De acordo com o atleta, a equipe saiu de campo após comunicar o caso à arbitragem.
| Figueiredo denunciou o caso de racismo na Delegacia de Polícia Civil de Oriximiná — Foto: Divulgação |
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Oriximiná
O jogador Manoel Carlisson Figueiredo denunciou à arbitragem e à Polícia Civil ter sido vítima de injúria racial durante uma partida de futebol da Copa Bauxita em Oriximiná.
O caso aconteceu na terça (13).
Manoel Carlisson Figueiredo é zagueiro da equipe FC Bayern e durante o confronto fez a falta em um jogador que reagiu com ofensas raciais.
De acordo com o jogador vítima das injúrias, o outro jogador teria dito: “O que tu vai querer bola de asfalto?”.
Após ouvir a ofensa, Manoel Carlisson acionou a arbitragem que informou que nada poderia ter sido feito, já que ele (o árbitro da partida) não tinha ouvido nada.
Vendo que nada seria feito, Manoel Carlisson contou que a equipe decidiu se retirar da partida, como forma de protesto pelas injúrias sofridas e como forma de apoio ao atleta da equipe.
Posteriormente, a equipe FC Bayern teria sido informada pela coordenação da Copa Bauxita que eles teriam sido eliminados da disputa, por terem abandonado a partida.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Oriximiná, que investiga o caso.
Diversas entidades se manifestaram em apoio ao atleta quilombola como a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Município de Oriximiná (ARQMO) e a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Erepecuru (ACORQE).
Posicionamento da coordenação
Ao ge, a coordenação da Copa Bauxita informou que não compactua com atos que ferem os valores da competição - ética, verdade e respeito.
Ainda segundo a coordenação da competição, o protocolo Global Contra o Racismo e Procedimento de Três Etapas da FIFA foi adotado na partida e após ser analisado o caso, a arbitragem decidiu dar prosseguindo a partida, mas a equipe Byern optou por não seguir no jogo.
A arbitragem não identificou as supostas ofensas.
A coordenação reitera ainda que está à disposição dos órgãos competentes para contribuir com a elucidação do caso.
Fonte : GE
Blog do Xarope via GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.