sábado, 28 de novembro de 2009

Eraldo Pimenta: " DE VERDE O MINISTRO SÓ ENTENDE SE FOR DA MACONHA ".


Parece que a novela que envolve os conflitos da área das terras da CACHOEIRA SECA terá ainda muitos capítulos. Em tom de revolta, o prefeito do município de Uruará Eraldo Sorge Sebastião Pimenta( PMDB), ao fazer seu pronunciamento num encontro dos produtores que visava discutir assuntos sobre a reforma agrária não mediu palavras para fazer duras criticas contra o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.

O peemedebista disparou contra o Ministro do Meio Ambiente e tachou de irresponsável, “pois o que ele faz é somente tomar cerveja na praia do Impanema do Rio de Janeiro, e que de verde o Ministro não sabia nada, a não ser se fosse da cor da folha da maconha”.
O prefeito não mediu as conseqüências e foi mais longe, disse que as alegações de que os órgãos não vieram participar do encontro por falta de segurança era uma brincadeira, pois segundo o gestor se fosse para perseguir agricultores e madeireiros os federais já tinham vindo.
Pimenta disse ainda que as autoridades tenham dado as costas para região, e que elas precisavam olhar com mais respeito para o povo da Transamazônica.
“Estou indignado, revoltado e decepcionado com o Incra e com a Funai. O caso da cachoeira seca tem que se tratado com respeito com mais responsabilidade, argumentou.
O prefeito rebateu as informações de que alguém teria prejudicado o movimento, inclusive articulando para que os órgãos não se fizessem presente.
Eraldo também não poupou critica aos organizadores do movimento, afirmando que estava em Belém assinando convênios e participando do encontro das cidades da Amazônia, então eu vim correndo de Belém, pensando que seria realizada uma audiência publica, e não uma reunião.
“Na realidade foi só papo, tinha que ter sido convidado O Ministério Publico Federal, a Câmara de Vereadores da região, enfim o sindicato não vai conseguir resolver a situação sozinho. É um problema sério que só vai resolver todo mundo junto, desabafou”.
Eraldo Pimenta alertou para que não seja usado este povo sofrido para fazer palanque em época de ano político. A finalidade do agricultor é valer as suas reivindicações que é o direito de suas terras, finalizou o prefeito.



Agricultores dão prazo e prometem fechar Transamazônica e Aeroporto de Santarém.

“Na reunião os agricultores querem o Incra e a Funai até terça-feira, dia 01, do contrário na quarta, eles vão interditar a Transamazônica, BR-163 e o aeroporto de Santarém”.


O conflito entre índios e agricultores, e que envolve as terras de Cachoeira Seca promete ganhar ainda mais alguns capítulos.
Centenas de agricultores se aglomeraram na sede do Socreca na manhã desta sexta-feira, dia 27, no Município de Uruará para ouvir as decisões que seriam tomadas por 28 representantes de sindicatos do Oeste do Pará liderado pela FETAGRI.
A reunião foi presidida pelo presidente do Sindicato Rural de Uruará Joãozinho. Ele deixou claro que a reunião tinha sido marcada depois de uma assembléia realizada em Brasília.
A finalidade era discutir os passos dos problemas relacionado a reforma agrária da região, entre elas o caso emergencial como a situação da cachoeira seca, assentamentos e dos sem terra.
Apenas os prefeitos de Uruará, Eraldo Pimenta e o de Placas Negão Brandão se fizeram presentes, além de vereadores e entidades civil e organizada.
A conferencia que deveria acontece não passou de uma simples reunião. A ausências da Funai, do Incra e do Ministério Publico federal causou revolta nos presentes.
Joãozinho do Sindicato abriu a reunião desabafando, alegando que o movimento não queria representante da região, e sim de Brasília, pois os daqui não teriam poder para resolver o conflito. O tom dos discursos quase todos foram inflamados.
O representante do Sindicato Rural de Placas, João PT falou da preocupação com o conflito, reconheceu que os índios também têm seus direitos, e criticou os órgãos por não vim cumprindo com suas obrigações. Lamentou que dos 18 mil assentados, somente 5 mil estavam em condições.
O presidente eleito do Sindicato Rural de Uruará, Edson Ferreira lamentou que não tinha sido convidado oficialmente para uma ocasião tão importante, porem pediu que a reunião não fosse levada para o lado político, depois prometeu está junto dos agricultores para resolver a situação do conflito que vive as terras da Cachoeira Seca.
O prefeito de Placas Negão Brandão foi curto e grosso, “eles estão brincando com a gente, isso é um desrespeito, os órgãos alegaram insegurança, que insegurança, aqui reside pessoas trabalhadoras e honestas, não podemos tolerar tanta brincadeira”, disparou Negão.
O presidente da Câmara Municipal de Uruará, vereador Gilmar Milansk polarizou menos e alertou que somente uma situação incomodava, a situação da “ cachoeira seca”. Para ele, o assunto em questão tinha de ser priorizada, pois é uma questão que envolvia um conflito sério e que teria que ter uma solução.
Para o presidente regional da FETAGRI, a Funai e o Incra desrespeitaram os agricultores e as famílias da região, principalmente as famílias que moram na região da cachoeira seca. Assim como desrespeitaram o nosso acordo, por isso vamos fechar a transamazônica, a BR-163 e se for possível vamos fechar o aeroporto de Santarém. Até que o governo cumpra a nossa pauta de reivindicação. A nossa finalidade é que seja consolidado o nosso programa na região. “O nosso sonho é que cada agricultor tenha o seu lote digno”, enfatizou.
Ele finalizou afirmando que se até terça-feira, os representante do governo federal não chegarem ao município de Uruará, na quarta será fechado a rodovia Transamazônica. Na terça-feira uma carreata de agricultores já estarão concentrados no KM 175 norte da rodovia.



