domingo, 31 de outubro de 2010

PSDB NO COMANDO DO PARÁ

SIMÃO JATENE É O NOVO GOVERNADOR DO ESTADO


Simão Robison Oliveira Jatene nasceu em Castanhal, 2 de abril de 1949 é um economista, professor universitário e político brasileiro filiado ao PSDB. É filho de um imigrante libanês com uma nordestina.
A vida começou no interior, onde viveu até passar na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Economia, curso que lhe possibilitaria uma visão ampla das cidades do Pará, do país e do mundo. Passou a ser professor de Economia na UFPA, e tornou-se Mestre em Economia pela Universidade de Campinas (UNICAMP).
Em Belém, para ajudar no custeio dos estudos, passou a empregar o que havia aprendido no interior: ser músico, cantor e compositor.
Foi crooner do conjunto de Guilherme Coutinho, violonista e tecladista. Fundou e foi o primeiro diretor musical do Grupo Experiência, o mais antigo e respeitado grupo de teatro do Pará. Também participou de festivais e de escolas de samba; pelo Quem São Eles, foi campeão do carnaval, com um samba considerado um dos mais belos do carnaval paraense: “Eneida, sempre viva”.
Ainda como universitário, participou ativamente do movimento estudantil que, naquela época, era um dos focos de resistência ao regime militar que suspendeu as eleições, dissolveu o Congresso, impôs ferrenha censura aos meios de comunicação e tentou, de todas as maneiras, calar os movimentos estudantil e operário.
Formado em Economia, ingressou como técnico no Estado, fez parte de uma geração de técnicos que viveram a efervescência dos programas de desenvolvimento da Amazônia.
Como técnico reconhecidamente competente e militante da causa democrática, participou, em 1982, da 1ª eleição direta para governador depois de 1964.
Foi um dos fundadores do PSDB em 1988. No primeiro governo de Almir Gabriel, foi o titular da Secretaria de Planejamento.
Foi secretário de Planejamento de 1982 a 1985, e de 1995 a 1998. Em 2002, concorreu pela 1ª vez a um cargo eletivo: o de governador do Pará, derrotando no segundo turno Maria do Carmo (PT) com 51,72% contra 48,28% dela. Governou o Pará de 2003 a 2006, com Valéria Pires Franco como sua vice.
Como secretário de Produção, consolidou os rumos traçados por toda uma equipe de secretários, técnicos e funcionários, baseados na transformação do Pará através de obras estruturantes, como a Alça Viária, a energia do Tramoeste e o Luz para Todos; o sistema de estradas.
Construiu símbolos infraestruturais, como o Hangar - Centro de Convenções, implantando programas públicos de geração de emprego e renda, com forte apoio às empresas regionais, trazendo empresas de fora para implantação no Pará, quebrando o ciclo do Pará como mero exportador de matérias primas e revolucionando a saúde do Estado, com a entrega de 5 Hospitais Regionais: em Santarém, Marabá, Altamira, Breves e Redenção, além do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência da Grande Belém.
Nestas eleições venceu no segundo turno com 56,2% contra 43,8% de Ana Júlia Carepa PT e deve governar por quatro anos o Estado do Pará a partir de 2011.

Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil


Com vantagem matemática, Dilma Rousseff (PT) é a nova presidente do Brasil. Com 51.585.748 de votos (55,43%), a candidata petista tem mais de 10 milhões de votos a frente de José Serra (PSDB), que contabiliza 41.483.587 votos (44,57%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.