quinta-feira, 26 de abril de 2012


NA GUILHOTINA DA LEI
Justiça federal suspende faculdade irregular no PA

“As instituições de ensino superior estariam irregulares no seu funcionamento”

A Justiça Federal no Pará determinou a suspensão das atividades do Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil (Iessb). A faculdade funcionava sem estar credenciada no Ministério da Educação (MEC). Com a nova decisão da Justiça, sobe para quatro o total de instituições privadas de ensino superior paraenses suspensas por irregularidades no seu funcionamento, informou o Ministério Público Federal (MPF) no estado, que propôs a ação.
Com base em denúncias de alunos, o MPF/PA está investigando mais 13 instituições suspeitas de irregularidades em cursos de graduação. A estimativa do órgão é que pelo menos 10 mil estudantes possam estar sendo prejudicados.
Além do Iessb, a Justiça já determinou a suspensão das aulas na Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete), na Faculdade de Educação Superior do Pará (Faespa) e na Faculdade Teológica do Pará (Fatep), nenhuma delas credenciada pelo MEC.
A Fatep foi desativada após acordo assinado com o Ministério Público.

Aveiro
Vereador Sales será julgado amanhá
O vereador Manoel Pereira de Oliveira, o Sales estará sendo julgado nesta quinta-feira pelo conselheiro do Tribula de Contas dos Municípios.
As contas de Sales que irão a apreciação dizem ao seu mandato de presidente da Câmara Municipal, assim também como serão apreciadas as contas de Sales como prefeito interino durante os meses que esteve administrando Aveiro.
Sales atualmente é vereador pelo PTB e deseja ser candidato a reeleição.
Na cidade a torcida se divide pela permaneça ou não do edil.

Itaituba
Motorista é morto com facada no peito
Na madrugada desta quarta-feira (25), morreu, vítima de esfaqueamento, o motorista Luis Alberto dos Santos Vieira, de 24 anos, atingido à altura do peito esquerdo. Segundo detalhes repassados pela polícia, o autor da facada foi o ex-presidiário Ezequiel Gonzaga Marques, o “Maluquinho”, 19 anos, que saiu da prisão há exatos 11 dias. Ele cumpria pena por tentativa de homicídio contra uma adolescente.
O crime aconteceu na 29ª Rua, bairro do Piracanã, zona periférica de Itaituba, Oeste do Estado. Por volta de 1h da madrugada, “Luizinho”, como era conhecido o motorista, ingeria bebida alcoólica em um bar, quando “Maluquinho” teria tentado se apossar do celular da vítima que teria reagido e recebido a facada certeira, que lhe tirou a vida. O corpo do rapaz, que trabalhava na empresa Acari Materiais de Construção, foi removido para o Hospital Municipal onde passou pelo procedimento de necropsia e depois foi liberado para sepultamento.
Por volta das 11h30 da manhã do mesmo dia, homens do serviço reservado da PM foram informados de que “Maluquinho” estaria escondido em uma residência no mesmo bairro onde ocorreu o assassinato. O capitão Pedro, chefe da 19ª Zona de Policiamento (ZPol), organizou uma equipe e foi até o local, onde o acusado foi detido. “Ele não esboçou reação e ainda confessou que realmente matou, mas nega que tenha tentado tomar o celular da vítima. Ele disse que estaria ameaçado de apanhar depois de uma discussão. Mas essa versão é contestada por testemunhas. Inclusive, muita gente daqui da área diz que esse rapaz é muito perigoso”, relatou o capitão.
“Maluquinho” e um comparsa identificado como João Marcos, conhecido por “Tabaco”, foram presos e conduzidos para a Seccional de Polícia, onde foram apresentados ao plantão do delegado Cléber Pascoal, que já havia iniciado o procedimento. “Nós tomamos conhecimento do fato e também descobrimos que esse jovem, apesar da pouca idade, já é muito temido no bairro onde mora e em outros locais. Por isso, já estamos tomando providências para encaminhar o procedimento ao Fórum, de onde deverá sair a manutenção do flagrante para posterior transferência dele para a cadeia pública”, resumiu o delegado.

