segunda-feira, 22 de abril de 2019

Com salários atrasados, médicos paralisam serviços e UPA em Santarém fica sem atendimento

Fachada da UPA em Santarém, no oeste do Pará — Foto: G1/ArquivoSobrecarga, falta de insumos e número excessivo de pacientes para poucos profissionais são algumas das queixas. Paralisação é por tempo indeterminado.
Os médicos que prestam serviços à Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) em Santarém, no oeste do Pará, paralisaram as atividades e a unidade parou de atender os pacientes desde o início da manhã desta segunda-feira (22). Os profissionais reivindicam pagamento de salários atrasados e têm em pauta outras reivindicações. A paralisação é por tempo indeterminado.
Pacientes e acompanhantes relataram que no início da manhã as pessoas que estavam na triagem e esperando atendimento foram comunicadas da não realização de consultas e que deveriam procurar o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo.
No decorrer do dia quem procurou a UPA encontrou apenas equipes de enfermagem na unidade.
Motivações da paralisação
Em nota à imprensa, os médicos esclareceram que, munidos pela recente falta de condições para cuidados com pacientes críticos, carga de trabalho excessiva, com sobrecarga na quantidade de pacientes atendidos, além do desrespeito e os salários que atrasam frequentemente, os profissionais contribuintes da unidade decidiram entregar as escalas.
A categoria ressaltou que a decisão sobre a paralisação foi comunicada ao Instituto Panamericano de Gestão (IPG) conforme previsto em Lei.
“Entregamos a escala com pesar, mas com profunda esperança de mudança. Nós médicos merecemos melhorias na qualidade de trabalho e o povo merece respeito e qualidade em atendimento”, diz um trecho da nota.
Atendimento e pacientes internados
Durante a tarde médicos residentes chegaram à UPA para fazer acolhida e transferência de pacientes para as demais unidades de saúde.
Uma pessoa que preferiu não se identificar contou ao G1 que quatro pacientes ficaram na sala de reanimação e seis crianças na pediatria aguardando leitos no HMS.
Na nota dos médicos, a categoria diz que a transferência dos pacientes internados na UPA 24h está sendo realizada, de modo a não os deixar desassistidos.
Blog do Xarope via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.