Em Itaituba, cursistas do Parfor constroem ciência com cidadania
A
complexidade dos problemas socioambientais na Amazônia Paraense,
observados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de
Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB) baixos, exige uma
abordagem interdisciplinar para a compreensão e transformação da
realidade na região. E é com este objetivo de conhecer e
transformar o espaço amazônico que as turmas de 2012 do Plano
Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor)
da UFOPA participaram, no período de 8 a 11 de agosto, do início do
último módulo da Formação Interdisciplinar I, “Seminários
Integradores e Interação na Base Real”, sob a responsabilidade do
Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade.
Neste
ano, nos sete campi da UFOPA (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte
Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém) os seminários foram
articulados com o projeto de extensão Agenda Cidadã, projeto
federal realizado em parceria com a UFRJ e que tem por objetivos:
elaborar um diagnóstico da realidade socioambiental das comunidades;
resgate da memória do município; construção da Agenda Cidadã e
do Plano de Ação Comunitário, ambos pautados nas metas da Unesco
para o milênio.
Comportamento
metodológico – Na
cidade de Itaituba,
os
alunos do Parfor/UFOPA iniciaram o Sint/BR com as orientações
metodológicas para a prática da pesquisa e a noção de construção
da verdade científica. Após a explicação das etapas da pesquisa
científica, os alunos foram capacitados para a aplicação do
questionário do projeto de extensão Agenda Cidadã.
A
interligação do projeto Agenda Cidadã com o seminário integrador,
explica a diretora do CFI, Profa. Fátima Matos, dá-se pelo fato de
que, no seminário, os alunos, além de discutir determinadas
temáticas, também elaboram um projeto de pesquisa. “No seminário
integrador, o alunos discutem temas transversais e a partir deles
constroem projetos de pesquisa. Neste ano, o seminário está
interligado com o diagnóstico socioambiental da Agenda Cidadã, que
irá possibilitar os dados necessários para o trabalho de conclusão
desta etapa da Formação interdisciplinar I dos nossos alunos
cursistas do PARFOR”, detalha a diretora.
Perfil
das comunidades – No
período de 13 de agosto a 11 de outubro, os alunos cursistas do
PARFOR, nos sete campi da UFOPA, juntamente, com os estudantes da
rede municipal de ensino, farão pesquisa socioambiental para
elaboração de diagnóstico da realidade das comunidades onde estão
inseridos.
Em
Itaituba, a pesquisa ocorrerá nas zonas urbana e rural, nos
distritos de Miritituba e Moraes Almeida, e também nos municípios
de Trairão, Rurópolis, Placas, Aveiro e Jacareacanga. Após a
coleta de dados, o projeto seguirá com as fases de tabulação,
análise e elaboração do relatório individual e de grupo. O
resultado final da pesquisa será apresentado durante o mês de
dezembro e deverá subsidiar ações governamentais para a melhoria
nos índices de desenvolvimento humano e educacional na região.
Talita
Baena – Comunicação/UFOPA
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