terça-feira, 27 de junho de 2017

ABOP sabatina Prefeito e secretário sobre novo modelo de gestão da Saúde em Santarém

"Nélio Aguiar e Edson Filho ficarão frente a frente com os Blogueiros que fazem parte da ABOP".

A Associação dos Blogueiros do Oeste do Pará (Abop) realiza nesta sexta-feira (30), uma sabatina com o secretário municipal de Saúde, Dr. Edson Ferreira Filho, e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. Em pauta, entre outros assuntos, a proposta do Poder Executivo de colocar a gestão do Hospital Municipal e da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) sob a gerência de uma Organização Social (OS). Também serão colocados em pauta situação dos postos de saúde, falta de médicos, pacientes sem regulação de outras cidades e os repasses do SUS feitos pelo Governo Federal.
A proposta da Prefeitura é oportunizar melhor atendimento à população, ofertando qualidade no serviço e mais dignidade para as pessoas que dependem da saúde pública nas unidades de saúde do município. É uma proposta ousada e corajosa que merece um debate amplo pela sociedade santarena.
Não é novidade que o setor de saúde de Santarém é alvo de muitas reclamações. Também possui caráter regional ao receber pacientes de vários municípios, mas com a problemática de não terem a devida regulação.
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que modifica a gestão da UPA e do HMS, já chegou à Câmara de Vereadores para ser discutido e votado em plenário. No entanto, antes, passará por amplo debate envolvendo diversos segmentos da sociedade civil organizada. 
Há quem defenda este modelo de gestão. Outros, porém, são terminantemente contra a proposta da Prefeitura e acham que é responsabilidade do governo municipal humanizar e melhorar a saúde pública do município.
Com objetivo de criar um amplo debate em torno do assunto, a Abop inicia uma série de sabatinas com gestores municipais e representantes da sociedade.
A coletiva ocorrerá a partir das 11 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na travessa Sete de Setembro, no bairro Aparecida. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e o secretário do município, Edson Filho, serão sabatinados pelos blogueiros de Santarém de mostraram o ponto de vista a favor da terceirização do HMS e da UPA. 
Na semana que vem, faremos o contraponto com representantes da sociedade, classe médica e profissionais liberais sobre este importante tema.
Serviço:
Coletiva com blogueiros
Convidados: 
Edson Ferreira Filho - Secretário Municipal de Saúde de Santarém
Nélio Aguiar - Prefeito de Santarém
Assunto: Debate sobre proposta do Poder Executivo de um novo modelo de gestão dos serviços de saúde do município por meio de uma Organização Social (OS).
Data: 30 de junho de 2017
Hora: às 11 horas
Local: Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa)
Endereço: Travessa Sete de Setembro, 668 - Bairro Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.