segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Justiça não atende pedido de advogados e mantém Caetano afastado por seis meses em Vitória do Xingu


Resultado de imagem para jose caetano prefeito e seus advogados de vitoria do xingu
Justiça disse ÃO aos advogados de José Caetano em Vitória do Xingu

prefeito de Vitória do Xingu, Caetano Oliveira (PSB), continuará afastado do cargo por decisão da Justiça do Pará. É que a defesa dele não conseguiu até agora reverter essa situação que lhe foi imposta na quarta-feira (18) por fraudes aos cofres públicos em torno de R$ 315 mil.

Neste sábado (21), o TJ (Tribunal de Justiça) do Pará indeferiu o recurso (agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo) ajuizado pelos advogados de Caetano para reformar a decisão que o afastou cautelarmente por 180 dias (6 meses), a pedido do Ministério Público paraense.
A desembargadora plantonista Nazaré Gouveia foi quem manteve o prefeito fora do cargo.
“Os elementos que instruem o agravo e evidências [da defesa de Cateano Oliveira] não são suficientes para desconstituir, de plano, a decisão combatida em via de plantão judicial”, justificou a magistrada.
“Há fortes indícios de utilização pelo agravante [Caetano Oliveira] da máquina administrativa para prejudicar o andamento da instrução, sinalizando, assim, a necessidade de afastamento”.
Preservar a instrução processual 
E arrematou na sua decisão, de 8 páginas, proferida neste sábado: “Havendo indícios de que o agravante, valendo-se do seu cargo de prefeito municipal, estaria ocultando possíveis provas destinadas a comprovar a ilicitude de sua conduta, resta justificado o afastamento cautelar para preservar a instrução processual”
Desde quarta-feira Vitória do Xingu se encontra sob a gestão de Murilo Sousa, vice-prefeito.
Além do prefeito Caetano, a Justiça também afastou José Renildo Santos Ribeiro do cargo de assessor especial I da prefeitura, por permanecer vinculado à prefeitura e receber remuneração sem desempenhar atividades regulares. Renildo é um dos 8 servidores “fantasmas” nomeados para trabalhar na gestão de Caetano. Os outros sete já foram exonerados do quadro funcional. 
Os fantasmas 
Os 8 servidores ‘fantasmas’ nomeados em cargo de comissão pelo prefeito, segundo a denúncia do MP do Pará, são: Haron Azevedo de Sousa, Nilza Maria Goncalves de Azevedo, Jose Carlos Rosa Dias, Elizeu da Silva Martins, Erivando Oliveira Amaral, Joseilda Silva Amaral, Jose Renildo Santos Ribeiro Rebelo, Max Mauro de Carvalho.
Já existe um movimento para pedir a cassação do prefeito Caetano.

Prefeitura de Novo Progresso publica decreto de pontos facultativos durante Natal e fim de ano

Resultado de imagem para prefeito macarrão de novo progresso
Prefeito Ubiraci segue firme segue firme com o seu compromisso com as contas públicas.
Em virtude das festas de Natal e de fim de ano, o prefeito Ubiraci Soares (Macarrão -PSC) decretou  pontos facultativos nos Órgãos da Administração Pública Municipal nos dias 16, a partir do meio-dia, e 31 de dezembro de 2019.
Os servidores públicos municipais retornarão às suas atividades, normalmente, no dia 2 de janeiro. Porém, o decreto não se aplica aos Órgãos em que, por sua natureza, houver necessidade de funcionamento ininterrupto.
Os servidores – ativos, aposentados e pensionistas – receberam desde sexta-feira (20/12) o salário conforme prometido pela Prefeitura de Novo Progresso que já havia pago o do 13º salário no inicio do mês.

Negado o arquivamento de processo por improbidade da ex-prefeita de Prainha Patricia Hage

Advogada, Patrícia Hage, que governou o município entre 2013 e 2016, é acusada de não ter prestar contas referentes a recursos públicos federais
Resultado de imagem para patricia hage
Patricia  Hage ex-prefeita de Prainha
O processo aberto pelo Ministério Público do Pará e que investiga possível improbidade administrativa da ex-prefeita de Prainha Patrícia Hage continuará de vento em popa.
À unanimidade, o Conselho Superior do MP decidiu pelo não arquivamento do caso.
Ainda de acordo com a decisão, deve-se promover a devolução dos autos à Promotoria de Justiça de Prainha, “para os ulteriores de direito, por se tratar de questão já judicializada”.
“Não compete ao Conselho Superior do Ministério Público rever procedimentos extrajudiciais que tenham sido objeto de ação ajuizada”, justificou o relator da matéria. 
Advogada, Patrícia Hage, que governou o município entre 2013 e 2016, é acusada de não ter prestar contas referentes a recursos públicos federais encaminhados a Prainha de programas da área de educação – educação infantil, apoio suplementar. 
O montante que a ex-prefeita não teria prestado contas é de quase R$ 50 mil, cujo prazo final expirou em outubro de 2018.
Ela é irmã do deputado Junior Hage.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