Disputa em Altamira

CCBM diz que atividades em Belo Monte devem ser retomadas, mas sindicato mantém a greve

O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), tendo por base a decisão do desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – que considerou ilegal a greve dos trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará –, decidiu que, a partir de amanhã (26), todas as atividades nos canteiros de obra serão retomadas. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará (Sintrapav-PA), no entanto, diz que a greve "está mantida" até que uma nova assembleia mude as decisões tomadas por assembleias anteriores.
O CCBM informou à Agência Brasil que amanhã “será dia útil” e que, por isso, os transportes para os canteiros funcionarão normalmente. Assim, os trabalhadores poderão ir aos pontos de apoio. Demais atividades de logística, alimentação e de segurança também operarão normalmente.
Na tarde de hoje (25), o TRT considerou ilegal a greve iniciada na última segunda-feira (23). Se a decisão não for cumprida, os trabalhadores terão que pagar uma multa diária de R$ 200 mil.
“A greve está mantida. Até porque não adianta o consórcio mandar. Temos de ser notificados oficialmente para, a partir dela, fazermos nossa defesa”, disse o vice-presidente do Sintrapav, Roginel Gobbo, à Agência Brasil. “Não tem essa história de retornar ao trabalho. Não podemos mandar os trabalhadores pararem a greve. Temos, antes, de ir à assembleia e explicar a eles o que está acontecendo e ver o que a assembleia, que é soberana, decide. Não existe outra forma de encerrar uma greve”, disse o sindicalista.
Gobbo destacou que, se for o caso, o Sintrapav entrará com mandado de segurança para evitar que os trabalhadores sejam punidos.

Quatro são presos em operação da PF e PC


"Entre eles o conhecido contravetor CELSO RATES. Aproximadamente 60 máquinas caça níqueis foram apreendidas"



Quatro são presos em operação da PF e PCCerca de 60 caça níqueis foram apreendidas Santarém - Uma operação conjunta realizada pela Polícia Federal e Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (25), com o objetivo de combater os locais de jogo do bicho e de azar, resultou na apreensão de aproximadamente 60 máquinas caça-níqueis e na prisão de quatro pessoas.
A Polícia Federal em cumprimento ao mandado de busca e apreensão decretou a prisão temporária dos acusados identificados como: Reginaldo de Paiva Lima, dono de uma locadora de bilhar que funciona na avenida Magalhães Barata; Geraldino Alves de Lima, pai de Reginaldo; Railson Rabelo Chagas e Celso Augusto Rattes, proprietário da loteria Paratodos, que segundo a polícia, possuía o ponto central de exploração de jogo do bicho na cidade.




A Polícia Civil apreendeu os equipamentos e realizou a detenção de 35 pessoas que estavam em posse das máquinas caça-níqueis. Os detidos foram conduzidos a Superintendência de Polícia Civil para prestar depoimento.




As buscas foram realizadas em diversos estabelecimentos
 

Indignação
Blogueiro é executado no Mranhão

" Décio Sá morreu na hora, os pistoleiro desferiram quatro tiros fatal na cabeça e nas costas do jornalista e blogiuero"

