quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Justiça com as próprias mãos

Linchamento na Vila de Curui e o retrato da insegurança imposta por Simão Jatene

“João antes de ser linchado teria assassinado uma pessoa após uma partida de futebol”.
  
O linchamento de João Augusto (Nhambú), assassinado sem piedade por várias pessoas na Vila de Curuai, região do Lago Grande, no município de Santarém, é a maior prova da insegurança imposta pelo “governo” de Simão Jatene(PSDB).
 O crime aconteceu, domingo, 22 de janeiro, e passado 5 dias do ocorrido, as cicatrizes deixadas ainda chocam a população da localidade de Cruzador região do Lago Grande, às margens da Translago.
Após cometer o assassinato, João fugiu do local e se embrenhou na mata, porém um morador da área conseguiu localizá-lo e o atingiu na perna, com um tiro de espingarda. A Polícia conseguiu prender João Augusto e levá-lo para o Centro de Saúde de Curuai. A população revoltada com o crime praticado por João Augusto invadiu o Centro de Saúde, tirou o acusado das mãos da Polícia e fez justiça com as próprias mãos, um absurdo que jamais poderia acontecer, apesar do fato praticado por João.
Como tudo aconteceu: O jovem Rosivan Silva de Sousa, de 26 anos, assistia a uma partida de futebol na localidade de Cruzador, na tarde de sábado, quando sem esperar foi surpreendido com uma facada na costa desferida por João Augusto. A vítima foi socorrida pelos parentes e amigos e levado para o Centro de Saúde de Curuai, mas não resistiu e duas após o ocorrido veio a falecer.
 Revoltados com a morte do rapaz a população saiu à procura de Nhambú. Rosivan era uma pessoa bastante conhecida e querida na comunidade de Cruzador. Após buscas, um morador conseguiu localizar Nhambú dentro da mata e o atingiu com um tiro de espingarda. Mesmo ferido, o acusado se escondeu, mas a Polícia conseguiu localizá-lo no domingo pela manhã e o levaram ferido para o Centro de Saúde. Na tarde de domingo, durante o velório de Rosivan, parentes e amigos ao saberem da notícia da prisão de João Augusto, dirigiram-se ao Centro de Saúde tirando o acusado das mãos da Polícia e fazendo justiça com as próprias mãos.
João Augusto foi linchado até a morte. Apenas 6 policias fazem o controle da segurança. A vingança com as próprias mãos feita  contra João abalou a comunidade que tem cerca de 3 mil pessoas.
O fato causou indignação, principalmente pela falta de segurança imposta pelo governo Simão Jatene. Até mesmo o deputado Antônio Rocha também foi criticado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.