e caráter altamente criminoso revela-se nas figuras que o têm acompanhado em sua vida pública: ao exercer a Direção Geral da ADEPARÁ, no período de 01.01.2015 ao final de abril de 2017, nomeou para a Gerência da ADEPARÁ o nacional ARILSON DAS GRAÇAS ALVES COSTA denunciado pelo Ministério Público como “comandante de organização criminosa” (Processo 00032841420058140401) e fornecedor de armas para a prática de assaltos. Esse meliante foi substituído em 01.11.2016 por CLIDEAN FERREIRA CHAVES, outro assaltante com processos na Justiça e que se apresentou como “representante” de Luciano Guedes no episódio da invasão da FAEPA. 
A tudo isso soma-se o desvio de R$-9.573.240,90 (nove milhões, quinhentos e setenta e três mil, duzentos e quarenta reais e noventa centavos), oriundo de incentivos fiscais, que levou a SUDAM a promover o distrato com a empresa SO BRASIL AGROINDUSTRIAL S/A – CNPJ 02716471/0001-26, na qual ele figura como presidente, conforme publicado no Diário Oficial de 15 de março de 2016 (conforme dados publicados na página da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, consulta em 16.01.2019). Em razão de sua desastrosa passagem pela ADEPARÁ, nosso Estado, no presente, convive com os riscos da chamada “mosca da carambola”, causada pela negativa do Governo Federal em assinar o convênio por ele elaborado, eivado de erros e com claros desvios de finalidade. 
Nesse período (28 meses de má gestão), além do sucateamento da frota de veículos e obstrução do uso da internet nos escritórios da ADEPARÁ, chegou ao cúmulo de promover o desvio de R$-48.000.000,00 – recursos oriundos do produtor rural, através do recolhimento das GTAs! – em “reformas” de prédios inexistentes, projetos de engenharia não concretizados, aquisição indevida de aparelhos de ar refrigerado, etc. 
O facínora Luciano Guedes – quem não se dá a respeito não pode ser tratado de outra forma – no ano passado usou, de maneira torpe e covarde, um telefone celular (94 – 92793677) comprado em nome de funcionário da ADEPARÁ (que desconhecia totalmente a arapuca), para utilizá-lo como emissor de fakes e calúnias nas redes sociais, assunto que esse bandido maneja com regular eficiência. 
Aliás, nesse quesito, chega a ser repugnante o uso da bandeira da moralidade, da democracia e do respeito, por alguém com um passado tão sórdido! Essa vida pregressa, eivada de processos e inquéritos que o caracterizam como autêntico “FICHA SUJA” foi determinante para que o novo Governo do Estado, apesar das enormes pressões de um político altamente influente, barrasse qualquer pretensão sua para o retorno à função pública, objeto, também, de manifestação de repúdio do SINFEA – Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Pará, que está anexada à presente manifestação, e do STAFPA - Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agropecuário e Fundiário do Estado do Pará. 
Não poderíamos ficar em silêncio, omissos, em face da despudorada conduta de um pretenso opositor que, despido de princípios éticos e morais, tenta se valer da Justiça para criar factoides bem ao seu estilo e tumultuar o processo eleitoral da FAEPA. 
Entendemos que, no jogo democrático, a oposição é salutar quando exercida em alto nível, com propostas e ideias, manifestadas em debate respeitoso e leal. Repudiamos a condenável postura de quem, sendo réu, investigado e reincidente, aspira ao comando de nossa Federação sem ter, ao menos, votos para isso.
Por Caco Santos

Tabuleiro eleitoral de Altamira já está armado, e as pedras já começam a se movimentar em torno da prefeitura

