segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em festa
Aveiro comemora 230 anos de existência
Por Giorgio Alexsandro
Neste dia 23 de agosto, terça-feira, o município de Aveiro completará 230 anos de existência. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal desenvolverá uma vasta programação para comemorar com a população mais este aniversário. As comemorações começaram na última sexta-feira.
Segundo o prefeito municipal Ranilson Prado neste primeiro momento de sua administração, uma de suas metas é manter em dia o pagamento dos salários dos servidores públicos e fornecedores. Ele destacou as obras que já foram inauguradas como a da praça da cultura e outras como já estão em andamento como a revitalização e construção da praça do distrito de Fordlândia.
Ranilson também destaca como ações importantes neste inicio de governo a busca da administração de novos investimentos na saúde, educação, agricultura e turismo. Ações estas que tem como parceiros o governo do estado e o governo federal. Ai ele destaca a construção do hospital municipal e a aquisição de casas populares.
Ranilson prevê fortes investimentos para o município, sobretudo valorizando os potenciais de Aveiro. O turismo e o setor extrativismo são duas importantes fontes de renda e precisam ser melhores administrados.
Ranilson fala com otimismo sobre os grandes projetos que pretende implantar no pouco tempo que tem como lutar pela construção de um ginásio poliesportivo e a pavimentação das ruas da sede do município.

Governo do Bem– Apesar do pouco tempo de governo e de todas as dificuldades como redução do FPM, e outras dividas herdadas, o prefeito tem controlado as contas da prefeitura e aplicando as verbas devidamente aos programas destinados. Aveiro, segundo ela, vive um importante momento de transição e já conseguiu se desvincular daquela imagem negativa deixada pelas administrações passadas, principalmente da última gestão, que deixou a prefeitura atolada em dívidas e ações judiciais. “Mais isso agora são coisas do passado porque felizmente estamos resgatando o prestígio do município, sobretudo com nossos fornecedores e funcionários, que são nossos maiores valores”, arrematou.
Origem de Aveiro: As origens do município remontam à época da formação de uma aldeia de índios Mundurucus, denominada tapajós-tapera, localizada à margem do rio Tapajós, e que alcançou grande progresso.
Essa aldeia obteve a denominação portuguesa de lugar de Aveiro, por ato do Governador e Capitão-general, José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou, na mesma ocasião, o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la.
Constatou-se, no registro oficial a existência antes de 1781, da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, do que se concluiu, portanto, que o ato de criação desse lugar foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, em 1781.  Pela lei provincial nº 148, de 18-11-1848, a Vila de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro foi extinta, sendo seu território anexado ao município de Itaituba.
Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Aveiro, pela lei nº 1152, de 04-04-1883, desmembrado de Itaituba. Sede na vila de Aveiro. Constituído de 2 distritos: Aveiro e Brasília Legal. Desmembrado de Itaituba. Reistalada em 01-07-1884.
Pela lei municipal nº 4, de 12-02-1892, são criados os distritos de Pinhal, Rio Cupari e Uruçagui e anexados ao município de Aveiro.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 5 distritos: Aveiro, Pinhal, Rio Cupari, Uruçagui e Brasília Legal.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Aveiro, pelo decreto estadual nº 78, de 27-09-1930.
Pelo decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, o município de Aveiro, foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Santarém.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Aveiro figura como distrito do município de Santarém.
Pela lei estadual nº 8, de 31-10-1935, o município, é extinto novamente sendo seu território anexado ao município de Santarém.
Elevado novamente à categoria de distrito com a denominação de Aveiro, pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, com território desmembrado do distrito Alter do Chão e anexado ao município de Santarém.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Aveiro figura no município de Santarém.
Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Aveiro permanece no município de Santarém.
Elevado à categoria de município com a denominação de Aveiro, pela lei estadual 1127, de 11-03-1955, desmembrado de Santarém e Itaituba. Sede no antigo distrito de Aveiro. Constituído de 2 distritos: Aveiro e Brasília Legal.
Pelo Acordão do Supremo Tribunal Federal de 04-10-1955, a criação foi anulada, voltando seu território a categoria de distrito e pertencendo ao município de Santarém e Itaituba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Aveiro permanece no município de Santarém.
Elevado à categoria de município com a denominação de Aveiro, pela lei estadual nº 2460, de 30-12-1961, desmembrado de Santarém e Itaituba. Sede no antigo distrito de Aveiro. Constituído de 3 distritos: Aveiro, Brasília Legal e Pinhal. Instalado em 10-041962. Distrito de Pinhal criado com a mesma lei acima citado.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Aveiro, Brasília Legal e Pinhal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.