terça-feira, 2 de março de 2010

DENGUE EM ALTAMIRA

MUNICIPIO CONFIRMA SEUS PRIMEIROS CASOS DE DENGUE
Sete casos da doença já estão confirmados, e existem outros 90 suspeitos

REPÓRTAGEM: SIDALÉCIO SOUZA
No final da tarde desta terça feira o comitê de combate a dengue em Altamira-Pa,convocou uma reunião extraordinária e em caráter de urgência. O motivo? Discutir estratégias de ação ao combate a dengue e anunciar oficialmente a confirmação de casos da doença em Altamira.
O anúncio foi feito, pelo comitê de combate a dengue em reunião com a presença de representantes: da Ufpa,secretaria de educação, secretaria de saúde, vigilância sanitária,Ceproem, Semat,Semuts e secretaria de obras. Segundo o comitê já foram encontradas larvas do mosquito em todos os bairros da cidade.

Dos casos já confirmados pelo instituto Evandro chagas:

• 03 são do bairro Mutirão.
• 03 na rua Sete de Setembro.
• 01 caso no bairro Sudam I.

Segundo o comitê, mais 24 casos suspeitos já foram encaminhados para exames laboratoriais.o índice de infestação já chega a 1. 48 um percentual considerado preocupante.
Durante as ultimas semanas várias pessoas já apresentavam os sintomas da dengue. A universidade federal do Pará campus Altamira, que desde o inicio do ano vem auxiliando o comitê na realização de pesquisas agora já pretende envolver os alunos no combate ao mosquito.

Atualmente Altamira só conta com 39 agentes de endemias. E pedem a colaboração da população.

Os sintomas comuns da dengue são:

1. Febre alta e repentina.
2. Dor de cabeça e nos olhos.
3. Dor nos músculos e nas articulações.
4. Manchas vermelhas na pele.
5. Enjôo e perda de apetite.

Para o comitê de combate a dengue a partir de agora a cidade esta na corrida contra o tempo para reduzir os números de casos e evitar a proliferação do mosquito da dengue...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.