Quem será o próximo(a) prefeito(a) de Altamira?
Resultado de imagem para marquinho do pdt altamiraO tabuleiro eleitoral de Altamira já está armado, e as pedras já começam a se movimentar, ainda que muita água possa rolar por debaixo da ponte, até outubro de 2020.
O vereador Marquinho (PDT) é a novidade do momento, foi candidato a deputado estadual bem votado, já está com a sua equipe visitando os bairros da cidade, faz oposição ferrenha ao prefeito Juvenil, e tem o apoio velado dos deputados Priante e Eraldo Pimenta, ambos do MDB.
Resultado de imagem para Dr loredan mello vereadorO vereador Loredan Mello(MDB) também ensaia ser candidato, é presidente reeleito da câmara de vereadores, tem boa articulação com a sociedade e com a oposição, mas disputa espaço político com a chefe de gabinete do prefeito Juvenil, Dra. Denise Aguiar, que também se intitula, nos bastidores, candidata em 2020, e traz no currículum o fato de ter acompanhado seu chefe maior desde a época da ALEPA. 
Como o MDB terá de optar por um dos nomes, o racha no partido, que já está acontecendo com alguns apoios de deputados emedebistas ao veredor Marquinho, vai ser muito maior, o que pode facilitar a eleição de um outro candidato longe da esfera do MDB.
Resultado de imagem para odileida sampaioA ex-prefeita Odileida Sampaio, único nome de expressão do PSDB, está fora do jogo, pois está inelegível por 08 anos, sendo que essa restrição começou a contar após as eleições deste ano, por determinação do Tribunal de Contas dos Municípios. O PSDB, caso queira disputar a prefeitura, terá de começar a trabalhar outro nome, urgentemente. Aliás, por falta em outro nome, o ex-prefeito Claudomiro Gomes já está com o seu pedido de desfiliação do PSDB, em mãos.
Caludomiro Gomes, ao se desfilar do PSDB ja dá sinal de que será candidato a prefeito por outra sigla. Contam os bastidores que as visitas do ex-prefeito a algumas lideranças já estão acontecendo. Agora, pra qual partido o ex-prefeito irá, ainda é uma incógnita. 
Resultado de imagem para josy amaralJosy Amaral também é outra incognita, no momento, já que depois que disputou a eleição anterior pelo PSB, mudou várias vezes de partido. Apoiou abertamente Hélder Barbalho para o governo, e tem ido constantemente a Belém cobrar apoio a sua possível candidatura em 2020.
Como se percebe, o governador Hélder terá de ser muito hábil pra poder decidir quem apoiará em 2020. Há quem diga que ele não apoiará um candidato da base do Juvenil, daí porque já começou a fortalcer o grupo do veredor Marquinho, mesmo esse não sendo do MDB. E a Josy, como ficará nessa ingrisilhada toda? Só o tempo dirá.
Imagem relacionadaO PT, segundo a presidente Toinha, disputará as eleições de 2020 com um nome que surpreenderá. Como o nome não foi revelado, podemos especular que seja o Marcelo Altamirense, que tem tido participação bem efetiva nas redes sociais. Outro nome é do ex-deputado federal José Geraldo.
O PSB, presidido pelo vereador Agnaldo Rosas, garante que não abrirá mão de lançar também candidatura própria, e que as filiações estão bem intensificadas. Ao ser perguntado se o ex-prefeito
Claudomiro poderia ser um dos candidatos pelo partido; disse que a decisão de quem será o candidato, necessariamente, tem de ser da direção partidária, tem de ser uma decisão coletiva, mas que o ex-prefeito seria muito bem vindo, assim também como alguns outros vereadores que desejarem, no momento oportuno, mudar de partido.

