quinta-feira, 11 de setembro de 2025

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA (PA) CELEBRA A FORMATURA DA 2ª TURMA DO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO PÚBLICA NO THEATRO DA PAZ

O Theatro da Paz foi o cenário da formatura da 2ª turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, ofertado pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Fundação Escola do Poder Legislativo (Felepa).
A casa de espetáculos centenária, uma das mais antigas do Brasil, foi escolhida pela sua relação com a história do Poder Legislativo do Pará. 
Foi a Alepa que autorizou, em 1863, a construção do teatro, e, em 1959, a Assembleia Legislativa do Pará realizou sessões no Theatro da Paz porque um incêndio comprometeu o prédio onde os deputados costumavam se reunir.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Cento e sete servidores da Alepa, de câmaras de vereadores e de prefeituras de 97 municípios paraenses receberam o grau superior na cerimônia, conduzida pelo presidente da Alepa, deputado Chicão. 
A 2ª turma iniciou o curso há dois anos, de forma híbrida, nas modalidades presencial e a distância.
Inovação
A Alepa é pioneira ao ser a mantenedora do curso superior do próprio Legislativo. 
Ao ser a primeira no país a investir na graduação de servidores, a Casa se torna uma referência para todo o Brasil.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
A solenidade começou com a apresentação musical da cantora Sandra Dualibi, com peças de grandes músicos do Pará e do Brasil, para a plateia formada pelas famílias dos formandos e servidores do Legislativo.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
“O investimento em educação é um caminho sem volta que vocês aceitaram há dois anos”, destacou a presidente da Fundação Escola do Legislativo, Betânia Fidalgo, para os concluintes do curso. 
“Não é fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo, como todos fizeram, pois isso exige muito esforço, dedicação e sacrifício. 
A educação é a única forma de desenvolver a sociedade”, avaliou.?
“Nós acreditamos que poderíamos mudar a história do Legislativo por meio desse curso, e esse processo cresceu com a criação do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, até chegarmos a este momento, com a criação também do curso de pós-graduação, já em andamento”, comemorou Betânia Fidalgo.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Elaine Ramos Santos, da Câmara de Vereadores de Ourilândia do Norte, fez o juramento da turma, seguida da outorga do grau pelo presidente Chicão. Um a um, os formandos receberam os diplomas em mãos.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Já a servidora Betânia Benjamim Dias da Paz, da Procuradoria da Alepa, foi a oradora. 
“Senhores Bacharéis, essa nossa jornada foi marcada pela construção de um relacionamento amoroso de aprendizado, que nos trouxe até este momento”, destacou ela, ao se dirigir aos colegas de estudo.
Dos 107 formandos, 44 estudaram na modalidade presencial, e outros 63 participaram do curso na modalidade híbrida ou a distância.
Em sua fala, o presidente da Casa Legislativa pontuou a importância desse feito que se concretizou na noite desta terça-feira (09/09). “Vocês são exemplos para outras pessoas de que é possível mudar uma sociedade que cresce pelo conhecimento”, ressaltou.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
O presidente lembrou que saiu de casa aos 12 anos para estudar e que o sonho do pai dele era ver um filho formado. 
“Façam o que os deixa confortáveis; o sonho deve ser de cada um que busca a realização pessoal e profissional”, reforçou. 
“Esse curso foi criado para aperfeiçoar as pessoas que atuam na gestão pública, para que possam oferecer o melhor para a sociedade. 
Por isso, somos referência no Brasil. 
Nossa passagem pela Alepa vai se perpetuar através de nossos alunos, nossa missão no serviço público foi cumprida”, concluiu Chicão.
Tecnólogos em Gestão Pública
O curso faz parte do programa Forma Alepa, que capacita vereadores, assessores e gestores legislativos, e oferece formação para a coordenação de órgãos ou setores da administração pública, nos quais podem assumir a responsabilidade no uso de mecanismos públicos.
Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA)
A Gestão Pública busca solucionar seus desafios por meio de políticas públicas eficazes. 
O objetivo do Poder Legislativo, ao oferecer um curso superior, é qualificar o trabalho do servidor público, garantindo transparência e eficácia. 
O curso ‘Tecnologia em Gestão Pública’ tem suas ementas voltadas para o Legislativo.
O ensino médio completo é um pré-requisito para ingressar no curso superior, uma exigência da Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 
A graduação da Felepa tem todas as disciplinas obrigatórias previstas nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Gestão Pública.
*Todas as fotos da solenidade de formatura estão disponíveis no Álbum
Fonte : Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.