quarta-feira, 5 de junho de 2013

Câmara aprova novas regras para criação de municípios

A vila de Fordlândia em Aveiro é uma forte candidata a emancipação
Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira novas regras para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no País. Com a mudança, que agora retorna para o Senado, as Assembleias Legislativas dos Estados voltam a ter autonomia para aprovar alteração de status de municípios. O projeto determina ainda uma série de critérios a serem cumpridos na criação de uma nova cidade, além da aprovação em plebiscito. Segundo o deputado José Augusto Maia (PTB-PE), que preside a Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Municípios, com as regras podem ser criadas 150 novos prefeituras no País.
Praça da Vila do Curuai no Lago Grande

Vila do Curuai no Lago Grande em Santarém, também almeja

Para virar município, a localidade ainda precisa ter uma população mínima, que varia de acordo com a região do País onde se localiza. No Norte e Centro-Oeste, é preciso haver 6.008 habitantes, número que sobe para 8.411 no Nordeste e para 12.016 habitantes no Sul e no Sudeste. O texto foi aprovado por 319 votos a favor e 32 contra. Dos sete destaques apreciados em plenário, seis foram reprovados e um foi retirado pelo PMDB. Para a criação de um município, será preciso comprovar também a existência de núcleo urbano consolidado, estimativa de despesas e arrecadação, além de viabilidade econômico-financeira, político-administrativa e socioambiental.
Após o estudo de viabilidade municipal e aprovação da Assembleia Legislativa do Estado onde o distrito se localiza, será realizado plebiscito às populações dos municípios envolvidos. Em relação ao projeto de lei original, o texto aprovado - um substitutivo da deputada Flávia Moaris (PDT-GO) - aumentou a exigência populacional para se criar um município e definiu que o plebiscito deve ser feito em toda a área envolvida, tanto no distrito quanto na sede, e não apenas no distrito que solicita a alteração. A redação eleva também o número mínimo de eleitores necessários para subscrever requerimento que solicita criação do município.

2 comentários:

  1. Acho que Brasilia Legal é mais merecedora, considerando que é distrito a decadas, se é que vai atingir os critério exigido pelo projeto aprovado, uma vez que hoje todo o município conta, segundo o IBGE com apenas um pouco mais de 15 mil habitantes, e parece que a área pretendida tem que ter arrecadação própria e infraestrutura, o que infelismente falta nas duas localidades, um espaço fisico que possa oferecer desenvolvimento, Brasilia Legal, infelismente é cercada de água, Fordlândia não dispõe de espaços para um esenvolvimento, uma vez que a mesma é cercada de montanhas, o que trará dor de cabeça ao Governo Federal no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Deixa de ser pessimista anônimo, o que tem a ver ser cercada de água ou de montanhas, você precisa conhecer o Brasil.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.