Tucuruiense continua entre os desaparecidos na tragédia de Brumadinho

Na manhã deste domingo, 27, a família da paraense Lenilda Andrade, que é uma das desaparecidas na tragédia de Brumadinho, chegou na cidade do acidente. 
Os parentes dela estavam viajando para o local desde a manhã de ontem, 26. Neste momento, os familiares estão em busca de notícias sobre Lenilda. Eles foram até o Instituto Médico Legal (IML) de Brumadinho, hospitais e casas de amigos na esperança de encontrá-la. 
Lenilda nasceu em Tucuruí e trabalhou na Vale de Parauapebas, ela foi transferida para Brumadinho há alguns anos. Ela é técnica em planejamento da empresa Vale e seu desaparecimento está repercutindo pelas redes sociais.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, informou na manhã deste domingo que o número de mortos com o rompimento da barragem em Brumadinho aumentou para 37. 
As equipes de resgate interromperam as buscas na manhã deste domingo porque não há condição de pouso de helicópteros. Há apenas buscas pontuais nas margens.
Os bombeiros não podem pisar no mar de lama porque ela está muito mole e afunda, chegando a até 10 metros de profundidade em alguns pontos.
Ontem, foram encontrados mais alguns corpos e pedaços de corpos, mas nem todos foram retirados por falta de condições de pouso. 
Blog do xarope com informações Roma News

Jovem itaitubense com câncer pede ajuda para realizar cirurgia de urgência

Jovem de 20 anos precisa realizar uma cirurgia em São Paulo pois corre o risco de ter a perna amputada.
Luziane Rodrigues da silva é uma jovem de apenas 20 anos que descobriu há pouco tempo um tumor maligno em sua panturrilha esquerda. Hoje ela se encontra internada no Hospital Regional de Santarém onde faz quimioterapia, porém, segundo a família, não vem tendo bons resultados.
Durante uma consulta, Luziane recebeu a orientação para realizar uma cirurgia com urgência em São Paulo. O problema é que a família da jovem não possui recursos financeiros o suficiente para arcar com os custos da cirurgia. Caso não faça o procedimento corre o risco de ter a perna amputada.
“O médico falou pra ela que o tumor está com um tamanho de 180 volume e está muito arriscado. Nossa condição financeira não é muito boa para arcarmos com os custos de uma cirurgia em São Paulo.” disse um membro da família.
Ajude com qualquer quantia fazendo doação através de transferência ou depósito bancário:
Conta da Caixa:
Ag: 0552
Op: 013
Conta: 000392514
Nome: Alan Rodrigues da Silva

Corpo de taxista que estava desaparecido há cinco dias é encontrado em ramal do Maranhão


Corpo de taxista que estava desaparecido há cinco dias é encontrado em ramal (Foto: Via WhatsApp)O Instituto Médico Legal (IML) de Abaetetuba confirmou que o corpo encontrado, na noite deste sábado (26), no Ramal do Maranhão, em uma área de mata, dentro do município, no nordeste do estado, é mesmo do taxista Hugo Ribeiro Montano, de 66 anos, que estava desaparecido desde a última terça-feira (22), após aceitar uma corrida no município de Barcarena, também na região nordeste paraense. 

São Francisco perde e situação complica no parazão

Galo marcou com Fazendinha, Joãozinho e Raigol. Meia Alexandre descontou para o Leão de Santarém 
Grande tarde/noite para o setor ofensivo do Independente de Tucuruí. O Galo Elétrico recebeu o São Francisco no estádio Navegantão, pela segunda rodada do Campeonato Paraense. E os donos da casa venceram com autoridade, pelo placar de 3 a 1.
Os comandados do técnico Charles Guerreiro começaram a partida melhor e logo aos 7 minutos do primeiro tempo abriram o placar. Em boa jogada de ataque, o meia Willian Fazendinha recebeu dentro da área e chutou no contrapé do goleiro Labilá.

Com um time muito ruim, e as dependência do Colosso do Tapajós lotado Remo vence por 2 x 0 o São Raimundo

Os gols azulinos foram marcados pelo meia Samuel, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Rafael Jensen, aos 32 do segundo.
Atrasado em relação aos outros times, o Remo estreou com vitória no Campeonato Paraense. O time do técnico Netão foi a campo na noite deste sábado, no Colosso do Tapajós, e bateu o anfitrião São Raimundo por 1 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do estadual.
O Leão deveria ter estreado no domingo passado, dia 20 de janeiro, contra o Tapajós, mas a partida foi remarcada para o dia 3 de fevereiro.
Isso porque pedaços de concreto caíram do teto da arquibancada do Mangueirão na véspera do jogo.
Os gols da vitória remista sobre o São Raimundo foram marcados por Samuel e Rafael Janses.
Com o resultado, o time dorme na liderança do grupo A1, enquanto o adversário segue com apenas um ponto na quinta e última colocação do Grupo A2.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Edson Veras: “Existe uma quadrilha e o prefeito Nélio Aguiar e o chefe”

