sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Pessoas com deficiência terão que chegar uma hora mais cedo nos estádios

As pessoas com deficiência que irão aos jogos do Parazão, na próxima semana, com ingressos gratuitos, deverão chegar com pelo menos uma hora de antecedência nos estádios paraenses, em dia de jogos de Remos e Paysandu. A iniciativa visa coibir fraudes, venda de ingressos gratuitos por cambistas, além de proprocionar mais segurança aos torcedores com deficiência.
Promotora Elaine Castelo Branco e o Promotor Nilton Gurjão
Essa foi uma das deliberações da reunião, convocada pelo Ministério Público a pedido da Associação Paraense de Portadores de Deficiência (APPD), ocorrida na manhã desta quinta-feira (17). A reunião debateu ainda como será feita a distribuição das gratuidades para as pessoas com deficiência durante os jogos do Parazão.
A medida foi sugerida pelo diretor jurídico do Clube do Remo, Pietro Pimenta, e acatada pelos Promotores de Justiça Elaine Carvalho Castelo Branco e Nilton Gurjão, respectivamente coordenador e vice- coordenador das Promotorias de Defesa da Cidadania, Idosos e Direitos Humanos do MPPA. “É uma forma de tentar garantir a entrada segura dessas pessoas”, diz o promotor Nilton Gurjão, que também faz parte do grupo do MPPA Contra a Violência nos Estádios.
Durante a reunião, a APPD reclamou que quase sempre recebe as gratuidades para distribuição em cima da hora, por parte do clube do Remo. Já o representante do Clube do Remo colocou a falta de segurança para as pessoas deficientes na entrada dos jogos do Parazão como uma das principais preocupações.
Ficou definido que a entrega das gratuidades ocorrerá no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), localizada na Almirante Barroso, entre as travessas Lomas Valentinas e Barão, bairro do Marco, em Belém, já que a sede da APPD passará por reforma em breve, fato que poderia comprometer a distribuição das gratuidades.
Jordecy Santa Brígida, presidente da APPD
Para evitar fraudes, o presidente da APPD, Jordecy Santa Brígida, garantiu que a entidade costuma fazer uma lista rigorosa de controle de entrega de ingressos gratuitos as pessoas com deficiência, e que os tíquetes que porventura sobrarem, serão devolvidos aos clubes através de ofício. 
Também ficou acertado que os clubes deverão encaminhar os ingressos de gratuidade à Associação com pelo menos 48 horas de antecedência antes dos jogos. A APPD também se comprometeu a enviar ofício ao MPPA e aos cubes, para informar o cronograma de reforma na sede da associação, com antecedência mínima de 15 dias antes do início das obras.
O Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) ficou de mobilizar o contato com as guarnições que atuam na área do CIIC, para que façam rondas no local durante a madrugada, a fim de proteger torcedores que costumam chegar mais cedo para pegar ingressos. A partir das 8h até o meio dia, o BPE assumirá a segurança no controle da entrega de ingressos no CIIC, nos dias em que forem definidos pela APPD. 
Além disso, os representantes dos dois clubes se comprometeram a melhorar o controle da entrada de gratuidade nos portões, em dia de jogos. 
Participaram da reunião o Ministério Público do Pará (MPPA); representantes das diretorias dos Clubes do Remo e Paysandu; Associação Paraense de Portadores de Deficiência (APPD); Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.