terça-feira, 16 de julho de 2019

Prefeito anuncia que vai advertir Resende Batista por não cumprimento de contrato

O prefeito Nélio Aguiar anunciou que o contrato de concessão do transporte público firmado pelo município com a empresa Resende Batista Ltda continua valendo, apesar da empresa não ter cumprido as cláusulas dentro do prazo. Nélio não descartou a rescisão do contrato.
Segundo Nélio, a será advertida como prevê a legislação, e a empresa também será punida com a aplicação de multa prevista no contrato, que é de 2% ao dia. O valor total do contrato é de R$ 1 bilhão e 50 milhões. A empresa ainda tem 30 dias para executar o contrato na totalidade.
Em visita técnica à empresa na manhã desta terça-feira, nenhum veículo foi encontrado. O que mostra que a empresa não começará a operar na data prevista.
A Resende Batista Ltda deveria ter apresentado no dia 10 de julho, os 100 ônibus previstos no contrato para a vistoria por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), para que a empresa assumisse o sistema de transporte público em Santarém a partir do dia 17. Porém, até está terça-feira, nenhum veículo foi apresentado pela Resende Batista.
Congelamento de tarifa

Nélio anunciou também que as tarifas permanecerão congeladas nos valores atuais até a solução do imbróglio. Ventilou a possibilidade de criar um sistema municipal de transporte.

Minervina chama de “probleminha judicial” decisão que cancelou shows na praia do município


Recentemente foi cancelado pela Justiça o evento que teria show da cantora Joelma, nesta sexta-feira (12), na praia do Pedral, área de preservação ambiental permanente em São Félix do Xingu, sudeste do Pará.
Comprovante de transferência do pagamento para o show da cantora Joelma

O cancelamento foi solicitado pelo promotor Carlos Fernando da Silva, do Ministério Público do Pará (MPPA).

Morre em Brasilia, Chico Lins, ex-jogador do São Francisco, América e Barbosão

Resultado de imagem para Chico Lins, jogador de santarem
Na foto, Chico Lins quando atuou pelo time do América na década de 70 
Será sepultado nesta terça-feira Brasília o ex- jogador do São Francisco nas décadas de 70 e 80 Chico Lins. 
Ele fazia tratamento de saúde na capital federal e não resistiu. Chico era primo do ex-jogador do São Francisco, Aleixo Lins, e cunhado do também ex-Leão Azul, Edu Jennings. Chico Lins fez parte do time do São Francisco que tinha, Edmar, Guajará, Darinta, Maromba, Cuca, Afonso Cupu, Jeremias e outros craques.
Também foi campeão por vários anos do peladão  santareno jogando pelo time do Barbosão, ao lado de craques como Cupu, Birimba, Botica, Mariano, Isaac, Chicão, Valeco, Alex, Vivi, Paulo e outros craques do passado.

Desembargadores negam liberdade provisória para pistoleiro


Réu é acusado de executar trabalhador rural em São Félix do Xingu
Os desembargadores da Seção de Direito Penal negaram liberdade provisória, na sessão de segunda-feira, 15, para Romério Roberto de Araújo, acusado do homicídio do trabalhador rural Osvaldo Rodrigues Costa, em 6 de junho de 2016, no Acampamento “Novo Oeste”, área do complexo de fazendas conhecidos como “Divino Pai Eterno”, zona rural de São Félix do Xingu/PA. Na mesma ocasião, ele ainda tentou matar mais cinco pessoas. 
O pistoleiro foi reconhecido por testemunhas.
A defesa alegou excesso de prazo para a conclusão do processo, sustentando ainda falta de fundamentação para manter o réu preso preventivamente. Mas tais argumentos foram rejeitados pela relatora do habeas corpus, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias. A magistrada destacou que o próprio réu contribuiu para a demora na conclusão da instrução, destacando ainda que todos os argumentos trazidos pela defesa já tinham sido rejeitados em julgamento anterior. Além disso, afirmou que o processo encontra-se com andamento regular. O voto foi acompanhado à unanimidade. 
Em outro julgamento, os desembargadores acolheram pedido da defesa de Nilton Progênio Farias para conceder medida cautelar diferente de prisão preventiva. O pescador da Comarca de Rio Maria foi acusado de abusar sexualmente das suas duas filhas, na época com 13 e 16 anos. No entanto, ambas inocentaram o pai por meio de uma declaração em cartório e depois em juízo. 
A relatora do habeas corpus, Rosi Maria Gomes de Farias, acolheu os argumentos da defesa para que seja imposta ao réu outra medida cautelar que não seja a prisão preventiva até que o processo seja concluído. O voto foi acompanhado à unanimidade. 
Já o desembargador Rômulo Ferreira Nunes negou habeas corpus para declaração de nulidade processual para a defesa de Odilon Rocha de Sanção, ex-vereador de Parauapebas. O réu é acusado de fraude, junto com outros integrantes da Mesa Diretora Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, em contratos de fornecimento de gêneros alimentícios ao órgão e por contratação sem licitação de um lava jato, cuja proprietária é a própria filha do réu. 
A defesa alegou cerceamento de defesa porque um dos acusados do mesmo esquema teria negociado uma delação premiada sem que o réu tivesse acesso às informações o que infringiria o princípio do contraditório e estaria lhe causando constrangimento ilegal. O relator, no entanto, não acolheu tal argumento, ressaltando que a defesa sequer anexou peça que comprovasse que houve delação, impossibilitando sua apreciação. O relator rejeitou a nulidade processual, sendo acompanhado à unanimidade.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Pontes são queimada no município de Placas, em protesto contra constantes fiscalizações do Ibama na região

