CAPTURA DE MADURO PRESSIONA TABULEIRO POLÍTICO NO BRASIL , DIZEM ESPECIALISTAS
Analistas apontam que ataque reacende temores de intervenção externa, gera incertezas sobre o futuro da Venezuela e impõe desafios diplomáticos, humanitários e políticos ao Brasil
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, segura a espada de Simón Bolívar enquanto se dirige a membros das forças armadas, da Milícia Bolivariana, da polícia e a civis durante um comício contra uma possível escalada das ações dos EUA em relação ao país, na base militar Fort Tiuna, em Caracas, Venezuela, 25 de novembro de 2025.
REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria/FOTO DE ARQUIVO
O ataque dos Estados Unidos à Venezuela e a captura de Nicolás Maduro mexem no cenário geopolítico da América Latina, reacendem temores históricos de intervenção externa e colocam o Brasil diante de desafios diplomáticos, humanitários e políticos internos.
A avaliação é compartilhada por especialistas em relações internacionais e ciência política ouvidos pelo InfoMoney.
Para o professor Roberto Goulart Menezes, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB), o desfecho observado desde a madrugada surpreendeu os governos da região.
“A expectativa era de uma pressão sucessiva sobre o governo de Nicolás Maduro, com consultas e negociações envolvendo países da região.
O que ocorreu foi um ataque direto, com características de uma ‘operação cirúrgica’, como a realizada no Iraque em 1991, embora ainda haja muitas lacunas de informação”, afirma.
Fonte : InfoMoney
Blog do Xarope via InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.