sexta-feira, 30 de novembro de 2018

NOTA DE REPÚDIO: Sindicato repudia ação criminosa do candidato da colônia de pescadores Z-20

Raik Pereira teme as ameaças de José Edinaldo
JOSÉ EDINALDO é atual candidato às eleições da colônia de pescadores Z-20 fez ameaças do tipo: “a paciência tá se esgotando”, e, “tá te metendo aonde não deve”.
“O acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os RADIALISTAS e JORNALISTAS não podem admitir que eles sejam impedido por nenhum tipo de interesse ou razão”. 
É partindo dessa premissa, extraída do Código de Ética dos Radialistas, que o Sindicato dos Trabalhadores de Rádio e TV – o Sindicato dos Radialistas de Santarém vem a público se solidarizar e manifestar veementemente seu REPÚDIO à uma tentativa clara de intimidação e ameaça ao radialista Raik Pereira , funcionário da Rádio Rural de Santarém e filiado a este sindicato. 
Exercendo seu papel e o direito constitucional de informar ao seu público, o radialista veiculou notícias relacionadas ao processo eleitoral da Colônia de Pescadores Z-20 de Santarém, processe este que está em andamento nas bases de pescadores no município, e sobre a falta de pagamento do seguro defeso a pescadores sócios da referida entidade. 
Seguindo as regras do radialismo, todas as partes envolvidas no assunto tiveram o direito e a oportunidade de externar seu posicionamento, o que não foi exercido por uma delas, por pura recusa. São partes envolvidas na denúncia que foi levada ao ar pelo radialista: o próprio denunciante – neste caso, um pescador sócio da colônia Z-20 -; a diretoria da entidade, a comissão que coordena a eleição, e um advogado conhecedor do assunto. 
Ocorre que ao saber da veiculação da notícia, um dos diretores da referida colônia, que inclusive está licenciado para concorrer à eleição, e que sequer teve o nome citado na matéria radiofônica, fez sérias acusações ao radialista, ofendendo membros de sua família e adjetivando o profissional de VAGABUNDO e de outros termos pejorativos que não cabem nesta nota de repúdio. 
Além do mais o Sr. JOSÉ EDINALDO ROCHA , DIRETOR DE MEIO AMBIENTE E ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA Z-20, e atual candidato às eleições da colônia de pescadores Z-20 fez ameaças do tipo: “a paciência tá se esgotando”, e, “tá te metendo aonde não deve”. A mensagem de texto foi enviada do número +55 93 9101-2200, via aplicativo, ao celular privado do radialista, na data de 24 de novembro de 2018, às 19h03min. 
No entendimento deste sindicato dos radialistas de Santarém, essas são claras e evidentes ameaças proferidas ao nosso filiado, que nada mais fez do que cumprir o seu direito de informar ao público sobre uma pauta de interesse de uma categoria que é a dos pescadores. Ressalta-se que a denúncia veiculada partiu de um associado da colônia de pescadores que se sentia prejudicado por questões internas da entidade social. 
É inadmissível que em pleno século XXI, quando as pessoas estão ávidas por informações – aquelas que os detentores de cargos públicos tentam esconder do público – que possam revelar possíveis traquinagens, ainda surja alguém com a clara intenção de intimidar e ameaçar quem ousa dar publicidade a esse tipo de fato. 
O Sindicato dos Radialistas de Santarém ressalta que o direito à informação é sagrado à luz da constituição brasileira. E não é por interesses escusos que nossos profissionais deixarão de cumprir o papel que a eles foi confiado pelas suas empresas de comunicação no município de Santarém. 
Este sindicato adotará todas as medidas cabíveis para assegurar a liberdade da imprensa aos profissionais que atuam com total responsabilidade e zelo pela boa informação, e irá acionar os órgãos competentes para que medidas punitivas sejam efetivadas contra o culpado. 
Por Sullywan Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.