Ação constante do Ibama revoltou os trabalhadores do setor madeiro que fizeram interdição da BR-230.
Funcionários de uma serraria e alguns moradores de Placas, no oeste do Pará, queimaram pontes da BR-230, nesta segunda-feira (15), em protesto contra fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
As pontes ligam o município de Placas a Rurópolis e Uruará. A ponto que dá acesso ao município de Rurópolis foi a mais danificada e a passagem de veículos precisou ser bloqueada por medida de segurança.
Os manifestantes também atearam fogo em pneus e paus na cabeceira das duas pontes de madeira. Uma fila de carros se formou na estrada enquanto o protesto acontecia.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a situação está sendo monitorada, mas o clima é tenso no local. Há desvio pela PA-370, em direção à cidade de Uruará.
O Departamento Nacional Infraestrutura de Transporte (Dnit) já foi acionado pela PRF, e informou que iniciará levantamento nesta terça-feira (16), para recuperação das pontes. A PRF monitora a situação com apoio da PM, mas deve deslocar equipe para Placas.

Ex-prefeito de Placas é condenado a multa de R$ 50 mil por extravio de documentos de licitação; ele diz ao Blog do Xarope que já recorreu


A licitação é alvo de investigação do Ministério Público Federal. Maxweel Brandão também sonegou informações ao MPF.

Imagem relacionada
Negão: "Já fizemos apelação da sentença".
Em contato com o ex-prefeito, ele disse ao Blog do Xarope que já recorreu da sentença. E explicou que ações desse tipo faz parte da vida pública de qualquer gestor. " Nós já apelamos, e temos certeza que nossos advogados vão explicar a justiça na conformidade da lei", respondeu.
Maxweel Rodrigues Brandão, O Negão Brandão ex- prefeito de Placas, se refere ao pagamento de multa de R$ 50 mil pela sonegação de informações ao Ministério Público Federal e pelo extravio de documentos públicos referentes a uma licitação investigada pelo MPF.
Na sentença assinada no dia 8, o juiz federal Felipe Gontijo Lopes destacou que ficou plenamente caracterizada a prática de ato de improbidade administrativa, que acarretou “deliberada violação” aos princípios da legalidade, moralidade e publicidade administrativa.
De acordo com o MPF, o pedido de informações ao prefeito foi feito em março de 2012. Foram solicitados todos os documentos referentes a contratos no valor de R$ 281 mil em verbas federais para o transporte escolar. O então prefeito respondeu ao pedido do MPF apresentando apenas parte dos documentos.
Em 2013 o MPF voltou a requisitar a documentação, mas a nova gestão da prefeitura de Placas informou que todos os documentos relativos a licitações haviam sido extraviados pelo ex-prefeito.
Princípios básicos violados
O juiz federal Felipe Gontijo destacou na sentença que em razão da falta de registros confiáveis, sequer se pode aferir a legitimidade da aplicação dos recursos federais, pois, mesmo após o término do mandato do ex-prefeito, ao solicitar os documentos do gestor sucessor, foi constatado, pelo MPF, o extravio dos documentos produzidos durante a gestão de Maxweel, do setor de licitação do município.