COLUNA DO XAROPE

Por Hiromar Cardoso


Nossa Opinião – O Oeste do Pará precisa urgentemente se desmembrar do estado do Pará. Essa será a única saída para seu desenvolvimento. Isso deve ser feito com URGÊCIA!!!



Delegado assina sua TRANSFERÊCIA para MEDICILÂNDIA


O delegado Kleber Pereira no papel já não é mais delegado do município de Uruará, o homem acaba de assinar portaria para assumir a DP do município de Medicilândia.
Porem a vinda de um outro delegado para Uruará está embarrado na transferência do delegado de Medicilândia que não aceita vim para Uruará.
A troca na verdade é um 6 por meia dúzia, um rodigio que a Secretaria faz quando alguma coisa incomum acontece.


O DP Kleber vai para Medicilândia

PRESIDENTE ELEITO PREPARA FESTA DE POSSE

O novo presidente eleito do Sindicato Rural de Uruará, Edson Ferreira de Sousa disse que já está preparando a data de posse que acontecerá no barracão da Feira Agropecuária.
Ele tem como vice, o agricultor e atual Secretario de Agricultura Cirilo Nicoloi.
Edson que é também Secretario Municipal de Administração foi eleito por unanimidade.
Entre suas metas está o cadastro de novos filiados, unificação da entidade, lutar pelos direitos dos produtores, assim como verificar a possibilidade de quitação dos seus associados junto a banco credores.
O sindicato já isentou débitos até o ano de 2009 junto ao sindicato.
O mandato de Edson Ferreira assumirá oficialmente o cargo depois de 01 de janeiro de 2010.

Edson vai assumir a vaga deixada por Laércio Barros.



Indenização milionária rejeitada

O juiz federal de Altamira, Antonio Carlos de Almeida Campelo, rejeitou pedido formulado por seis pessoas que cobravam da União o equivalente a indenização de R$ 680,589 milhões, sob o argumento de que seis imóveis de suas propriedades, situada no município de Pacajá, teriam sido objetos de desapropriação por parte do INCRA. Esse caso envolve um dos maiores casos de ´grilagem´ no país. Os autores da indenização dizem que o imóvel foi comprado de um tal Carlos Medeiros, porem o referido vendedor é uma pessoa inexistentes. O caso ainda vai durar varias capítulos.

Gravidez na adolescência

Enquanto os outros estados do norte mostra redução, o Pará lidera o ranking de meninas mães. Segundo o IBGE as menores grávidas estão entre 15 e 19 anos. O Pará está em segundo, já o maranhão ficou em primeiro. Já sobre a nupcialidade o Estado ficou em 1º lugar, ou seja no Brasil, é o estado que menos gosta de casar.



Almir X Jatene

A briga pelo poder continua. Os ex-governadores Almir e Jatene são pré-candidatos ao governo do Estado. A disputa no ninho tucana aumenta cada dia. Existem duas alas, a que apóia Almir e que é liderada por Mário Couto e outra que apóia a candidatura de Simão Jatene, e que é comandada pelo deputado Wanderkolk.
Nenhuns dos dois querem a vaga de senador, eles estão de olhe na sucessão de Ana Julia. Isso demonstra o quanto é bom ser executivo.


