sábado, 14 de maio de 2011


Paraiso da corrupção

Desmandos, corrupção e truculência proliferam no governo de Juruti

O prefeito Henrique Costa do PT sob suspeita de várias irregularidades

Por Carlos Cruz
Henrique Costa carinha de Santo com desmandos e corrupção
Uma farta documentação com provas e fotos, assinada por um ex-servidor da Prefeitura de Juruti, que preferiu não ter seu nome revelado com medo de sofrer retaliações, que relata sobre os desmandos praticados pelo Prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa do PT, que parece não se importar com o povo e faz do Município um paraíso de desmando e corrupção.
Segundo a denúncia, a Secretária Municipal de Saúde colocou sua irmã para ser médica obstetra e ginecologista no Hospital Municipal. Tudo bem, não fosse o fato de que a irmã da elegante Secretária nem mesmo comparece no Hospital para sequer acompanhar um parto, muito menos prestar assistência pré-natal para as futuras mamães jurutienses. A pergunta é: E se houver uma emergência, quem é que vai atender a paciente, se a ginecologista não aparece para trabalhar? O que se sabe é que, enquanto a médica atende consultas particulares em seu confortável consultório, os atendimentos no Hospital Municipal estão sendo feitos por enfermeiras, nem sempre treinadas para atender casos mais extremos. Um outro problema  surge quando  o Hospital agenda consultas e exames pré-natal para 20 e 30 dias após a data da solicitação; se somados os prazos para fazer exames e a espera para receber resultados, vamos descobrir que esse período dura mais que um mês. Ou seja, até o dia de receber o exame de emergência, a paciente já morreu ou então desistiu de procurar o médico e resolveu se medicar com remédio caseiro, isso tudo se não tiver morrido. Valha-nos quem?
Quem come o dinheiro da merenda escolar - Na educação municipal, o caos não é diferente. As aulas que deveriam iniciar no mês de fevereiro somente começaram no dia 28 de março. Quem ficou com o dinheiro dos conveniados nestes dois meses que se passaram sem aulas, e quem comeu a merenda das crianças nestes dois meses? Eis a questão.
E tem outra, a Prefeitura resolveu dar uma mãozinha a seus cabos eleitorais, apesar da cidade ser servida por vários ônibus escolares, o prefeito Henrique Costa contratou caminhões estilo “paus-de-arara” para transportar alunos. O que se vê são caminhões cobertos com lonas, transportando crianças como se fosse gado. Quanto aos professores, fazem parte de uma tristeza à parte, pois recebem seus salários religiosamente atrasados, nos dias o5, 06, 07, 08, 09 e 10. Só para contrariar, a Escola Municipal Zelinda ainda não foi concluída e no último dia 05 de maio saiu o contrato da 3ª licitação para a conclusão da escola. Na primeira licitação, em 2007, foi pago todo o recurso no valor de um milhão e meio de reais para a conclusão da obra, porém, ficou pela metade. Em 2009 foram liberados mais dois milhões e setecentos mil reais e a Escola não foi concluída. Agora, em 2011, foram liberados mais um milhão e quarenta e três mil reais para a mesma escola. Será que agora ela será entregue à população ou esse dinheiro servirá para a próxima campanha política?
Repasses milionários – A empresa Alcoa tem sido mais que uma mãe para o prefeito Manoel Henrique Costa. A empresa multinacional faz repasses milionários para a Prefeitura, no valor de 200 milhões ou mais. Falta fiscalizar os serviços executados pela Prefeitura no Município, através do site www.alcoa.com/brazil/pt custom page environment juruti agenda.asp. Mas o que o Prefeito faz é colocar na cidade uma camada de asfalto que está cedendo nos locais onde foram feitas as drenagens, pois a Prefeitura somente joga terra sobre os buracos que abrem, não executando os serviços de montagem de manilhas que obviamente devem ter se desmontado no fundo, vão aterrando assim mesmo. Em alguns pontos já podemos notar que o mato está crescendo na areia que fica nas ruas.
Um crime contra o dinheiro público, a dragagem às avessas, também tem dinheiro da Alcoa, repassado para a Agenda Positiva, um acordo feito entre o Estado, Município, União e Empresa, que seria para estruturar a cidade.
Chegou à equipe do jornal O Impacto uma denúncia de que muitas ruas de Juruti estão asfaltadas somente no papel. Na prática, a população jurutiense está andando nas ruas com botas de sete léguas, pois é um lamaçal só, até nos dias em que não chove.
Em suma: O prefeito Henrique Costa, seus secretários e vereadores estão milionários com o dinheiro dos repasses e o povo passa fome em Juruti. Por esses e outros desmandos é que a população de Juruti acredita que o prefeito Manoel Henrique Costa não “está nem aí” para o povo que o elegeu.
Mais denúncias -
Uma mansão milionária no estilo grenville em Belém
E para quem acredita em maiores estripulias e atos de rapinagem praticados por Henrique Costa, é bom saber que o Prefeito mora em uma casa avaliada em dois milhões de reais, que mais parece um palacete. Não se sabe como é que o “todo poderoso”, com o salário que recebe da Prefeitura pode possuir várias firmas na cidade: casa lotérica de 200 mil reais, em nome de sua filha Emanuelle; Distribuidora de bebidas que está em nome do “laranja” irmão dele, que mora em Manaus; além de sociedade em uma loja de materiais de construção que ganha várias licitações, “Feirão da Construção”, que está em nome, também, de um “laranja” conhecido por Fábio. Enquanto o povo se estrepa, o alcaide “todo poderoso” deita e rola assumindo sua condição de “novo rico”, graças ao dinheiro da Alcoa.
Eleição da Câmara arranjada – No final do ano passado aconteceu a eleição para a Câmara de vereadores. Sabem onde foi a eleição? Na casa do Prefeito, somente com os vereadores da base aliada. O pior de tudo isso, é que elegeram para presidir a Casa de Leis de Juruti, um Vereador que quatro dias antes da “falsa eleição” havia renunciado à sua candidatura. Isso tudo está na Ata da Câmara. Basta chegar lá e ler. Pelo simples fato dele ter renunciado à sua candidatura, já não poderia assumir a presidência da Câmara, pois está na Lei e no Regimento Interno da Câmara.
Informações obtidas pela reportagem são de que a Polícia Federal já está investigando essa denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.