Milícias crescem no PA e disputam comando do narcotráfico

Resultado de imagem para Milícias crescem no PA e disputam comando do narcotráficoFoi o som das sandálias se movimentando de forma repentina sobre o piso de cimento liso que chamou a atenção de Paulo. O movimento frenético dos pés em fuga, as cadeiras caindo, os saltos sem nenhum grito, nenhuma palavra, lhe deram a certeza de que algo grave ia acontecer.
Estivera a noite toda tão concentrado na sinuca que não percebeu os dois atiradores. Quando tirou os olhos do feltro verde puído, achou o homem com a escopeta calibre 12 em posição de tiro. Teve tempo de ver o primeiro tiro acertar um rapaz que fugia. Ouviu mais um, dois, três. “Eu me joguei debaixo da mesa de sinuca”, relembra Paulo (ele pediu para ter o nome real omitido), seis meses após aquela noite de janeiro.
A carga do primeiro tiro atingiu o braço. Tentou fingir-se de morto, mas mudou de ideia. Correu. “Quando pisei na calçada senti aquele tranco, parecia uma bomba, voei. Na queda quebrei o braço”. Imóvel, agora com um tiro nas costas e o rosto no chão, ouviu o homem se aproximar.
Fechou os olhos e esperou o impacto. O tiro falhou. Ouviu o engatilhar outra vez. A segunda munição tampouco disparou. Os homens, como vieram, se foram. Em silêncio.
Paulo teve sorte. Ficou 40 dias internado, passou por cirurgias, precisou retirar um pedaço da coxa para enxertar no braço parcialmente dilacerado. Há poucas sequelas.

Médico e prefeito no Ceará abusa de mulheres há décadas e filma os crimes, denunciam pacientes

Pacientes relatam que procuravam Hilso Paiva devido à credibilidade que ele tinha como médico 
63 vídeos que mostram o ginecologista com 23 mulheres. Para Associação Médica Brasileira, imagens mostram ‘claramente um estupro de paciente’. Prefeito nega abuso e diz que denúncias são ‘jogada da oposição’.
Ginecologista grava vídeos de pacientes nuas e enquanto praticava abusos sexuais
O médico e prefeito de Uruburetama, José Hilson Paiva, pratica há décadas o crime de abuso sexual de suas pacientes, conforme denúncias de mulheres que procuraram o ginecologista em busca de consulta. O G1 teve acesso a 63 vídeos, filmados pelo próprio médico, com as pacientes. As gravações mostram Hilson com a boca nos seios de mulheres sob o pretexto de estar tirando secreção e penetrando as pacientes, alegando que precisava “desvirar” o útero delas.
Especialistas que assistiram aos vídeos afirmam que em nenhum momento Hilson Paiva realizou um atendimento ginecológico. “Trata-se de um monstro”, e as imagens “demonstram claramente um estupro da paciente”, avaliam profissionais da Associação Médica Brasileira.
Denúncia das pacientes é de que o prefeito de Uruburetama abusava das mulheres durante atendimento em consultório — Foto: TV Verdes Mares/ReproduçãoO Ministério Público ouviu o relato de seis mulheres que dizem ser vítimas de abuso do médico. O prefeito afirma que nunca fez “nada forçado” e que as acusações são “jogada da oposição”. “Querem me derrubar”, argumenta Hilson de Paiva.
Os vídeos não podem ser publicados porque há mulheres nuas nas imagens e cenas de abuso sexual. Elas denunciam o prefeito desde a década de 1980, o que não resultou em condenação até então. Em outros casos, as mulheres relataram que tinham medo de denunciar o gestor porque dependiam da Prefeitura de Uruburetama para ter emprego no serviço público.