O jornalista e blogueiro Décio Sá foi assassinado por volta de 23h30 desta segunda-feira (23) no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís (MA)
Segundo o delegado Gutemberg Rêgo, a vítima estava sentada quando um homem caminhando entrou no banheiro do estabelecimento para se certificar que era de fato o jornalista. Quando saiu, iniciou uma série de disparos contra a cabeça de Décio, que morreu na hora, com quatro tiros na cabeça e dois nas costas. Ele aguardava um amigo no restaurante.
Depois de atirar, o matador saiu caminhando e fugiu em uma moto que o aguardava do outro lado da pista. Para praticar o crime, ele não usava capacete e pôde ser visto por testemunhas.
Curiosos, amigos, jornalistas e o secretário de segurança, Aluísio Mendes, foram ao local ao saber da morte de Décio. A polícia faz diligências para prender os criminosos. Segundo Aluísio, trata-se de um crime encomendado.
Décio Sá era repórter do jornal O Estado do Maranhão. No seu blog pessoal, ele colecionava milhares de acessos e algumas polêmicas pelo estilo crítico dos seus textos e dos assuntos que explorava. Dedicava o trabalho a cobrir a política estadual. Durante a carreira, ganhou a simpatia de muitos e a antipatia de outros tantos.
Décio Sá se formou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além de O Estado, jornal que trabalha como repórter de política há quase uma década, também foi repórter de O Imparcial.
Indignação
Jornalistas maranhenses estão indignados com o crime contra o colega de profissão Décio Sá. Pelo Twitter, dezenas de postagens condenam o atentado e pedem respeito aos profissionais de imprensa do Maranhão.
“Estou vendo agora a notícia sobre o Décio Sá e ainda não estou acreditando", disse o jornalista Clodoaldo Corrêa. "No Maranhão, se fala, morre. Se cala, morre do mesmo jeito, num pântano de silêncios”, comentou o jornalista Alex Palhano.
E mais: "Esse é um crime contra os jornalistas e contra a liberdade de expressão. Não podemos aceitar", criticou Wal Oliveira.
Outros profissionais, via Twitter, também postam mensagens indignadas. "É inaceitável, intolerável, que numa sociedade democrática haja espaço para crimes assim. No campo, na cidade, em qualquer lugar. Reação!", disse o jurista Cláudio Pavão.
O deputado estadual Rubens Júnior também comentou o crime e pediu apuração contra os culpados. "Matar jornalista é um ato de bandidagem e um atentado contra a democracia. Apuração irrestrita já".
Mário Macieira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional no Maranhão, chamou a execução de "crime de pistolagem". "Crime de pistolagem contra jornalista, na capital do estado em pleno sec XXI?!! Inaceitável! Inconcebível! O Estado precisa responder". (Fonte: O Imparcial).

Um comentário:

  1. AS POLÍTICAS NO MUNICÍPIO DE AVEIRO PARECE QUE JÁ COMEÇARAM, ESTRANHO É QUE A RÁDIO DITA COMUNITÁRIA RESOLVA DE FORMA TÃO ESCANCARADA APOIAR UM CANDIDATO CHAMADO FERNANDO DE ITAITUBA, SIMPLESMENTE PORQUE MESMO SEM PODER RECEBEU UMA PEQUENA GRATIFICAÇÃO DE 10.000 MIL REAIS, COM ISTO PASSOU A FALAR O QUE QUER E A TECER TODO TIPO DE COMENTÁRIO NA EMISSORA, QUE APESAR DE SER COMUNITÁRIA, NADA FAZ EM FAVOR DA COMUNIDADE, DO CONTRÁRIO PUBLICA NOTÍCIAS SEM NEXO COMO CHIFRE, BRIGA DE ESQUINA E MUITA, MAS MUITA FOFOCAAAAAA, DE FORMA MALDOSA E INTERESSEIRA, O SENHOR SILVANE, IRMÃO DO DIRETOR DA RÁDIO DEVERIA ESTAR ESTAMPADO NAS PÁGINAS DA RÁDIO PORQUE HOJE É O HOMEM QUE MAIS PROSITUIU FILHAS DE FAMÍLIA NESTE MUNICÍPIO, E COMO DIZ O DITADO, EMPRENHOU VÁRIAS DELAS, SEM PRESTAR O MENOR AUXÍLIO A ELAS E O MAIS CURIOSO É QUE ENTRE AS VÍTIMAS ESTÁ UMA MOÇA DE MENOR, CADÊ A JUSTIÇA DE AVEIRO QUE NÃO VÊ ISTO

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.