João de Deus é condenado pela primeira vez por crimes sexuais, e pega 19 anos de prisão

João Teixeira de Faria, o João de Deus, nasceu em 1942, no vilarejo de Cachoeira da Fumaça (GO) e teria despertado para sua mediunidade aos 9 anos. Tendo como mentor o médium Chico Xavier, fundou, em 1976, o hospital espiritual Casa Dom Inácio de Loyola, na pequena cidade de Abadiânia (GO), onde realiza cirurgias espirituais em pessoas que, por alguma enfermidade, o procuram, vindas de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Nesta foto de março de 1991, João realiza uma operação espiritual em um paciente. Foto: Ricardo Stuckert / Agência O GloboDenunciado 13 vezes pelo MP de Goiás, por abuso contra 57 vítimas e posse ilegal de armas, médium está preso preventivamente há um ano, e nega as acusações
O médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, foi condenado na tarde desta quinta-feira (19), pela juíza Rosâgela Rodrigues, da comarca de Abadiânia, a 19 anos e quatro meses de prisão, por crimes sexuais cometidos contra quatro mulheres durante atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia.
Foi a primeira condenação de Faria por esse tipo de crime —ele está preso preventivamente há um ano, no Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia, e já foi condenado por posse ilegal de armas.
O médium foi denunciado 13 vezes pelo Ministério Público de Goiás, duas delas por posse ilegal de armas. As outras 11 envolvem 57 vítimas cujos crimes de abuso sexual não prescreveram.
Mais de 300 mulheres tiveram seus depoimentos tomados pelo MP e pela Polícia Civil, em casos de estupro que vão de 1973 a 2018.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Prefeito de Vitória do Xingu é afastado do cargo por empregar servidores “fantasmas”. Vice prefeito Murilo Sousa deve assumir o cargo

Resultado de imagem para jose caetano prefeito de vitoria do xingu
O vice prefeito Murilo a deve assumir a vaga de José Caetano afastado pelo MP
A Justiça do Estado, atendendo a pedido liminar do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), afastou o Prefeito de Vitória do Xingu, José Caetano da Silva Oliveira (PSB), pelo período de seis meses. Ele é suspeito de ter empregado pelo menos oito servidores “fantasmas” na prefeitura: eles eram remunerados sem prestar serviço ao órgão, causando prejuízo de até R$ 315 mil aos cofres públicos. 
Parece a casa caiu para o gestor! A decisão demonstra o que acontece com quem pensa estar acima da lei e da justiça. 

Segundo o MPPA, além do Prefeito, a Justiça também deferiu pedido do MPPA para afastamento de José Renildo Santos Ribeiro do cargo de assessor especial I da prefeitura, por permanecer vinculado à prefeitura e receber remuneração sem desempenhar atividades regulares. Renildo é um dos oito servidores “fantasmas” nomeados para trabalhar na administração municipal, já que os outros sete já foram exonerados do quadro funcional.
O MPPA aguarda agora o julgamento do mérito de uma ação cívil pública, em que são requeridas, entre outras providências, a condenação de José Caetano Silva de Oliveira pela prática de improbidade administrativa, incluindo a sanção de ressarcimento ao erário do prejuízo causado pelo desvio de verbas.
O Blog do Xarope se aprofundou nas investigações e descobriu que a denuncia é de 2018, e que segundo informações o prefeito Caetano teria contratado cerca de 150 funcionários fantasmas para fortalecer candidaturas de seus candidatos a deputado estadual e federal. E não somente 8 como o MP denunciou. 
Com a decisão, o vice-prefeito, Murilo Sousa, deve ficar à frente do cargo.