Vende-se um paraíso na comunidade de Cucurunã

" Preço de ocasião, motivo de viagem".
Vende-se um terreno com igarapé, na comunidade de Cucurunã, no Ramal dos Coelhos, medindo 24m de frente por 65m fundos. Passa água e luz na frente, distante 800 metros da rodovia Everaldo Martins, estrada que faz via Alter do Chão.
Interessados entrar em contato pelo telefone: (93) 99120-1382

Poligonal portuária de Santarém voltou a ser demarcada pelo Governo Federal após 26 anos

A poligonal portuária de Santarém voltou a ser demarcada pelo Governo Federal após 26 anos. A medida foi determinada pelo Ministério da Infraestrutura e alterou as poligonais de outros 15 terminais em todo o Brasil. As novas coordenadas se aproximam da proposta da Companhia Docas do Pará (CDP) feita em 2016 e compõem uma faixa navegável que percorre a foz do rio Tapajós até o Rio Amazonas, que exclui áreas terrestres da zona urbana da cidade, considerando apenas as áreas dos terminais da CDP e o Porto da Cargill. Terminais da zona portuária 2 também ficam de fora.
De acordo com o Governo Federal a poligonais são espaços terrestres e aquáticos que compreendem as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e de acesso ao porto organizado. A demarcação antiga, feita em 1993 e ratificada em 2004 foram incluídas áreas públicas destinadas para atividades incompatíveis com o porto.
Mantê-las na poligonal indicaria o desejo de que nesses imóveis, fossem instaladas estruturas portuárias que eliminariam a função atual desses bens. Logradouros como o Centro Cultural João Fona, A Catedral de Santarém, a Praça do Santíssimo, o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) estariam nessa área e pela consolidação da ocupação urbana da cidade não podem mais receber projetos voltados para a atividades portuárias. 
A nova demarcação corrige também outras inconsistências nas área de atuação da CDP. Terrenos localizados no cruzamento da Avenida Tapajós com a Rodovia Santarém Cuiabá (BR-163) que são historicamente pertencentes e administrados pela Companhia, anteriormente não contavam dentro da poligonal e agora estão devidamente regularizados.
Terminais da zona portuária 2, autorizados a se instalarem na parte leste da cidade de acordo com o Plano Diretor Municipal ficam de fora. Portos como o do DENIT, o Terminal Hidroviário da Prainha, da Bertolini, da Embraps e da Atems fazem parte da lista. Na prática, a demarcação resguarda o traçado do canal navegável da hidrovia evitando que esses terminais construam instalações que invadam a área destinada para a navegação.
Blog do Xarope via jornalista Weldon Luciano

Padre Marcelo Rossi é empurrado por mulher em missa e cai do palco

A mulher foi detida pela Polícia Militar e encaminhada para a delegacia
"O padre está bem. Esperando resultado de uma avaliação médica", informou a assessoria de Marcelo Rossi. A agressora demonstrou confusão mental ao prestar depoimento hoje na 2ªDP de Lorena, em São Paulo.De acordo com a Delegacia Seccional policial de Guaratinguetá, que não divulgou o nome da autora, V.H.F.S, de 32 anos, é natural do Rio de Janeiro e foi à Canção Nova com uma excursão. Ela alega sofrer transtorno bipolar e afirmou que está em tratamento psiquiátrico. O caso foi registrado como lesão corporal. O padre optou por não registrar a queixa, mas a emissora católica fez a ocorrência contra a mulher.

Concursos: 18 órgãos públicos abrem inscrições nesta segunda para 626 vagas

Ao menos 18 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira (15) para cargos de todos os níveis de escolaridade — Foto: Editoria de arte/G1


Cargos são para todos os níveis de escolaridade. Salários chegam a R$ 15.246,44 na Prefeitura de Bom Sucesso do Sul, no Paraná. Exército oferece 127 vagas na área da saúde.
Pelo menos 18 órgãos públicos abrem as inscrições para concursos nesta segunda-feira (15). Nestes, são oferecidas cerca de 626 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.

domingo, 14 de julho de 2019

Lutador esfaqueado ao tentar separar briga morre em Belém

O lutador de MMA David Silva de Souza, 36, morreu após ter sido esfaqueado ao tentar separar uma briga em Belém. A vítima estava internada no Pronto Socorro Mário Pinotti e, segundo o Instituto Médico Legal (IML), não resistiu e morreu na madrugada de sábado (13).
Segundo a Polícia, o lutador bebia em um bar no balneário Cacimba, localizado no conj. Satélite, em Belém, quando duas pessoas começaram uma discussão e iniciaram uma luta corporal. David, ao tentar apartar a briga, foi esfaqueado no tórax e braço direito. O agressor fugiu. O caso é investigado pela Seccional da Marambaia.

