Procedimento foi decisivo para reverter o quadro inflamatório e a infecção pulmonar.
![]() |
Cirurgia de Toracotomia preservou o pulmão do paciente- Foto : Divulgação |
Procedimento de alta complexidade realizado no Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus, (HRMJ), no oeste do Pará, possibilitou a recuperação da saúde do jovem Maurício Sousa dos Santos, de 25 anos.
A cirurgia preservou o pulmão do paciente e, ainda, reverteu um quadro de infecção.
Maurício passou por uma toracotomia, cirurgia de alta complexidade que permite acessar os pulmões e o espaço pleural por meio das costelas.
Entre os médicos que atuam na unidade, o procedimento foi considerado um marco para a medicina da região da Calha Norte.
Maurício foi internado com quadro de infecção pulmonar grave com presença de quantidade abundante de pus dentro do pulmão direito. “Iniciei o tratamento com antibiótico, mas não houve melhora.
Após exames, foi constatada a necessidade de cirurgia.
A equipe me explicou todo o processo e fui muito bem assistido durante e após o procedimento”, contou o paciente na manhã desta quarta-feira (10), seis dias após o procedimento.
A cirurgia foi conduzida pela equipe do cirurgião José Pinhata Otoch, que explicou a gravidade do caso.
“O paciente apresentava um cisto pulmonar congênito que evoluiu com infecção bacteriana em seu interior”, afirmou.
“Realizamos a toracotomia, ressecamos o cisto e fizemos a drenagem do tórax.
O pulmão foi preservado e a evolução pós-operatória foi bastante satisfatória.
O paciente já está em recuperação e deve receber alta em breve”, acrescentou.
De acordo com a diretora-geral do Hospital, Katiuscya Braga, a cirurgia demonstra a capacidade técnica e a estrutura do hospital em oferecer tratamentos de alta complexidade.
“A realização de procedimento como esse feito em Maurício aqui em Oriximiná evita que pacientes precisem viajar longas distâncias em busca de atendimento”, afirmou.
Atendimento humanizado 100% SUS
Unidade do Governo do Pará, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) conta com uma estrutura moderna, 26 leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos de acolhimento, levando atendimento integral e humanizado aos pacientes.
O hospital tem uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, garantindo um atendimento eficaz aos pacientes.
Fonte : Por g1 Santarém e Região — PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.