Ônibus da empresa Eixo-Forte de propriedade do empresário Edson Veras
“Totalmente insatisfeito com o processo de licitação realizado recentemente em Santarém visando à melhoria no transporte coletivo, o empresário denuncia varias irregularidades e acusa o prefeito de comandar tais eventos”.
Conforme artigo 37, XX da Constituição Federal, toda contratação publica, salvo exceções, tem quem passar pelo processo licitação. A lei no 8.666/93, que contem as normas regedoras da licitação elenca as hipóteses da dispensa ou inexigibilidade de licitação. Assim visando à proteção da coletividade, o ordenamento jurídico consagrou na licitação como procedimento a pratica de contratos administrativos. 
Mesmo assim as fraudes em licitações mostram-se como um grande problema encarado pela administração publica brasileira. Condutas fraudulentas são identificadas em todos os níveis federativos. O Ministério Publico, Tribunais de Contas, dentre outros órgãos, tem um papel relevante e decisivo na guarda da coisa publica , no combate a corrupção e fiscalização do cumprimento da Carta Magna. 
Apesar das Leis, dos ordenamentos jurídicos, e todas as ferramentas de combate as fraudes, denuncias de corrupção são mais comuns do que se pensa. Um exemplo disso e o caso da licitação de transportes coletivos no município de Santarém, onde o empresário Edson Veras, proprietário de ônibus Eixo Forte, põe suspeita de fraude o referido processo licitatório, ao afirmar que está na contramão do interesse publico. E foi mais além ao afirmar veemente que a licitação foi um “jogo de cartas marcadas”; que em Santarém existe uma “quadrilha”, ou uma organização criminosa da qual o prefeito Nélio Aguiar e o chefe. 
Ele questiona a condução do processo dizendo que foi feito apenas por amadores, sem o menor compromisso com a sociedade e que a denuncia já esta nos autos do MP. 
“foram admitidas duas empresas para trabalhar em Santarém pela própria SMT, contrariando uma decisão judicial”, disse. 
Ele denuncia que foram colocados ônibus circulando na cidade aleatoriamente sem o menor respeito à população, pois seria necessário que um estudo mostrasse quais as reais necessidades e demandas que a população enfrenta relacionado ao transporte no município, afirmando que esse modelo que fornece um contrato de 20 anos para uma empresa de Manaus, não estipula absolutamente nada, questionando sobre o que será desse aspecto daqui a vinte anos com uma população crescente? Alem disso, em todos os bairros as frotas de ônibus diminuíram drasticamente. Insatisfeito com a enorme possibilidade de fraude, ele denunciou ao Ministério Publico que conduz as investigações. 
Ednalldo,filho do empresário também afirma as acusações
Por outro lado, existem inúmeros questionamentos sobre a origem do dinheiro que a empresa declarou no valor de 30 milhões, quando só tem quatro ônibus atualmente e ate a garagem e empenhorada, denuncia o empresário Veras, que tem esperança de resgatar esse processo afirmando que prefeitura esta numa seqüência de erros, permitindo que se instale futuramente o caos no transporte coletivo em Santarém e endossando que centenas de pais de famílias percam seus empregos. 
Com a homologação da empresa Resende Batista pela prefeitura, inclusive publicado em Diário Oficial as outras empresas perdem o direito em suas rotas, com isso a certeza e a falência de varias empresas santarenas que já vinham atuando no ramo há décadas, e conseqüentemente pais de famílias jogados ao desemprego.
NOTA PÚBLICA SOBRE TENTATIVA DE TUMULTUAR PROCESSO LICITATÓRIO DO TRANSPORTE COLETIVO
Resultado de imagem para nélio aguiar
Prefeito Nélio Aguiar através da prefeitura esclarece denuncia contra sua pessoa
A Prefeitura de Santarém vem a público esclarecer novamente que o processo de licitação do transporte coletivo urbano do município é uma exigência legal e uma reivindicação histórica que está sendo realizada no atual governo após decisão judicial provocada pelo Ministério Público Estadual, que gerou inclusive multa para os cofres públicos por descumprimento.
O processo transcorreu dentro da legalidade, respeitando a lei das licitações e ao edital, além de primar pela transparência dos atos. As empresas participantes tiveram assegurados prazos legais para contestar, impor recursos administrativos e impugnar o processo.