Cabo da PM é executado com 14 tiros na Feira do Açaí

pm paUm cabo da policia militar identificado cb Luiz Fernando Dias da Costa foi assassinado com 14 tiros, na madrugada deste sábado (13), na Feira do Açaí, na área do Ver-o-Peso, em Belém. (Foto: Reprodução/ Celso Rodrigues)

De acordo com informações de feirantes, que preferiram não se identificar, três homens já estavam na feira, quando o policial chegou. Imediatamente eles abordaram a vítima e efetuaram os disparos. O cabo da PM ainda tentou fugir, mas foi perseguido pelos criminosos.
Os feirantes contaram ainda que o policial era visto constantemente na feira do açaí, mas não se sabe exatamente o que ele fazia lá, mas acredita-se que fazia “bico” como segurança particular
Os criminosos fugiram em carro modelo Renault Sandero, cor prata. Eles ainda foram perseguidos por uma viatura, mas conseguiram fugir.
Policiais da Divisão de Homicídios estiveram no local e irão solicitar as imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos. No local do crime foram encontrados três projéteis e três estojos de calibre ponto 40.
O cabo Luiz Fernando era lotado no Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), mas estava afastado por questões médicas.
Com informações Dol

Assassino confesso de mototaxista de Oriximiná é preso no estado do Amazonas

Wilkson Melo Souza, o Pitico, confessou o assassinato do mototaxista Carlos Alberto, o Bill, em Oriximiná — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoWilkson Melo Souza era foragido da penitenciária de Santarém desde fevereiro deste ano.
Foi preso em Manaus, Amazonas, o assassino confesso do mototaxista Carlos Alberto Pimenta Corrêa (Bill). O crime aconteceu dia 4 de julho, em Oriximiná, oeste do Pará. O mandado de prisão por homicídio qualificado contra Wilkson Melo Souza (Pitico) foi cumprido pelo delegado William Fonseca, de Oriximiná, com apoio da Rocam de Manaus.
Uma denúncia anônima levou à polícia ao endereço onde Pitico estava escondido, em um sítio no Novo Cananã, km 171, em Manaus. Segundo delegado Fonseca, ao perceber a chegada da polícia, o suspeito tentou fugir pelos quintais de residências próximas, mas foi alcançado pelos policiais.

Ministério Público Federal pede afastamento do prefeito de Itaituba Valmir Climaco do MDB

Resultado de imagem para prefeito valmir climaco na fazenda“Na minha propriedade não entra de jeito nenhum”.
O Ministério Público Federal (MPF) em Santarém (PA) solicitou nesta sexta-feira (12) à Justiça Federal o afastamento provisório do prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB), por ameaçar servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio) designados para inspecionar uma de suas fazendas.
A área, reivindicada por indígenas da etnia mundurucu, foi alvo no último domingo (7) de uma ação da Polícia Federal, que apreendeu 583 kg de cocaína. Houve troca de tiros e duas pessoas foram presas no local, mas as investigações, até agora, não estabeleceram a relação da droga com o prefeito, que nega qualquer envolvimento com narcotráfico.
Autores da ação civil pública, os procuradores Luís de Camões Boaventura e Paulo de Tarso Oliveira afirmam que Climaco “descumpriu obrigações funcionais ao adotar comportamento visando apenas o interesse pessoal”.
As ameaças de Climaco ocorreram durante audiência pública em 7 de junho, segundo relatos de servidores da Funai que integram um grupo de trabalho criado para notificar fazendeiros e agricultores de que seus imóveis estão dentro de área passível de demarcação.
Ao ouvir isso o prefeito “recomendou aos moradores que recebam a equipe ‘à bala’, sendo essa postura que ele teria em seu imóvel”, afirma ofício da Funai enviado ao MPF.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Climaco negou que tenha ameaçado disparar contra os funcionários públicos, mas disse que “na minha propriedade não entra de jeito nenhum”.
No final de junho, porém, os servidores da Funai estiveram no imóvel do prefeito escoltados pela Polícia Federal.
Blog do Xarope via Folha de São Paulo

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Morte do comerciante Júlio Melli teria sido arquitetado por Cláudio Pereira Silva

Um homem identificado como Cláudio Pereira teria informado aos assaltantes que Júlio Melli teria R$ 6 mil em caixa.