Pastor mata outro pastor a facadas após discussão sobre a Bíblia

Um pastor de uma igreja pentecostal matou outro pastor da mesma denominação com golpes de faca e pedra, na madrugada dessa quarta-feira, 29, em Timbaúba, Zona da Mata de Pernambuco. Após uma discussão por causa da bíblia, José Carlos da Silva, 54, deu facadas em Paulo Germano da Silva, 58. O autor do crime foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia do Município.
De acordo com a Polícia Militar, os dois estavam em um quarto, por trás da igreja pentecostal, que fica no Bairro Coronel Maranhão, quando iniciaram uma discussão relacionada à Bíblia. Durante o desentendimento, José Carlos pegou duas facas e golpeou o colega de congregação. A vítima ainda tentou correr, mas foi alcançada e levou pedradas.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Depoimento revelador pode mudar rumo do caso dos brigadistas

Um depoimento vazado do inquérito da “Operação Fogo Sairé”, que investiga a participação de Daniel Gutierrez, João Victor Pereira Romano, Gustavo de Almeida Fernandes e Marcelo Aron Cwerner–a Brigada de Alter– no incêndio ocorrido em Área de Proteção Ambiental (APA) na praia de Alter do Chão, em Santarém, em 16 de setembro de 2019, pode mudar os rumos da investigação.
Dias após suas prisões preventivas terem sido decretadas, o governador Helder Barbalho interveio no caso, trocou autoridade competente para presidir o inquérito, e logo após, o juiz Alexandre Rizzi mandou soltar os brigadistas, deixando claro que a libertação não significava qualquer juízo de absolvição.
Embora tenha feito esta ressalva, o opinião pública acabou por se sensibilizar com os depoimentos que os ativistas gravaram para as mídias, após suas solturas. Todos de cabeça raspadas sustentando uma tese de perseguição. Isto tudo, entretanto, pode acabar e toda esta versão apresentada aos fatos, por conseguinte, ir por água abaixo.
Ocorre que as principais provas até então coletadas contra os brigadistas se baseavam em conversas telefônicas e mensagens interceptadas.
A defesa alega que houve um erro de interpretação, e que todos os trechos em que os brigadistas falavam em “tocar fogo no mato” “fumaça”, “incendiar” seriam referências metafóricas à maconha e não frases literais, ou seja, significavam “acender um baseado”.
Esta semana, todavia, o ParaWebNews teve acesso, em primeira mão, a um depoimento vazado de uma testemunha no inquérito, agora presidido pelo novo delegado, Dr. Waldir Freire.
Segundo os relatos de um morador do local, os brigadistas não só atearam fogo naquela área, como trouxeram equipe para filmar e comemoraram o sucesso do incêndio com bebidas e maconha.
Ainda de acordo com ele, os brigadistas lhe impediram de chamar os Bombeiros e quando foram embora, teriam lhe dito “Não esquenta, se não acabar hoje amanhã a gente vem”
Se o depoimento se comprovar verdadeiro, pode gerar uma reviravolta no caso dos brigadistas.
Lembremos que desde o dia 13 de dezembro, o juiz Alexandre Rizzi, não aceitou o pedido do MPF de “federalizar o processo”, continuando, portanto, como competência da Justiça do estado.
Vejam o depoimento na íntegra.

Polícia consegue recuperar dados de celular e tablet do marido de Flordelis

Flordelis ao lado de AndersonA Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo conseguiu recuperar dados do celular e tablet do pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal Flordelis de Souza (PSD) assassinado no dia 16 de junho deste ano. Os investigadores tiveram acesso a arquivos e conversas que estavam armazenadas na chamada “nuvem” dos aparelhos, dados que ficam salvos em uma conta na internet.

Polícia de Santarém prende sequestrador e resgata criança

Criança está bem e foi levada pela Polícia para a UPA 24 Horas, para avaliações médicas
Fotografo: Reprodução
Josafá dos Santos Tavares foi preso na noite de domingo, na BR 163
Uma ação integrada das Polícias Civil e Militar conseguiu prender no domingo à noite (15) o sequestrador Josafá dos Santos Tavares, entre as comunidades de Piranha e Bom Jesus, na BR 163. O mesmo estava em companhia da criança que havia sido sequestrada de sua residência no sábado (14), no bairro da Nova República, em Santarém, oeste do Pará.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Acidente gravíssimo mata esposa do vereador Gilberto Mathias em Placas