Nova gestão do 10º CRS/SESPA terá como compromisso de trabalho a busca por melhorias no atendimento aos usuários do SUS da região de Saúde do Xingu

Maurício Nascimento, diretor da 10ª Regional da SESPA


Nesta quinta (24/1), em reunião com a diretoria do Hospital Regional Público da Transamazônica, e sua equipe técnica de médicos, conversamos sobre as dificuldades que o hospital enfrenta na oferta de serviços para a população. 
Na ocasião foram levantados inúmeras questões dentre elas: equipamentos de diagnóstico por imagem, expansão do serviço de terapia renal substitutiva (hemodiálise), expansão da UTI neonatal e a expansão da oferta do número de leitos em geral, bem como a criação do banco regional de leite materno. 
Na ocasião protocolamos também documento no qual solicitamos parceria para realização de ações em saúde, que no primeiro momento atenderá a população dos RUCs de Altamira, e assim nos próximos dias, os convites serão estendidos também a Norte Energia, Secretaria Municipal de Saúde e a UFPA/Curso de medicina.

Jorge Cley é o novo Chefe da Unidade Regional da SEMAS em Altamira

Cley nomeado para Semas de Altamira
De acordo com critério técnicos, a mais nova escolha para compor o segundo escalão da equipe de governo do Estado do Pará, é Jorge Cley Silva dos Santos, nomeado ontem, coordenador de Núcleo Regional de Gestão Regularidade Ambiental com lotação na SEMAS de Altamira. 

Ele é graduado em Engenharia Florestal pela UFRA, pós-graduado em engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Administração e direção de empresas, Geotecnologia e Geociências, com forte atuação na secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Portaria de Jorge Cley como novo Coordenador da Semas em Altamira

Polícia prende 10 dos 11 vereadores suspeitos de cobrar propina para aprovar projetos enviados à Câmara pelo prefeito da cidade.

Os vereadores são suspeitos de cobrar propina para aprovar projetos enviados à Câmara pelo prefeito da cidade.
Em Augustinópolis, município situado no norte do Tocantins, 10 dos 11 vereadores que compõem a Câmara Municipal estão com ordens de prisão decretadas pela Justiça do Estado. Dos 10, 7 já haviam sido presos por agentes da Polícia Civil, até as 11 horas da manhã desta sexta-feira (25). Os demais são considerados foragidos pela Polícia.
As prisões temporárias foram determinadas pela Justiça do Estado. 
Os vereadores são suspeitos de cobrar propina para aprovar projetos enviados à Câmara pelo prefeito da cidade. Segundo a polícia, os vereadores recebiam uma espécie de mesada para votar e aprovar projetos da prefeitura. Os parlamentares vão responder por corrupção passiva e associação criminosa.
Polícia prende 10 dos 11 vereadores de Augustinópolis (TO)A operação recebeu o nome de Perfídia e tem também a participação de membros do Ministério Público Estadual.
Apenas o presidente do Legislativo, Cícero Cruz Moutinho, não foi preso, mas assim mesmo foi levado para prestar depoimento na Delegacia de Polícia local. Além dele, o juiz determinou que o secretário de administração de Augustinópolis e um servidor do controle interno do município sejam conduzidos para depoimento. O prefeito da cidade e o presidente da Câmara não estão sendo investigados, neste momento.

