terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A LENDA
As Belezas e magias de Santarém
Conta uma lenda antiga que havia na Lusitânia uma cidade chamada Nabância, onde viviam dois nobres godos, Ermígio e Eugênia que tinham uma famosa filha chamada IRENE ou IRIA.
Irene, desde crianças, fora destinada á vida religiosa, sendo educada em um convento próximo á sua residência, por duas tias freiras.
Certo dia, um fidalgo de nome Teobaldo viu-a no claustro e ficou apaixonado por ela. Pediu-se em casamento, não sendo, porém atendido, pois Irene pretendia tornar-se freira.
Enfurecido, Teobaldo decidiu rapta-la, o que consegui, após narcotiza-la, auxiliado por serviçais.
Passado o efeito do narcótico, o fidalgo foi novamente repelido por Irene, pelo que Teobaldo degolou-a e lançou seu corpo ao rio Tejo, indo dar á praia em frente á cidade de Escalabis. Ali, anjos recolheram o corpo de Irene e lhe construíram magnífico túmulo de mármore alvinitente.
A noticia espalhou-se por toda a Lusitânia e de toda parte acorria gente para venerar o túmulo da virgem mártir.
Mais tarde, a cidade Escalabis teve seu nome mudado para Santa Irene, que os Portugueses pronunciavam Sant´Irene, daí corrompendo-se facilmente para Santarém.
Ainda hoje esta cidade Portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos Portugueses que fundaram a vila á cidade do mesmo nome. Nome este dado á aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada á categoria de vila em 14 de março de 1758.


Ao sair do solo de Santarém, palavras como tacacá, açaí, vatapá, maniçoba e piracui já estão incorporadas ao vocabulário do povo desta região. As deliciosas frutas tropicais como o cupuaçu, manga, goiaba, sapotilha e ata dão também o sabor ao período de permanência. Sem falar no nosso rico artesanato, revelando desta forma os costumes indígenas. As belezas dos monumentos históricas retratam um passado repleto de curiosidade. Em noites de lua cheia nunca recuse um convite para uma gostosa piracaia  as margens do Rio Tapajós. Nos seus 343 anos de fundação,  Santarém é considerada a Pérola do Tapajós, onde revela seus encantos através de suas belas praias transparente e doce. Sãs inúmeras distribuídas ás margens dos rios, sempre trocando de nomes, porém conservando o bucolismo de verdadeiros recantos amazônicos. Entre elas, a belíssima Alter-do-Chão é a mais famosa, Ponta de Pedras, Jutuba, Maria José e Araria entre outras sãos todas fascinantes. Tudo é uma questão de preferência, a escolha fica por sua conta. 
Quem chega a cidade de Santarém, logo se vê envolvido pela magia do encontro das águas entre os rio Tapajós e Amazonas. O povo é hospitaleiro e independente de cor ou raça todos sãos tratados com a mesma cortesia. A beleza e magia da navegação das embarcações pelo rio Tapajós, tudo isso é apenas um pouco do potencial turístico da querida cidade de Santarém.
A Festa do “Çairé” que acontece na primeira quinzena do mês de setembro é o principal evento da região do Oeste do Pará. A vila balneária de Alter-do-Chão festeja os costumes preservados dos índios borari, qual habitaram essa região em época da
Na verdade a cidade de Santarém, por estar entre as duas maiores, e principais cidades da Amazônia: Belém e Manaus são consideradas o coração da AMAZÔNIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.