segunda-feira, 28 de março de 2011

Entre retaliações e recharcimento prefeito fala sobre Belo Monte, Jatene e a volta de Jader
Da redação
 Eraldo Pimenta prefeito de Uruará e presidente do Consócio Belo Monte
Em entrevista ao site www.agorahoje.com e ao blog do xarope, Eraldo Pimenta prefeito de Uruará, e que também é presidente do consócio Belo Monte fala com exclusividade sobre as novas perspectivas para população de seu município, do projeto Belo Monte, do recharcimento do gerente do IBGE, da retaliação imposta pela ex-governadora Ana Julia contra seu governo, a expectativa do governo Simão Jatene e da ligação carinhosa feita pelo senador Jader Barbalho logo que saiu a decisão de sua volta.
Veja a entrevista concedida aos jornalista Hiromar Cardoso e Gerciene Belo.
 
Novas perspectivas de vida para a população de Uruará perpassam necessariamente através dos projetos políticos que são realizados pelo governo municipal, mais diretamente se pode afirmar através do bom senso daqueles que carregam consigo a responsabilidade de terem sido eleitos para governar para um povo, e não para si. Eraldo Pimenta e um desses políticos assim. Que quer ser lembrado pelo povo, mas, pelo respeito e responsabilidade administrativos onde a legalidade e a ética sempre falem bem mais alto.
O prefeito do município de Uruará, Eraldo Pimenta, que também e presidente da AMUT e do consorcio de Belo Monte, recebeu a equipe do Blog do Xarope e do site Agorahoje.com em sua residência, para avaliar seus trabalhos frente a prefeitura, disse em primeira mão que Jader Barbalho teria entrado em contato via telefone para confirmar seu retorno ao senado afirmando que sua volta estaria mais uma vez fortalecendo o PMDB, e que já poderiam contar novamente com seu apoio para o fortalecimento também do consorcio de Belo Monte. Lembrando que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) possui em suas fileiras, o ministro das minas e energias, Edson Lobão.
Recharcimento - Voltando a analise de seu governo disse que um dos maiores entrave foi à falta de responsabilidade com os resultados do IBGE, que fez despencar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) embora Uruará não tenha sido um dos municípios mais prejudicados como foi o caso de Jacareacanga e Faro. Mesmo assim a queda foi grande, segundo ele, o que motivou a entrada de uma liminar na Justiça contra o censo demográfico. Ele conta que o IBGE publicou três resultados. Um diante da Liminar, outro publicado no diário oficial e por fim, outro resultado quando uma nova equipe retornou ao município baixando mais uma vez, o numero de habitantes de Uruará, que e o motivo de calculo para o FPM, recurso repassado pelo governo federal a todos os municípios brasileiros.
“E claro que terão que explicar esse o erro”, diz enfático o prefeito afirmando que existem evidencias de uma tentativa de recharcimento, na pessoa do senhor Almir Uchoa, gerente do IBGE na região, já que foi responsável pelo censo passado, e por uma questão pessoal, tenta através do IBGE, prejudicá-lo, segundo ele, completando que na verdade o prejuízo maior foi para a população, que teve vários setores enormemente inviabilizados, sendo a saúde um desses setores, o que ele caracteriza como violência.
Eleição da AMUT- Hoje, dia 29 de marco, o prefeito Eraldo Pimenta entrega o cargo de presidente da AMUT. Para ele, estar à frente dessa entidade foi mais um desafio, avaliando que o maior objetivo da AMUT e fortalecer e apoiar os municípios de toda transamazônica e BR 163. O êxito maior, segundo ele, e a união e a idoneidade dessa associação formada por prefeitos da região, que tem em si, características peculiares. Espera sinceramente que a próxima diretoria seja também conciliadora e busque cada vez mais o desenvolvimento da região, desejando uma boa sorte ao próximo presidente.
Polemica – sobre as polemicas que rodeiam a construção da usina Belo Monte esta a insatisfação de alguns prefeitos com a empresa construtora Norte Energia. O prefeito Eraldo explica que esse “boom” de empresas denominado NESA, vai gerir investimentos em torno de trinta bilhões de reais, sendo que a previsão e de que quatro bilhões de reais sejam investidos diretamente nos municípios. “E preciso entender que Altamira, Vitoria do Xingu, Brasil Novo e demais municípios que terão impactos diretos, tanto ambientais quanto sociais, terão direitos a mais investimentos”, quanto a Placas, Medicilandia, Uruara, Pacaja, Gurupa, e outros, que, embora, segundo os estudos, não devam sofrer os impactos diretos dessa construção da usina, temem os impactos sociais que possam advir daí. O prefeito declara que esses municípios não estão dentro da prioridade da empresa por bem mais longínquos que os demais, porem, não devera  arcar, ou seja, pagar um preço alto com os prejuízos sociais que surgirão a partir daí. Por isso, as declarações favoráveis a Belo Monte, quer dizer que a parceria continua, mas não vai permitir que a população sofra com alguns deslizes ou falta de compreensão de alguns diretores desse boom, afirmando que na hora de cobrar os benefícios para Uruará e demais municípios vizinhos, ira cobrar, sem duvida alguma.
Retaliação-Como um dos prefeitos que obteve uma expressiva votação em porcentagem para o governador Simão Jatene, afirma que o município de Uruará foi prejudicado pela governadora Ana Julia através das retaliações aos seus projetos. Ele conta que o município não recebeu investimentos e ate os equipamentos que era pra ter recebido foram cortados pela metade, assim como vários programas como a bolsa trabalho, por exemplo, tão propalado em todo o estado, Uruará mais uma vez não recebeu.
Serenamente, disse à equipe que está mais tranqüilo com o governador Simão Jatene, aproveitando a oportunidade para desejar uma boa administração a ele, e reafirmar a parceria de vários anos. “não se faz política sozinho. Não existe político bom de voto e nem tampouco político destaque. Acredito na união, no fortalecimento através do coletivo. Tenho certeza que assim conseguimos vencer os grandes desafios interpostos nos caminhos das administrações políticas”, disse Eraldo. 

Um comentário:

  1. CONVENÇÕES EM AVEIRO
    Para as convenções chegou novamente o BAÉCO, o homem da gorete, em Itaituba até o papagaio de sua propriedade, ganhava um salário minimo.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.