quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

GOVERNO DO PARÁ LANÇA EDITAL DO PROGRAMA BOLSA TALENTO - ANO - BASE 2024

Serão contemplados atletas de modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras. A expectativa do Governo do Pará é superar o número de contemplados da edição anterior.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), lançou o Edital nº 001/2025 do Programa Bolsa Talento – ano-base 2024. 
A iniciativa é destinada a atletas de modalidades olímpicas, paralímpicas e amadoras que obtiveram resultados expressivos em competições estaduais, nacionais e internacionais ao longo de 2024.
O Edital está disponível no site da Seel (https://www.seel.pa.gov.br/content/bolsa-talento), e o processo de cadastramento segue aberto até o dia 15 de janeiro. 
As informações completas também podem ser acessadas no Diário Oficial do Estado.Foto: Divulgação

EM NOVO PROGRESSO , HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR CONTRABANDO

Em Novo Progresso, a Polícia Civil realizou a prisão em flagrante de um homem pelo crime de contrabando, nesta segunda-feira (29).
A prisão ocorreu após uma mulher comparecer à unidade policial relatando que encontrou seu filho fazendo uso de cigarro eletrônico e que, ao questionar o menor, ele informou que adquiria os dispositivos em um estabelecimento comercial local.

QUEIMA DE FOGOS PODE DESENCADEAR CRISE SENSORIAL EM AUTISTAS

Ruídos prolongados também afetam crianças pequenas e idosos
© Alexandre Macieira/SECOM
Tradição na virada do ano, a queima de fogos de artifício traz prejuízos a parte da população mais sensível aos ruídos causados pelo estouro dos artefatos. Entre elas, idosos, crianças e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 
O neuropediatra e professor da Escola de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Anderson Nitsche, explica que os efeitos dos fogos nos autistas podem ir além da hora da virada.

LEGADO : ARTESÃ MARAJOARA EXPORTA PEÇAS E RECEBE PROPOSTA DE NEGÓCIOS APÓS A COP30

Empreendedora Rosilda Angelim, da marca Canybó, integra o Polo de Moda Marajó, em Soure
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em novembro deste ano, em Belém, fortaleceu os pequenos negócios paraenses, que estiveram na vitrine para o mundo. Visitantes e moradores da capital tiveram a oportunidade de conhecer como o empreendedorismo faz a diferença na vida dos amazônidas e respeita a floresta.
Um dos exemplos de destaque entre os mais de 800 empreendedores que estiveram nos espaços organizados pelo Sebrae durante a COP30 é o da artesã e estilista marajoara Rosilda Angelim, que está à frente da marca Canybó. 

GOVERNO DO PARÁ CONSOLIDA EM 2025 O MAIOR INVESTIMENTO DA HISTÓRIA NA SEGURANÇA PÚBLICA

Com mais de R$ 85 milhões aplicados, Estado amplia estrutura, reforça operações terrestres e fluviais, e fortalece ações integradas de combate à criminalidade
Investimentos no aumento da frota
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou em 2025 o maior ciclo de investimentos da história na área, aplicando mais de R$ 85 milhões em tecnologia, infraestrutura, novas unidades policiais, viaturas, lanchas rápidas e blindadas, e em um novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.