A HILUX DIRIGIDA PELO VEREADOR FICOU TOTALMENTE DESTRUÍDA
A filha e o vereador acabaram de serem encaminhado para Santarém
Um gravíssimo acidente aconteceu na noite desse sábado, a cerca de 5 quilômetros do município de Placas, precisamente na vicinal da 60.
Durcarmo esposa do vereador veio a óbito
A camioneta Hilux dirigida pelo vereador e presidente da Câmara de Placas, Gilberto Mathias se chocou de frente com um caminhão. No acidente ficou gravemente ferido o vereador e sua filha. 
A esposa de Gilberto, Ducarmo Rodrigues veio a óbito no local do acidente. A informação é de que o caminhão se encontrava parado na mão do vereador.
Daqui a pouco daremos mais informação sobre o acidente.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Corpo é desovado no ramal da comunidade de Santa Maria, em Santarém

O corpo tem três marcas de tiros, e até o momento ainda não tinha sido identificado.
O corpo de um homem foi encontrado as margens de uma estrada de terra no ramal da comunidade Santa Maria, na região do Eixo Forte, em Santarém, no oeste do Pará, com três marcas de tiro, segundo a Polícia. Moradores que passavam pelo local avistaram o corpo e acionaram a Polícia.
As equipes da Polícia Civil e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (IML) estão no local investigando a ocorrência.
Equipes da Polícia Civil e IML estão no local onde o corpo foi encontrado — Foto: Maurício Rebouças/TV Tapajós

TRE cassa mandatos de sete vereadores de Santa Izabel do Pará

TRE cassa o mandato de sete vereadores em Santa Izabel do Pará - Crédito: Divulgação/Prefeitura de Snta. Izabel-PAPresidente da Câmara está entre os parlamentares cassados; suspeita é de candidaturas laranja de mulheres, em três chapas
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cassou o mandato de sete vereadores do município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, entre eles o presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Antônio Teixeira (PSC), o “Marco da Ambulância”.
O processo teria sido motivado pelo suposto uso de candidaturas laranja de mulheres e pelo não cumprimento dos 30% da cota para mulheres em três chapas, nas eleições de 2016, o que caracteriza fraude eleitoral. 

Trio é preso em flagrante pela PM com mais de 3 quilos de maconha em Uruará

A droga estava camuflada entre os objetos pessoais dos acusados, que viajavam pela Transamazônica
Três homens foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil do município de Uruará com mais de três quilos de maconha, na madrugada de terça-feira (10), por uma guarnição da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar. A droga estava no interior de um veículo que era conduzido pelos traficantes.

Filho divulga retrato de acusado de ter matado seu Pai a facadas em Novo Progresso e faz apelo por justiça

junior
Junior do Cigarro é acusado de matar a facada a vitima Abilio de Araujo
Segundo o filho da vitima o acusado é conhecido na região de Garimpo como “Junior do Cigarro” (foto), ele matou e fugiu, com a divulgação da foto , pedem para quem souber do paradeiro favor avisar a policia mais próxima.
Junior do Cigarro é acusado de matar a facada a vitima Abilio de Araujo de 54 anos, o crime aconteceu em um bar no bairro Juscelandia, após discussão entre os dois.
abilio
Abílio de Araújo de 54 anos foi morto após discussão em Bar
Conforme depoimento do proprietário do estabelecimento os dois jogavam baralho e bebiam, havia insultos entre eles , quando Junior levantou e deferiu duas facadas na vitima que morreu no hospital.
A polícia investiga o caso e procura pelo suspeito.
Caso tenha informações que possam ajudar na localização do acusado, ligue para Policia ou pelo (93) 984046835, que repassaremos para as autoridades.
Fonte:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Mineração Rio do Norte muda turno de trabalho e revolta funcionários em Trombetas

