terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

COMUNIDADE RECEBE A UBS DO PAJUÇARA, FRUTO DE PARCERIA ENTRE A PREFEITURA DE SANTARÉM E FUNDAÇÃO DIETER MORSZECK

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou na segunda-feira, 17, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pajuçara, localizada na estrada Interpraias.

Com um investimento de R$ 516 mil, a unidade foi projetada para oferecer uma estrutura moderna e equipada para atender às demandas da Atenção Primária à Saúde (APS). 
O espaço beneficiará aproximadamente 7.500 pessoas, incluindo moradores das comunidades de Carapanari, Santa Maria, São Francisco, Fátima, Paraíso Verde e Tapari.
Fruto parceria entre a Prefeitura de Santarém e a Fundação Dieter Morszeck, a UBS reforça o compromisso com a ampliação e melhoria dos serviços de saúde. 
A construção foi inteiramente financiada pela fundação, enquanto o terreno foi doado pela Associação de Moradores do Pajuçara. 
A Prefeitura será responsável pela gestão da unidade, garantindo insumos, equipamentos e profissionais para o atendimento da população.
Com 12 salas, a UBS conta com consultórios médicos e de enfermagem, sala de Saúde da Mulher, sala de procedimentos, farmácia, consultório odontológico, sala de vacinação e espaços de apoio para a equipe de saúde.
O presidente da Associação dos Moradores do Pajuçara (Amopa), Valter Martins dos Santos, destacou a importância do novo espaço e agradeceu a todos os envolvidos na concretização do projeto.
“Agradecemos à Fundação Dieter Morszeck por viabilizar os recursos necessários para a construção da UBS, um projeto que trará benefícios duradouros para nossa comunidade. 
Nossa gratidão também ao Dr. Erik Jennings, vice-presidente da associação e um dos grandes idealizadores dessa iniciativa, que se dedicou a buscar os meios para transformar esse sonho em realidade. Um agradecimento especial à Dona Ângela, esposa do senhor Geraldo Paz do Nascimento, cuja generosa doação do terreno possibilitou essa conquista. 
Esta UBS é um pedido da comunidade e uma necessidade real. Estivemos presentes nos últimos ajustes e somos gratos a todos que contribuíram para que esse projeto se tornasse realidade”.
O diretor da Fundação Dieter Morszeck, Erik Jennings, destacou o impacto transformador do projeto e o engajamento da população.
“Antes da construção da UBS, este terreno, que pertencia ao Seu Geraldo, era um espaço abandonado onde se descartava lixo. 
Hoje, graças à união entre comunidade e Poder Público, ele se tornou um centro de cuidado e acolhimento. 
As pessoas não vêm mais aqui para jogar lixo, mas para buscar atendimento e qualidade de vida. 
Essa mudança só foi possível porque a população do Pajuçara se mobilizou para que a obra fosse concluída, participando ativamente e ajudando nos últimos ajustes. 
Esse envolvimento reforça a importância da união e serve de exemplo para outras localidades”.
A assessora do Planalto da Semsa, Maria Maia, reforçou que a UBS não será apenas um local para tratar doenças, mas, também, para desenvolver ações de promoção da saúde.
“Assumimos esse projeto como um grande desafio e, em pouco tempo organizamos a equipe para atuar nesta unidade. 
Foi necessário remanejar profissionais que atendiam em São Braz para que pudessem prestar assistência diretamente aqui. 
Quero reforçar que esta unidade não será apenas um espaço para tratar doenças, mas, também, para promover saúde. 
Isso exige um esforço conjunto, com a participação ativa da comunidade e o trabalho dos agentes de saúde. 
Precisamos do envolvimento de todos para que as ações preventivas tenham impacto real”.
O prefeito Zé Maria Tapajós ressaltou o impacto positivo das parcerias na viabilização da unidade de saúde e destacou a importância da colaboração entre diferentes setores.
“Desde o início do nosso governo, sempre defendemos a importância das parcerias, pois são elas que garantem benefícios reais à população. 
E esta, entre a Fundação Dieter e a Prefeitura, é um grande exemplo disso. 
Com essa nova unidade de saúde, o atendimento se tornará mais acessível e eficiente para a comunidade, garantindo um suporte ainda maior àqueles que mais precisam”.
Por: Katrine Bentes/Ascom-Semsa
Fonte: Portal Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.