Paulo, Douglas, Lucas er Cláudio presos pelo assalto que resultou na morte do comerciante Júlio Melli — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós 


O assalto que resultou na morte do comerciante Júlio Melli, no final da tarde de quinta-feira (11), no bairro Maracanã, em Santarém, oeste do Pará, teria sido encomendado por Cláudio Pereira Silva, 41 anos, segundo os depoimentos prestados por Paulo Machado e Douglas Conceição Chaves, 20 anos, executores do crime. 


Segundo o delegado plantonista Jaime Paixão, Cláudio que já havia trabalhado para a vítima entregando caixarias, tinha a informação de que Júlio Melli teria em caixa, na quinta, R$ 6 mil. Ele teria então acionado Paulo Machado e Douglas Conceição Chaves para a execução do assalto, enquanto ele e Lucas Coelho Carvalho, 19 anos, ficariam no apoio logístico. 


No momento do assalto, Júlio Melli teria esboçado reação, mas não estava armado. O comerciante teria travado luta corporal com Paulo, e nesse momento três tiros atingiram a vítima. 


Na correria para pegar a moto e fugir do local do crime, Douglas colocou o revólver calibre 38, na cintura. Mas segundo ele, o tiro que o atingiu de raspão foi disparado de dentro de um carro, no momento da fuga. 


A Polícia Militar foi acionada e conseguiu pegar Paulo e Douglas no local conhecido como "Toca da Raposa", na grande área do Santarenzinho.

Esquema




Na 16ª Seccional de Polícia Civil, Paulo e Douglas entregaram todo o esquema do assalto, informando os nomes de Lucas como apoiador e Cláudio, como mandante.


Sobre o assalto à frutaria, Douglas disse que o crime foi planejado quase na hora com as informações repassadas por Cláudio. Segundo ele, no caixa não havia os R$ 6 mil, o comerciante reagiu e por isso Paulo atirou.


Cláudio, por sua vez, nega ter passado informações à dupla Paulo e Douglas. "Nunca que eu ia fazer isso. Eu contratei o Paulo para trabalhar comigo carregando o caminhão, e ele sabia como era a movimentação. Eu nunca me envolvi em nenhum crime", declarou.


Paulo Machado, por sua vez, afirma que Cláudio encomendou o assalto e explicou como tudo deveria ser feito. "Ele explicou que o senhor tinha dinheiro lá, dentro de uma caixa. Eu nunca trabalhei pra ele, quem trabalhava pra ele era o Piauí. Ele mostrou a foto da casa, do pessoal lá, e explicou como era pra ser. Era só pra a gente ir lá e pegar os seis mil pra ele. Quando eu cheguei lá, o senhor desconfiou, foi logo me aguentando, me deu um mata-leão, a gente travou luta corporal, a arma caiu no chão, ele tentou me acertar, eu segurei na mão dele e aí aconteceram os disparos", contou.



Lucas e Cláudio foram presos ainda na noite de quinta-feira, grande área do Maicá.


De acordo com o delegado Tiago Mendes, da Especializada de Homicídios, Douglas já vinha sendo monitorado pela polícia e contra ele já havia pedido de prisão preventiva pelo assassinato de Erick Leandro Azevedo de Menezes, no bairro Urumari, no final do mês de junho.


Douglas confessou ter matado Erick Leandro com quatro tiros. Ele disse que o crime foi motivado porque Erick tinha ficado com o dinheiro de um assalto que eles fizeram no bairro Nova República, cerca de R$ 3 mil.