Mineração Rio do Norte muda turno de trabalho e revolta funcionários em TrombetasA gerência da área de operação da Mineração Rio do Norte (MRN), em Porto Trombetas, no oeste do Pará, anunciou nova escala de turno de trabalho dos funcionários da empresa para o ano que vem.
O turno fixo começa valer a partir de 1º de janeiro de 2020.
A decisão, definida no último dia 6, não agradou a categoria e nem ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativistas de Minerais Não Ferrosos do Oeste do Pará (STIMFOPA), que não foi consultada pela MRN sobre essa nova proposta de jornada de trabalho.
Alegando ‘ganhos significativos em qualidade de vida aos seus colaboradores’, a manobra da empresa, na verdade, fere direitos trabalhistas. Por exemplo, a jornada de trabalho excede as 44 horas semanais permitidas por lei.
Além disso, prejudicará muito a vida de quem não reside em Porto Trombetas. É o caso dos funcionários e colaboradores que trabalham na Mina e residem nas cidades de Terra Santa, Faro, Oriximiná e Óbidos.
Segundo o STIMFOPA, 90% dos operadores moram em outras cidades e precisam se deslocar por mais de duas horas de viagem. O sindicato alega que apenas um dia de folga é insuficiente para garantir qualquer condição digna para o trabalhador.
Os três novos turnos
Serão três turnos. A primeira turma cumpre o turno de 7h às 15h; a segunda turma entra às 15h e larga às 23h; e a última equipe entra às 23h e sai às 7h. A nova escala de trabalho anunciada pela MRN para 2020 ficará: 6×1 e 5×2 6×1: os operários trabalharão de segunda a sábado e folga no domingo.
Nessa escala ficariam os funcionários que moram em Terra Santa, Faro, Oriximiná e Óbidos.
Escala 5×2: os funcionários trabalharão de segunda a sexta e folga no sábado e domingo. Essa escala é apenas para quem mora em Santarém.
Um funcionário que pediu para não ter o nome citado informou que essa escala se será um regime de escravidão, uma vez que não sobrará praticamente nenhum dia de folga.
“Será uma escala de turno fixo”, alertou o interlocutor. Ele reforçou ainda que pelo que a lei permite trabalho aos sábados, porém apenas para completar as quatro horas que sobram na sua jornada de semanal.
“A empresa impôs essa escala para o ano que vem sem fazer acordo coletivo. Essa escala é uma crueldade, pois a 90% dos operadores moram em outras cidades e precisamos nos deslocar por mais de 2h de viagem. Apenas um dia de folga é insuficiente”, criticou.
Em seu informativo, o STIMFOPA informa que na manhã da última terça-feira (10), a direção da MRN confirmou ao sindicato a disposição da empresa de implementar o turno fixo a partir de janeiro.
“Certamente, a MRN está preocupada com o clima interno deteriorado por esta tentativa de prejudicar o direito dos trabalhadores, que não aceitam a perda dos adicionais de turno e de qualquer alteração sem uma ampla discussão, que pudesse até mesmo ser ajustada. Mas, autoritariamente, impondo uma medida ilegal, a empresa não conseguirá alcançar seu objetivo”, adverte.
Ainda segundo o informe sindical, nas próximas semanas a empresa vai consultar os trabalhadores sobre as medidas. O sindicato, após essas consultas, vai convocar os trabalhadores para decidirem se aceitam ou não em assembleia geral.
Greve não está descartada
O STIMFOPA reforça que as mudanças de escalas e jornada de trabalho só podem ocorrer mediante um acordo coletivo de trabalho. No entanto, ainda que esse acordo ocorra, a categoria já se manifesta contrária a mudança de turno, pois entende que é altamente prejudicial aos trabalhadores.
O sindicato também informou que vai ingressar imediatamente com a ação e denúncias no Ministério Público do Trabalho (MPT) e demais instâncias de defesa do direito dos trabalhadores.
Também não descarta um possível movimento grevista caso essa proposta seja sustentada pela MRN. Por fim, convida seus associados e todos os trabalhadores a denunciarem qualquer forma de pressão ou assédio que eventualmente venham ser exercidos contra qualquer trabalhador.
A direção do sindicato lembra ainda que historicamente, quaisquer jornadas sempre foram objetos de negociações entre a empresa e a entidade sindical, respeitando a lei e o direito de os trabalhadores se manifestarem.
Contraponto
Ao Blog do Jeso, a assessoria da MRN disse que ”sempre mantém diálogo com o sindicato da categoria dos empregados” e ”por diversos momentos nos últimos anos já discutiu assuntos relacionados à jornada de trabalho e outros temas”.
”Existe um acordo coletivo de jornada de trabalho vigente, o qual expira em 31/12/2019, e que já prestou esclarecimentos ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Minerais Não ferrosos do Oeste do Pará sobre os motivos da alteração do turno”.

Deputado federal Cristiano Vale e irmão do vice governador Lúcio vale é um dos suspeitos de participar de fraudes licitatórias que desviaram R$ 40 mi no Pará

Resultado de imagem para Cristiano Vale (PR) é um dos investigados pela Polícia Federal.