Ex-prefeita Madalena Hoffmann é alvo de acusações, e processo está em fase de conclusão para sentença

Madalena é acusada de ter desviado recurso público para construção de uma ponte em vicinal que não existe, e a ponte não foi construída – o recurso sacado do cofre do município de Novo Progresso, foi de R$ 429.368,42 (quatrocentos e vinte nove mil, trezentos e sessenta e oito reais e quarenta e dois centavos).
Foto:Divulgação denuncia
Está em trâmite final aguardando solicitações de informações do Banco do Brasil, como extratos bancários e cópia dos cheques emitidos pelo município em favor das empresas; Construtora Infratec projetos e construções Ltda, Lobato e Araújo construtora, Azevedo e Barbosa Ltda e R.dos Santos da Silva ME. 
A Prefeitura de Novo Progresso falta entregar as licitações do ano de 2011, para ser concluso e ir para sentença no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na Comarca de Novo Progresso, uma ação Criminal contra a ex-prefeita Madalena Hofmann(PSDB).
Entenda
A ex-prefeita foi denunciada em 2012 na Câmara Municipal por ter construído uma ponte na Vicinal(Foto:Divulgação denuncia).
do Juca , segundo denuncia o valor da obra custou R$ 429.368,42 (quatrocentos e vinte nove mil, trezentos e sessenta e oito reais e quarenta e dois centavos) , e nunca foi construído. 
As empresas (citadas acima) que receberam o montante de R$ 429.368,42, não tinha sede própria, e há suspeita de serem fantasma. 
Em trecho da denuncia cita que nem a vicinal existe e menos ainda o córrego para ser construído a ponte na vicinal. 
A denuncia foi arquivada pelos vereadores em 2012, foi encaminhada para a Procuradoria de Justiça do Estado do Pará, que deu andamento enviando em ritmo de urgência para a Comarca Judiciária de Novo Progresso tomar providências.
No decorrer da investigação foram ouvidas em depoimento diversas testemunhas, as de defesa; ex-secretário de obras Justino Silva Pereira, ex-secretário de Finanças Michell Alves Ferreira, ex-contador da Prefeitura Raimuno Rafic Salomo , também foram ouvidas o Senhor Jose Huller conhecido como Juquinha, para fazer provar a existência da vicinal do juca, refutando os argumentos do MP da inexistência da referida vicinal. 
As testemunhas de acusação foram Agamenon Menezes, Diego Trentini, Osvaldo Romanholi, Donizete Severino Araujo. A última audiência foi realizada em 24 de Outubro de 2018, na oportunidade foi ouvida em depoimento a ex-prefeita Madalena Hoffmann(PSDB) que é réu na ação.
Na audiência o meritíssimo Juiz JULIANO MIXUMA ANDRADE , determinou , que em aguardo das respostas dos ofícios e decurso de prazo para seu cumprimento, com as respostas digam as partes ,nada sendo requerido ou encerrado o instruo abrindo se prazo sucessivo de 5 dias para alegações finas, iniciando se com o MP.
Madalena é e acusada de ter cometido crimes de responsabilidade no Decreto Lei 201/67 (apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio), na Lei 1079/50 (define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento) e na Lei 5249/67 (dispõe sobre a ação pública de crimes de responsabilidade) por improbidade administrativa.
A ação deve ter um desfecho ainda este ano. Caso condenada a ex-prefeita terá que ressarcir erário publico e pode ficar inelegível por oito anos.
Outras ações
A ex-prefeita Madalena Hofmann (PSDB) ainda responde a outras seis ações por improbidade administrativa e mais uma ação penal na Justiça Federal.
Blog do Xarope com informação da Folha do Progresso

Condenado por chacina da Fazenda Ubá em Marabá, Edmundo Ortiz Vergolino de 82 anos chega de avião em Belém, ele foi condenado a 152 anos