Alfinetada em Ana Julia

Parece mesmo que a prefeita de Altamira Odileida Sampaio não vai com a cara da governadora Ana Julia. Em uma cerimônia no Hangar a prefeita aproveitou para pegar no pé da governadora, e aproveitou os elogios feito pela governadora sobre a Navega Pará, a prefeita gritou ‘’ Em Altamira não funciona!”. Ai a governadora jurou repassar verba, a prefeita retrucou, ‘’m Altamira não chega!”.


RONDA POLICIAL

A ronda constante feita pela gloriosa Policia Militar do Estado é merecedor de elogios. São 24 horas no ar.
Aqui parabenizamos o competente Cabo Jota Neves que tem colocado em prática todos os serviços desta corporação.
A prisão em flagrante do perigoso assaltante Zé Maria e do arrombador CARECA são exemplos.

Zé Maria preso pela PM

De olho

A promotoria está de olho nas danceterias GIGABAIT e TANTAN lá do município de Placas. O alvo é as inúmeras menores que circulam por lá em dias de festas. As duas danceterias estão fechadas mais os proprietários prometem reabrir.


Federal tira do AR Pirata de Placas

Um arrastão da Polícia Federal na região tirou do ar mais uma radio PIRATA, trata-se da FM CIDADE. Essa foi a terceira vez que os homens fecharam, e desta vez levaram tudo, até mesmo os pequenos objetos. Comenta se nos bastidores que a denuncia partiu de um empresário proprietário de uma mega FM da região que deseja ficar com o controle do meio da comunicação.


Quebrados
O que tem de madeireiro quebrado na região é brincadeira. Os caras estão loucos, não sabem mais o que fazer. Te gente vendendo tudo, e outros mudando de rumo. A perseguição imposta pelo governo é dura!


Nomes citados

Porque será que a justiça não manda chamar o tal CHICO BARBUDO e um outro conhecido por VILSON, os dois foram citados várias vezes no processo da morte de Jorge Coelho. Talvez possa aparece alguma coisa nova que levem aos matadores do sindicalista.



MACAPUXI

Os processos criminais da região Macapuxi foram todos enviados para a Comarca do município Medicilândia Motivo: as áreas do conflito pertence a este município e não para Uruará.



COPA TIGELA NO SOCRECA

Está na fase decisiva a Copa TIGELA no campo do Socreca. A grande decisão acontece neste domingo entre Reba A X Reba D. No sábado, dia 05 vai acontece a entrega dos melhores do ano. O jogador Alailson artilheiro da competição vai ser um dos premiados.




CRAQUE NOTA 10

É sucesso total, a organização da escolinha CRAQUE NOTA 10 que tem o professor da bola Carlinhos na direção.
A escola faz parte de uma parceria com o time do Cruzeiro de Belo Horizonte.
40 garotos fazem parte da escola.


A garotada fez pose para o BLOG
CRAQUE DA VITALIDADE


Vitalidade e força de vontade é um grande exemplo que se pode notar em Jurandir do Cartório. Perto dos 70 o homem ainda mostra sua habilidade com a bola, correndo os 90 minutos de uma partida de futebol.
Seja em jogos fazendo de campeonato ou de pelada lá está ele, o VELHOTE DA BOLA como é carinhosamente chamado pelos amigos.
Jurandir do Cartório é sem dúvida um exemplo de fazer inveja. Parabéns VELHOTE DA BOLA...


Jurandir com o Zé Augusto
COMENDO PELA BEIRAS

Enquanto muitos tentam aparece fazendo fabulosas mídias, e outros apostando na grana que tem para comprar os votos dos eleitores, o competente Engenheiro Pythagoras Almeida vem correndo pelas BEIRAS só na surdina, trabalhando e fazendo visita diuturnamente na caça do tal procurado voto. Ele tem voto em quase todo a região o qual tem um serviço prestado para a comunidade. Pythagoras e candidato a DEPUTADO ESTADUAL pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Um comentário:

  1. O Banco do Brasil esta muito ruim, os guardas em vez de ajudar a populaçao, esta e fazendo a populaçao passar vergonha na porta do Banco, com o controle na mão o tempo todo, fica barrando as pessoas, isso não é certo, investigue isso ai pois isso é uma falta de respeito a população de Uruara, quem nao conhece todo mundo aqui...os guardas fazem de proposito...coloque pessoas capacitada pra trabalhar de guarda pois esses ai nao ta com nada, sera que é pelo menos concursado esses ai...

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.