Cristiano Vale (PR) é um dos investigados pela Polícia Federal. O esquema usava empresas de fachada para fraudar processos de licitação. Segundo a PF, 80% do dinheiro desviado seria para a merenda escolar.
O deputado federal Cristiano Vale (PR), ex-prefeito de Viseu, nordeste do Pará, é um dos investigados pela Polícia Federal (PF) na operação que desarticulou um esquema de desvio de recursos públicos referentes a programas do governo federal na saúde e educação. Segundo a PF, o esquema usava empresas de fachada para fraudar processos de licitação e R$40 milhões foram desviados, sendo 80% destinados à merenda escolar. O advogado do deputado, Clodomir Araújo, negou as acusações e disse que Vale colocou à disposição da PF toda a documentação de quando foi prefeito de Viseu.

Matador de Sargento da PM é preso pela Polícia Acusado foi preso na região do Rio Moju, no planalto santareno

...Foi preso na tarde desta quinta-feira, dia 12, na região do Rio Moju, no planalto santareno, Diego Silva de Oliveira, conhecido Dieguinho, principal acusado da morte do SGT PM Cardoso. O corpo da vítima, Sargento Edmilson Cardoso de Oliveira, foi encontrado por seu irmão na manhã desta quinta-feira, em sua residência localizada na Rua Tomé de Sousa, na Grande Área do Santarenzinho.

Organização criminosa: Vice-governador Lúcio Vale é alvo de buscas da Polícia Federal

Lúcio Vale é suspeito de participar de esquema de fraudes em licitação. Operação foi autorizada pela Justiça do Pará e se refere a fatos anteriores ao mandato.
A Polícia Federal foi às ruas na manhã desta quinta-feira (12) para cumprir mandados de busca e apreensão no endereço do vice-governador do Pará, Lúcio Vale (PL). Ele é alvo da Vissaium, segunda fase da Operação Carta de Foral, que mira uma organização criminosa responsável por fraudar licitações e contratos públicos em 10 municípios do Pará.
Os mandados foram autorizados pela 4ª Vara da Justiça de Belém e são relacionados a fatos anteriores ao mandato de vice-governador.
A investigação aponta que nos anos de 2010 a 2017, o grupo suspeito movimentou mais de R$ 39 milhões em recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Entre os crimes investigados estão: fraude em licitação ( participação das mesmas empresas em várias licitações), simulação de entrega de merenda escolar e pagamento de vantagem indevida a agentes públicos.

Sargento da PM é encontrado morto no bairro do Santarenzinho em Santarém


Agora a pouco foi encontrado morto o sargento Cardoso da policia militar de santarém.
Segundo informações do repórter Bena Santana, o corpo do PM foi encontrado por um de seus irmão no bairro do santarenzinho, próximo da Mônaco veículos. Segundo informes Cardoso teria sido morto a facadas.De principio, o crime pode ter sido um latrocínio, foi levado a arma e uma motocicleta CB 300 de cor Vermelha.
Daqui a pouco mais informações sobre o caso.

Morre em Belém o engenheiro e ex-prefeito de Santarém, Adelerme Maués Cavalcante

Faleceu há pouco em Belém o engenheiro e ex-prefeito de Santarém Adelerme Maués Cavalcante.

Adelerme Maués Cavalcante foi um dos últimos prefeitos de Santarém como Área de Segurança Nacional.
Além de prefeito Adelerme exerceu outros cargos em Santarém, entre eles na Secretária de Obras do Município.
Chegada de 350 toneladas de asfalto para Santarém – 1986
A foto registra o momento em que a cidade de Santarém recebia 350 toneladas de asfalto que foram utilizados para a pavimentação asfáltica das Avenidas Turiano Meira, Marechal Rondom (no trecho entre Silvino Pinto e Curuá-Uma) e o recapeamento asfáltico da Avenida Mendonça Furtado. Adelerme Maués Cavalcante era o Secretário de Obras do Município. 

Registro fotográfico de indígena amamentando em Alter do Chão é premiada em concurso latino-americano


Foto de indígena amamentando em Alter do Chão é premiada em concurso latino-americanoRegistro foi feito em setembro de 2019 durante um ensaio de mãe da etnia Borari e a filha. Fotografia ficou em 4º lugar do concurso Amarelos, na categoria retratos.

