terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Aeroporto de Altamira e outros três no Pará serão ampliados

Os aeroportos de Altamira, Santarém, Marabá e Carajás, no estado do Pará, serão ampliados. O anúncio foi feito pela empresa Aena Brasil, responsável pela administração dos terminais.

De acordo com a empresa, já foi assinado um contrato com o Consórcio Nova Engevix & PowerChina para a realização das obras de ampliação e modernização dos aeroportos.
Os serviços devem começar nos próximos dias, após a emissão de todas as licenças necessárias, e a conclusão está prevista para junho de 2026. 
Durante a execução das obras, está prevista a contratação de dois mil funcionários para atuar nos quatro aeroportos do estado, que são administrados pela Aena Brasil.
As reformas incluem ampliações significativas nos terminais de passageiros. 
Em Carajás, a área será cinco vezes maior, passando de 800 m² para 4.000 m². Santarém terá mais que o triplo do espaço atual, indo de 1.300 m² para 4.400 m². 
A proporção é semelhante à de Marabá, com uma expansão de 1.800 m² para 5.100 m². 
Já Altamira cresce de 1.200 m² para 2.900 m².
Além disso, serão implementados recursos de segurança em todos os aeródromos, como novas áreas de escape nas cabeceiras, faixas preparadas na pista e melhorias nas operações de pouso e decolagem. As iniciativas da Aena têm como objetivo atender à crescente demanda de passageiros e garantir que os aeroportos operem de forma moderna e alinhada aos padrões internacionais.
“Estamos orgulhosos em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do Brasil. 
Nosso compromisso é com a eficiência operacional, o conforto dos passageiros e a segurança em todos os nossos terminais”, afirma o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.
As obras de ampliação e modernização dos aeroportos administrados pela concessionária no Pará beneficiam diretamente as regiões atendidas, contribuindo para a expansão do turismo e da economia, ressalta a Aena.
“São obras grandiosas, que irão movimentar muito a economia da região e deixarão um imenso legado para o estado do Pará. 
Estamos muito felizes em fazer parte deste empreendimento e contribuir para a modernização da infraestrutura aeroportuária do país”, afirma Fernando Schmidt, diretor do consórcio construtor CCBN.
Fonte : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.