quinta-feira, 26 de julho de 2012

Aplausos à Anatel
Nicias Ribeiro, e " A PIADA DA TELEFONIA".

"Hoje o Brasil tem uma população de quase 200 milhões de habitantes e mais de 250 milhões de celulares que funcionam mal, o que leva os brasileiros a comprarem novos aparelhos ou chips, de outras operadoras, na expectativa de que funcionem numa hora de necessidade, o que por si só é um absurdo".

- Nicias Ribeiro                           
- Engenheiro eletrônico

Escrevi neste espaço o artigo “A piada da telefonia”, no qual tratei da privatização da antiga Embratel e das subsidiárias da antiga Telebras, lembrando, inclusive, que aquele processo foi muito complexo, por não se tratar pura e simplesmente de uma privatização, como foi o caso da Companhia Siderúrgica Nacional no governo Collor, mas, também, de uma concessão de serviço público, cujos contratos fixavam metas de expansão do sistema de telefonia e a implantação de novas tecnologias. Daí ser dividido em lotes, constituído de áreas superavitárias e deficitárias, com vistas a garantir o funcionamento pleno do sistema e a saúde financeira das concessionárias.
É óbvio, e disse isso no referido artigo, que a meta de expansão foi atingida com louvores, tanto na telefonia fixa como na móvel celular. Infelizmente, porém, o mesmo não aconteceu em relação à qualidade do serviço prestado, devido à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não ter cumprido com o seu papel de fiscalizar os serviços de telefonia e de internet, exigindo das operadoras, inclusive, um nível de qualidade pelo menos razoável.
Hoje o Brasil tem uma população de quase 200 milhões de habitantes e mais de 250 milhões de celulares que funcionam mal, o que leva os brasileiros a comprarem novos aparelhos ou chips, de outras operadoras, na expectativa de que funcionem numa hora de necessidade, o que por si só é um absurdo, até porque as operadoras são desonestas quando vendem novos celulares, mesmo sabendo que a sua estrutura operacional não comporta novos usuários. A não ser que as operadoras não disponham de um sistema de controle, o que seria um outro absurdo pela ótica da tecnologia e até mesmo empresarial. Seja como for, é inaceit ável que a Anatel disso não soubesse, a ponto de deixar chegar no caos em que se chegou. Aliás, esperar que os usuários reclamassem até um número tal, que as estatísticas indicassem que haveria algo de errado no sistema, é brincadeira. É piada. É faltar com respeito à inteligência das pessoas.
Agora, quando a Anatel assume de fato as suas responsabilidades e proíbe a venda de novos celulares ou chips, eis que os dirigentes das operadoras atingidas se apressam em dizer que a culpa é dos estados e municípios, que teriam estabelecido normas que dificultam a instalação dos equipamentos que permitem o pleno funcionamento dos seus serviços. Ora, se esses equipamentos não estavam devidamente instalados, porque as operadoras venderam novas linhas? Por outro lado, é possível que nas grandes cidades haja dificuldade para instalação das torres com os equipamentos, mas nas pequenas cidades isso não é verdade, até porque existem grandes quintais com bastante área disponível.
É evidente que todo o Brasil festejou e aplaudiu a decisão da Anatel, em punir as operadoras de Telefonia móvel celular devido o péssimo serviço que prestam à população. Aliás, até que enfim a Anatel entendeu que era do seu dever fazer alguma coisa para melhorar este serviço. E no que se refere ao Pará, lamento que esteja sendo punida apenas a “Tim ”, de vez que nenhuma das operadoras presta um serviço decente. Daí o paraense, com o seu espírito brincalhão, referir-se à “Tim” dizendo “Timganei”; à “Claro”, “tô no escuro”; à “Vivo”, “tô morto”; e à “Oi” “tô no adeus ”.
Na verdade, todas as operadoras de telefonia móvel celular, no Pará, brincam com seus clientes e os desrespeitam, com as recorrentes queda de ligações e inúmeras que não são completadas. E isto sem falar nas constantes notícias de que o seu celular “está desligado ou fora da área de serviço” ou que “este número não existe”.
Será que as operadoras imaginam que todos os seus usuários são néscios? É certo que muitos não reclamam, até porque não creem que adiante. Mas todos sabem que o serviço é de péssima qualidade. Daí a revolta de alguns.
Na prática, o que as operadoras de telefonia móvel fazem no Pará é furto, porque cobram por um serviço que não prestam aos seus usuários. Daí os meus aplausos à Anatel por ter cumprido com o seu papel, punindo algumas operadoras que, caso não melhorem a prestação dos seus serviços, poderão, inclusive, perder a concessão. 

Estamos de OLHO

JUIZ ASSUME PREFEITURA DE NOVO PROGRESSO

Juiz Antonio José dos Santos
O Juiz Antonio Jose dos Santos do Tribunal de Justiça do Pará assumiu hoje a Prefeitura Municipal de Novo Progresso como Prefeito em Exercício até o dia 26 de julho de 2012.
Estando viajando a Prefeita Madalena Hoffmann, seu vice, e na impossibilidade do Presidente de Câmara assumir o cargo porque é candidato a reeleição por determinação legal o juiz da Comarca assumi a direção do Executivo Municipal.
O magistrado afirmou que não tomará decisão politica ou administrativa, somente em casos urgentes que necessitem de ação imediata.
Nota do Xarope: Hum, seria tão bom que o juiz aproveitasse a oportunidade para dar uma verificada na papelada deixada por Madalena em seu gabinete e posteriomente até ter um dialogo com seus secretáriado, pois muita coisa obscura se esconde por detrás da porta dessa administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.