Um momento único, íntimo e que representa a essência do amor. Foi capturando o registro fotográfico de uma mãe indígena amamentando a filha à beira do rio, na praia de Alter do Chão, que dois fotógrafos de Santarém, no oeste do Pará, foram premiados em um concurso latino-americano de fotografia de família. O resultado foi divulgado na terça-feira (10) no site da comunidade Amarelos.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Justiça Federal mantém condenação do prefeito de Ourilândia do Norte doutor Veloso


Dr. Veloso está com os direitos políticos suspensos por 3 anos, além de ter que pagar multa de 20 mil reais
A Justiça Federal manteve a suspensão dos direitos políticos por 3 anos de Romildo Veloso e Silva, o Dr. Veloso, prefeito de Ourilândia do Norte (PA), ao rejeitar recurso ajuizado pela defesa do político contra a sua condenação, proferida em março deste ano. 
O recurso (embargos de declaração) foi rejeitado pelo juiz federal Felipe Bouzada Flores Viana, da Vara Federal de Redenção. 
Além dos direitos políticos suspensos, Dr. Veloso foi multado em R$ 20 mil e proibido de contratar e receber beneíficos fiscais do poder público (direta ou indiretamente) por 3 anos. Francival Cassiano de Rego, também ex-prefeito de Ourilândia de Norte e réu na mesma ação de improbidade administrativa, recebeu as mesmas penalidades. 
Os dois ainda podem recorrer da decisão junto ao TRF1 (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região, em Brasília (DF). 
O esquema criminoso 
Segundo o MPF (Ministério Público Federal), autor da ação, Dr. Veloso e Francival participaram do esquema criminoso de desvio de recursos públicos, mediante processos licitatórios fraudulentos conhecido nacionalmente como 'máfia das sanguessugas'. A quadrilha agiu em diversos municípios do país entre os anos 2000 e 2006, quando foi deflagrada a operação Sanguessuga. 
Em Ourilândia, o esquema envolvia emendas parlamentares dos deputados federais Renildo Leal e Raimundo Santos, lideradas via Ministério da Saúde, para compra de ambulâncias por meio de licitações fraudadas. 
''O que se sobressai dos autos é que agindo como agiu, [Dr. Veloso] dolosamente violou os princípios da legalidade e da moralidade ao não observar as disposições legais necessárias a realização de compras pela administração pública, frustrando a licitudes dos procedimentos licitatórios'', ressaltou o magistrado na sua sentença condenatória de 24 páginas. 
Dr. Veloso exerce o segundo mandato. O primeiro foi de 2009 a 2012. Voltou a ser eleito em 2016.

Procon alerta para aumento abusivo em mensalidades escolares

Procon alerta para aumento abusivo em mensalidades escolares - Crédito: ReproduçãoO Procon Pará se reuniu com representantes do Ministério Público do Estado do Pará, Defensoria Pública do Estado do Pará, OAB, Associação de Pais e Alunos Intermunicipais do Estado do Pará e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado para discutir sobre o reajuste das mensalidades para o ano letivo de 2020.
Os órgãos que atuam na proteção e defesa do consumidor buscam acordo com o Sindicato para que as instituições de ensino não façam reajustes acima da média.

PRF de Santarém apreende mais de 130 celulares e diversos produtos sem nota fiscal

Celulares, carregadores, relógios, pulseiras e outros produtos sem nota fiscal apreendidos pela PRF — Foto: PRF Santarém/DivulgaçãoO condutor e o passageiro afirmaram que estavam saindo de Santarém com destino à cidade de Jacareacanga, no Pará.
Em abordagem a um veículo de passeio na tarde desta terça-feira (10), no km 996 da BR-163, em Santarém, oeste do Pará, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 130 celulares e dezenas de outros objetos sem nota fiscal.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Assaltantes invadem residência, agridem casal e fogem levando mais de R$ 25 mil em dinheiro e joias, em Santarém

Equipe do Samu precisou ir até a residência onde ocorreu o assalto para atender as vítimas que ficaram machucadas — Foto: Reprodução/Redes SociaisSegundo a Polícia, os três assaltantes foram bastante violentos e usaram uma arma de brinquedo para intimidar as vítimas.
Um casal foi vítima de assalto na manhã desta terça-feira (10), na avenida Paulo Maranhão próximo à travessa Luiz Barbosa, no bairro Caranazal, em Santarém, no oeste do Pará. Segundo a Polícia, os três assaltantes foram violentos, usaram uma arma de brinquedo para intimidar as vítimas, fugiram levando cerca de R$ 10 mil em espécie e R$ 15 mil em joias, além de um cheque.