domingo, 10 de março de 2013

Golpistas chantageiam vítimas atraídas por mulheres na webcam


A polícia de Singapura emitiu um alerta para a população chamando a atenção para um aumento significativo no número de casos de "chantagens cibernéticas" que tem atendido. Os principais alvos desse grupo são homens adeptos das mídias sociais.
relatório da polícia explica que foram notificados de mais de 50 casos semelhantes no ano passado, quando mulheres "estrangeiras" atraem homens por meio de convites em redes sociais como o Facebook e Tagged.com, e depois os estimulavam a se despir e realizar alguns atos sexuais pela webcam.
No golpe, todo o conteúdo é gravado, e depois de uma sessão de sexo virtual os golpistas ameaçam publicar fotografias ou vídeos das vítimas caso não recebam dinheiro.                 
Apenas este ano, essa é a segunda vez que as autoridades de Singapura emitiram um alerta em relação a este tipo de extorsão virtual.

Em 2012 também houve muitos casos parecidos, quando a polícia teve mais de 32 casos notificados no primeiro semestre do ano. Havia apenas 11 relatos de casos semelhantes durante todo o ano de 2011. A tendência em Singapura reflete um aumento de casos relatados em todo o mundo, em que os homens são chantageados por sessões de sexo virtual.
As autoridades do país listaram algumas dicas de medidas preventivas que devem ser adotadas durante interações online:
  1. Desconfie de mensagens de pessoas desconhecidas que querem fazer amizade com você;
  2. Tente não aderir a qualquer solicitação que pode colocá-lo em posições vulneráveis, tais como realização de atos comprometedores na frente da webcam, ou dar detalhes pessoais sobre si mesmo quando interagir com outros usuários da Internet;
  3. Se alguém tentar extorquir dinheiro de você ou se você se tornar uma vítima de tal tentativa, chame a polícia imediatamente;
  4. Não remeta ou transfira dinheiro para golpistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.