terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dos 17 deputados federais apenas Alcione do PMDB conseguiu vaga

Dos 17 eleitos para a Câmara Federal pelo estado do Pará, apenas uma mulher foi escolhida para o cargo de deputada federal. Elcione Barbalho (PMDB) foi a segunda candidata mais votada no Pará, com 209.635 votos, e também a mais bem colocada da legenda no país, sendo a parlamentar mais bem votada pelo PMDB no Brasil. Elcione foi também a sexta mulher mais votada no país, figurando entre destaques da política nacional, ao lado da gaúcha Manuela D’Avila e a paulista Luiza Erundina.

“Eu só tenho a agradecer ao povo do Pará, mais uma vez, pela renovação da confiança no trabalho que a gente vem realizando. Esses mais de 200 mil votos, com certeza, só aumentam a minha responsabilidade em representar e defender o povo do Pará no Congresso Nacional”, disse Elcione, que vai exercer seu quarto mandato na Câmara dos Deputados.
No entanto, a bancada feminina na Câmara dos Deputados não cresceu. Foram eleitas 43 mulheres, contra 47 deputadas eleitas em 2006. No Pará, Elcione será a única mulher eleita para representar o Estado. “Esta é uma prova de que ainda há uma grande desigualdade de espaço na política. Nesta legislatura, tenho a companheira Bel Mesquita que, infelizmente, não tentou a reeleição. Na próxima, estarei sozinha com a enorme responsabilidade de representar as mulheres do Pará”.
Confira o perfil da deputada federal:
Formada em Pedagogia e Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Elcione Therezinha Zahluth Barbalho se filiou ao PMDB em 1981, partido pelo qual sempre foi militante. Nos períodos de 1983 a 1987 e de 1991 a 1994 foi primeira-dama do Estado do Pará (quando era esposa do então governador do Estado, Jader Barbalho) e desenvolveu diversos projetos sociais. Em 1994, decidiu concorrer ao seu primeiro cargo eletivo e foi a deputada federal mais votada do Brasil, proporcionalmente, com 153.860 votos. Atualmente, Elcione é presidente de honra do PMDB Mulher nacional e presidente do PMDB Mulher do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.