terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deputados cobram construção de novo aeroporto para Santarém

"Esta foi a primeira vez que deputados estaduais vieram a Santarém debater problemas da comunidade do Oeste do Pará".
 
Nélio Aguiar propôs audiência para tratar sobre o assunto
“Apesar de Santarém fazer parte da lista dos 55 destinos prioritários do Brasil para  o incentivo ao desenvolvimento do turismo do Governo Federal, o aeroporto da cidade, que foi construído  há mais de 30 anos, para receber cerca de 200 mil passageiros por ano, já recebe mais do que o dobro, mesmo assim não foi contemplado com recursos para construção de um novo aeroporto. O que representa um total desrespeito ao povo do Oeste do Pará”, 
O desabafo foi feito pelo deputado Nélio Aguiar (PMN), na segunda-feira, 26, durante audiência pública realizada em Santarém, que reuniu oito deputados estaduais, representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), vereadores de Santarém, Mojuí dos Campos, Alenquer e Oriximiná, além de representantes da sociedade civil organizada da região. O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. 
A aposentada Marina Flora compareceu a audiência e disse que ficou impressionada com o número de pessoas presentes ao evento. “Só assim, na base de muita luta, que nós do Oeste do Pará temos nossas reivindicações ouvidas. Quero parabenizar o deputado Nélio Aguiar pela iniciativa, pois somos muitos longe administrativamente da capital do Estado e sofremos com isso”, disse.
Deputados cantam o Hino Nacional
Nélio Aguiar disse, ainda, que atualmente Santarém recebe 461 mil passageiros ao ano com projeções de crescimento de 13% ao ano, em dez anos já estará recebendo 1 milhão passageiros, mas que mesmo assim, foi o município de Imperatriz (MA) que recebeu um aeroporto novo com capacidade para mais de um milhão de passageiros ao ano. “O mais intrigante de tudo isso é que o aeroporto de lá recebeu apenas  269 mil passageiros no ano passado e não deve chegar nem a 300 mil este ano”, questionou.
O deputado Alexandre Von (PSDB) e Prefeito eleito de Santarém, disse que a partir da audiência pública será formada uma comissão suprapartidária para  lutar junto aos Governos Federal e Estadual por recursos para a construção de um novo aeroporto para Santarém. “Podemos fazer como foi feito em Belém que o Governo do Estado entrou com uma contrapartida para garantir o novo aeroporto da cidade. Vamos nos empenhar para que o governador Simão Jatene entre na luta por essa reivindicação  do povo do Oeste do Pará”, disse.
Esta foi a primeira vez que deputados estaduais vieram a Santarém debater problemas da comunidade do Oeste do Pará. Estiveram na audiência pública, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Manoel Pioneiro; o presidente da Comissão de Transportes, Eduardo Costa; os deputados Antônio Rocha, Hilton Aguiar, Zé Maria, Airton Faleiro e Fernando Coimbra.
População compareceu em massa à audiência
O secretário de Turismo de Santarém, Edir Pantoja, disse que atualmente Santarém recebe 140 mil turistas todo o ano e somente a reforma e ampliação da atual estrutura do Aeroporto não contemplam as necessidades do Município para o desenvolvimento do turismo. “O mundo todo reconhece o Oeste do Pará como um grande pólo de turismo da Amazônia, mas ainda falta maior empenho de todas as esferas dos governos para trazer recursos para  a construção de um novo aeroporto em Santarém”, disse.
Segundo o representante do superintendente da Infraero, Samuel Sales, estão sendo investidos R$ 6,3 milhões no projeto de reforma e ampliação do aeroporto. “Depois de concluídos os trabalhos, o aeroporto de Santarém terá capacidade instalada para receber 728 mil passageiros ao ano. É uma solução paliativa enquanto não se inicia a construção de um novo aeroporto”, disse. As obras de ampliação e reforma do Aeroporto de Santarém iniciaram em agosto deste ano e devem ser concluídas em agosto de 2013.
Segundo a Infraero, são  necessários R$ 150 milhões para a construção de um novo aeroporto em Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar

Um comentário:

  1. "É isso aí, o aeroporto é muito pequeno deve ser um enorme para que a cidade se desenvolva"

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.