O delegado plantonista Jaime Paixão disse que os assaltantes e seus comparsas serão indiciados por latrocínio e associação criminosa. Ainda segundo Paixão, os assaltos e roubos praticados por Douglas em associação com outras pessoas têm como objetivo o financiamento do tráfico de drogas.
Blog do Xarope com informações de Silvia Vieira

Secretário de Saúde confirma decisão do governo de ampliar Hospital Regional em Altamira

O Secretário de Saúde foi acompanhado de perto por Mauricio Nascimento da Sespa da região do Xingu
O compromisso de ampliar o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, anunciado pelo governador Helder Barbalho na quarta-feira (10), durante a agenda de trabalho da "Caravana por Todo o Pará" no oeste do Estado, foi ratificado pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, durante a visita às instalações da unidade de saúde na manhã desta quinta-feira (11), junto com uma comitiva de técnicos e especialistas. A ampliação do hospital, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), visa desafogar a demanda sobre as unidades municipais e melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população.
Durante a visita, o secretário acrescentou que a ampliação dos serviços tem o objetivo de acompanhar a demanda crescente dos serviços e incluir novas especialidades médicas. Segundo Alberto Beltrame, a medida pode, ainda, dobrar a capacidade de atendimento, evitando que a população se dirija a outras regiões em busca de atendimento.
Foto: Leonardo Nunes / Divulgação"O Hospital presta relevantes serviços à saúde, mas ele está ficando pequeno para as necessidades de Altamira e da região", disse o secretário, acrescentando que a orientação do governador Helder Barbalho foi para "virmos avaliar a conveniência e possibilidade de ampliação e, até mesmo a duplicação, do Hospital Regional. Também verificamos a questão dos equipamentos necessários para a manutenção de bons serviços e discutir soluções de curto, médio e longo prazo".
Foto: Leonardo Nunes / DivulgaçãoAlberto Beltrame disse, ainda, que "a ideia é rediscutir o perfil assistencial do Hospital e ampliar os serviços, tanto no ponto de vista quantitativo quanto qualitativo e, sobretudo, agregar serviços novos, que não estão disponíveis na região, como cirurgia cardíaca, eventualmente oncologia, ampliação de hemodiálise e outros serviços que poderão melhorar a qualidade de vida e a assistência à saúde das pessoas de Altamira e região".

Ministra Damares Alves lança programa de combate à exploração sexual de crianças no Marajó

Ministra Damares Alves chega ao Marajó às 9 horas - Crédito: Reprodução - Fábio Pozzebom/Agência BrasilPrograma também inclui ações voltadas às mulheres, jovens e idosos
Os municípios de Breves e Portel, no arquipélago do Marajó, serão palco do lançamento do programa Abrace o Marajó, nesta sexta-feira, 12, com a presença da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
O programa será coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, destinado ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes e da violência contra mulheres e idosos.

Presidente da Famep solicita apoio para que Unidades da DPU continuem em funcionamento

Nélio Aguiar prefeito de Santarém, e presidente da FAMEP
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar manifestou sua insatisfação e preocupação com o anúncio do fechamento das Unidades da Defensoria Pública da União (DPU) dos Municípios de Santarém e Altamira fechem as portas. 

Como presidente Famep e como prefeito, Nélio vê isso como um grande passo para trás “Como entidade que trabalha em prol da qualidade de vida dos munícipes dos 144 municípios do Estado do Pará, ficamos preocupados com a decisão da DPU de fechar suas Unidades nos Municípios de Santarém e Altamira, além de estarem desde 1995 nos municípios também atendem a outros municípios no entorno, como Óbidos, Juruti, Alenquer e Oriximiná”, destacou.

Júlio Melli não resistiu à gravidade dos ferimentos e morre no Hospital Municipal de Santarém

Comerciante baleado por assaltantes em frutaria na avenida Fernando Guilhon. Ele foi atingido por três disparos.
Júlio Melli foi atingido por três tiros de arma de fogo durante assalto à frutaria de sua propriedade localizada na avenida Fernando Guilhon. O assalto aconteceu na tarde desta quinta-feira (11).
Segundo informações da polícia, dois indivíduos chegaram à frutaria "FrutMelli" e de posse de arma de fogo anunciaram o assalto. O comerciante teria reagido acertando um dos bandidos de raspão.
Ferido gravemente, o comerciante foi socorrido pelo Samu e levado ao Pronto Socorro Municipal em estado grave. O assaltante que foi alcançado com seu comparsa no local conhecido como "Toca da Raposa", também foi levado para o PSM, sendo atendido na sala de sutura. Após ser liberado, o assaltante foi conduzido pela Polícia Militar à Seccional Urbana de Polícia Civil para autuação em flagrante.
Na Seccional, a PM apresentou um colete e a arma apreendida com os assaltantes, bem como a moto usada por eles, que segundo a polícia, é roubada.
Blog do Xarope com informações da jornalista Sílvia Vieira