Parece ironia. No dia em que dezenas de pecuaristas da região fizeram manifestação em Marabá cobrando do estado mais rigor contra as invasões de propriedades rurais, o fazendeiro José Edmundo Ortiz Vergolino, condenado a mais de 152 anos de prisão pelo massacre da Fazenda Ubá, foi preso em sua residência. O crime pelo qual foi condenado ocorreu em 1985.
A logística empregada pelo governo do estado para transportar o prisioneiro, agora com 82 anos de idade, mostra que Helder Barbalho pretende usar a prisão de José Vergolino – que teve repercussão internacional – como cartão de visita de como deverá atuar em relação à criminalidade.

Operação prende suspeitos de explodir e assaltar agência do Banco da Amazônia de Pacajá

pacaja amazo

Agência do Basa em Pacajá que foi assaltada

Três suspeitos de participarem de assalto a uma agência bancária do Banco da Amazônia foram presos na operação Maracajá da Polícia Civil nesta quinta-feira (24), no sudeste do Pará.
Dois deles foram detidos em Tucuruí e um em Redenção. 

O assalto, na modalidade conhecida como "vapor", ocorreu em 7 de agosto de 2018 em Pacajá, no sudoeste do estado. O trio seria integrante de um grupo de dez homens que utilizaram explosivos e armamento de grosso calibre para roubar dinheiro de dois cofres da agência, de acordo com as investigações. 
As ordens de prisão foram expedidas pela Comarca de Pacajá e cumpridas por agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DRFC).

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Nomeação de algoz deixa revoltado Domingos Juvenil, uma velha raposa do MDB em Altamira

A disputa pelas nomeações em Altamira virou uma verdadeira Guerra
A nomeação de Mauricio Nascimento, 31 anos, para o comando da SESPA, no município de Altamira, pode ser traduzida como a pior derrota política do prefeito Domingos Juvenil (MDB), que indignado não aceita que o governador Helder Barbalho endosse a indicação dos deputados federais Eraldo Pimenta e José Priante para o cargo. 
Essa indicação vem causando o maior reboliço no âmago do MDB da região do Xingu. Afinal, Mauricio, é nada menos que filho de seu maior rival político, o vereador Marquinho Nascimento. O assunto continua sendo motivo de várias reuniões de cúpula partidária, inclusive com a presença do deputado Osório Juvenil, filho do prefeito Domingos Juvenil. 
Marquinho e Juvenil vêm ao longo de suas trajetórias políticas colecionando intrigas, disputas, se rogam pragas e recebem as respostas no mesmo nível. 
Quem assiste aos seus arroubos, sabe muito bem que não basta humildade para suportar tanto ódio entre os dois. E preciso vencer. E nessa ‘guerra’, querendo ou não, apenas um deve sair ganhando.
Será que o governador Helder Barbalho, que por acaso, o pai Senador jader Barbalho também compadre de Domingos Juvenil tem preparado algo para aplacar a fúria do Prefeito altamirense? Até o momento não se sabe, afinal, tanto Marquinho como Juvenil, trabalharam com afinco na sua campanha para governador e lhe renderam muitos votos. Acontece que a amizade de Juvenil com o governador Barbalho, não e de hoje, eles tem uma afinidade de longos anos, e, portanto, Domingos Juvenil se sente traído e desmoralizado pelo governador com a referida indicação. 
Ciúmes ou não, o certo e que essa briga ainda render bastante. Pois o prefeito altamirense é rancoroso e se prepara para se vingar, enquanto Marquinho se prepara para se lançar a prefeito, com o objetivo de suceder Juvenil. 
A rivalidade entre os dois e bem conhecida. Eles se ‘esculhambam’ há tempos através dos meios de comunicação que ambos possuem, no município. 
O certo, é que essa história ainda terá muitos capítulos, já que os Barbalhos ainda tem no mínimo 4 anos no comando do Estado.