segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Santarém recebe 2.410 doses de vacinas anti-Covid pediátricas e inicia imunização na terça-feira



A vacinação anti-Covid com doses pediátricas inicia nesta terça-feira (18) em Santarém, no oeste do Pará. A remessa com 2.410 doses do imunizante da Pfizer foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (17).

O público-alvo da nova fase de campanha de vacinação contra a Covid-19 são crianças de 5 a 11 anos que tenham comorbidades. O procedimento de aplicação será feito com autorização dos pais ou responsáveis. O ponto de referência será no Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Jardim Santarém.

A Secretaria de Saúde de Santarém vai divulgar até o fim do dia mais detalhes de como será feita a imunização com doses pediátricas.

Doses ao Pará

O primeiro lote com doses das vacinas contra Covid-19 destinadas às crianças chegou na manhã do dia 14 de janeiro ao Pará. Segundo o governo do estado, o voo com os imunizantes da Pfizer pousou no aeroporto de Belém às 10h35 com 62,3 mil doses.

As vacinas chegaram ao estado paraense com atraso. O voo com o lote era previsto para o início da madrugada, mas a aeronave chegou sem trazer os imunizantes.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), em todo estado, são 1.021.778 crianças que podem ser vacinadas nesta etapa da imunização contra o coronavírus.

Na manhã do dia 15 de janeiro, o Estado vacinou a primeira criança dentro dos critérios técnicos. Saymon Rodrigues, de 11 anos, foi o paraense do grupo infantil a receber a 1ª dose do imunizante da Pfizer.

O menino, morador de Ananindeua, região metropolitana de Belém, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Recomendações para vacinação

A Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) divulgou recomendações a pais e às secretarias municipais, responsáveis pelas aplicações das doses pediátricas.

A principal recomendação é que a criança vá aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis, ou levando autorização por escrito. Os primeiros vacinados devem ser crianças com comorbidades ou alguma deficiência.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.