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Exame de DNA confirma que a ossada humana encontrada no parque nacional da Amazônia é realmente da jovem Winglya Lopes; ex-marido foragido é principal suspeito

Apesar do resultado do exame positivo, não foi informado qual teria sido a forma da morte da jovem
O resultado do exame de DNA, foi entregue pela diretora do Instituto Médico Legal (IML) de Itaituba, na manhã desta quinta-feira 11 de julho de 2019 na delegacia da mulher (DEAM). Segundo informações, até o momento a Polícia não informou de que forma ela foi morta.
O exame foi entregue ao superintendente da Polícia Civil do Tapajós Vicente Gomes. O resultado do DNA, foi positivo, a ossada encontrada na região do parque Nacional da Amazônia, a cerca de 30 dias é realmente da jovem Winglya Lopes, que estava desaparecida.
Agora a polícia trabalha na tentativa de chegar ao ex-marido da jovem Arlyson Souza que é foragido da justiça.
De acordo com a Polícia, ele é apontado como o principal suspeito do crime, que acabou tirando a vida de uma jovem que inclusive hoje estaria completando 26 anos de idade.
Arlyson Souza ex-marido da jovem principal suspeito e que é foragido da justiça
Blog do Xarope com informações do Repórter Marinaldo Silva via 

Prefeita e vice-prefeita vão responder na Justiça por nepotismo

Após constatar a nomeação de parentes para cargos públicos, pela prefeita e pela vice-prefeita de Ipixuna do Pará, a promotora de Justiça Monique Nathyane Coelho Queiroz, ajuizou, no dia de julho, Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa. A decisão da prefeita e vice-prefeita de nomearem parentes para cargos na prefeitura configura nepotismo.

Secretário de Saúde do Estado faz vídeo e visita hospital e maternidade de Rurópolis

O Secretário de Estado de Saúde Dr. Alberto Beltrame esteve em Rurópolis, ocasião que acompanhava o Governador Helder Barbalho na "Caravana Por Todo o Pará" na oportunidade o titular da SESPA em companhia do Prefeito Taká sua esposa Maria Padilha Secretária de Assistência Social e a Secretária de Saúde Fernanda Cardoso; O Secretário conheceu ás modernas instalações maternidade e o hospital municipal.
Taká fazendo visita com o secretário 

Verbalmente o Prefeito Taká cobrou do Secretário, recursos para melhorias na parte antigo do H.M, que foi construído por ocasião da fundação da cidade e necessita passar por reforma geral.
A secretária Fernanda Cardoso ouviu do Secretário o compromisso de ampliar os serviços da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal da Maternidade Municipal de Rurópolis, fornecendo uma incubadora de transporte, um respirador e um monitor; Para a parte geral do hospital, Beltrame pediu um projeto para submeter à apreciação do governador, para reforma, adequação e qualificação do espaço, com valor estimado em R$ 600 mil reais.
Taká, esposa e a secretária de Saúde com Alberto Beltrame
Alberto Beltrame parabenizou o governo do Prefeito Taká e a Secretaria de Saúde pelos prêmios que recebeu por ocasião da 16ª Amostra Brasil aqui tem SUS no 35º Congresso Nacional das Secretárias Municipais de Saúde dia 05 de Julho.
Os prêmios foram concedidos pela Organização Pan-americana de Saúde / Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS) e pelo Conselho Nacional das Secretárias Municipal de Saúde (CONASEMS), em reconhecimento ao Projeto "Desbravadores do SUS: Redescobrindo Cidadãos, Promovendo o Direitoà Saúde", escrito pela Secretaria de Saúde de Rurópolis e desenvolvido junto à comunidades ribeirinhas.
Prefeito Taká com o secretário de Saúde do Estado

Polícia Federal deflagra operação que combate comércio ilegal de ouro no Oeste do Pará e em outras regiões

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Santarém/PA, atendendo pedido do Ministério Público Federal. O valor do sequestro é superior a R$ 16 milhões.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 10, a Operação Dilema de Midas II. Nesta ação foram cumpridos seis mandados de sequestro de bens em endereços situados no Estado de São Paulo, ligados a uma instituição financeira que atua na compra de ouro no Oeste do Pará e em outras regiões.