sábado, 27 de julho de 2013

“Pau do Presidente” o famoso Marco Zero em Altamira está abandonado

Marco da TransamazônicaO monumento erguido para simbolizar a abertura da BR 230, popularmente conhecida como rodovia Transamazônica, está abandonado. O marco zero foi construído na década de 70 para assinalar o inicio da abertura da rodovia que cortou a região amazônica para integrar o país. A denuncia de abandono foi formalizada no dia 05 de julho de 2013 pelo representante da Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento da Transamazônica, AMATA, no Ministério Público Federal de Altamira, sudoeste do Pará.
No documento Luís Antônio da Cunha, afirma que a associação deseja desenvolver um projeto de revitalização do monumento federal, que fica há cerca de dois quilômetros da sede de Altamira, só que no local além da estrutura comprometida e do mato, foi verificada a instalação de um poste de alta tensão. O serviço foi feito por uma empresa contratada pela Rede Celpa, para a distribuição de energia para a região que fica no entorno da Usina hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu.

Luís Antônio pede providências ao MPF para que seja viabilizada a retirada ou transferência do poste para outro local que não seja dentro da área do monumento, já que o serviço já foi concluído e a linha já foi energizada. Ele afirma que a reforma do local só será viabilizada depois da retirada o poste. “É um desrespeito o que fizeram com um monumento histórico como esse. Antes de colocar esse poste ali, eles tinham que ter feito um estudo”.
O representante da AMATA convidou um engenheiro e um supervisor de linha de transmissão para fazer uma visita ao monumento a avaliar a estrutura para a reforma. Segundo o engenheiro, Juberlan Varela, o marco zero só poderá ser restaurado depois que for retirado o poste do local. “Do jeito que o poste de energia está não há viabilidade alguma de se fazer a reforma do monumento. A primeira coisa a se fazer é retirá-lo e depois as obras podem ser feitas”, afirma Juberlan.
A solução, segundo Geraldino Emídio, supervisor de linha de transmissão seria o desvio da linha de energia. Ele conta que seriam necessários cerca de quatro postes para se fazer esse desvio e deixar o marco zero livre. “Esse serviço precisa ser feito. Mesmo que tivesse passado apenas a linha de transmissão de energia sobre o monumento, já seria um desrespeito a memória do local”, disse o supervisor.
O representante da AMATA espera que o Ministério Público Federal consiga resolver esse impasse para que o local seja revitalizado. “Acredito que a justiça deve resolver esse problema para que assim a AMATA possa dar prosseguimento no projeto de revitalização do monumento.”
Rodovia Transamazônica
Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, a Rodovia Transamazônica foi inaugurada em 27 de agosto de 1972.   A cerimônia aconteceu em Altamira, no sudoeste do Pará. O presidente militar Emílio Garrastazu Médici veio ao município acompanhado pela sua comitiva e descerrou a placa inaugural do monumento chamado de Marco Zero. Na época uma árvore de castanheira foi colocada no local. O tronco dela ainda está no monumento, mas como a praça, ele também está comprometido pelo abandono.
A Transamazônica é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas.
É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada.
Outro lado
Em nota a assessoria de comunicação da Rede Celpa informa que a referida estrutura faz parte da Linha de Distribuição (LD) Altamira - Santo Antônio, concluída em 28/05/2013. Esta linha atende a região de entorno da Usina Hidrelétrica Belo Monte (vilas, comércios, etc.) e, futuramente, o município de Anapu.
Para sua implantação, a Celpa seguiu as normas técnicas, ambientais e de segurança pertinentes. Sendo que para isso obteve autorização prévia do poder público local e dos órgãos competentes, os quais determinaram a posição da Linha de Distribuição.
A concessionária afirma, ainda, que teve a preocupação em preservar a estrutura do monumento, sendo que o posicionamento do poste tem o objetivo de evitar acidentes elétricos e permitir o pleno funcionamento do sistema. A obra faz parte do plano de investimentos e expansão da rede elétrica da Celpa e vai contribuir para a melhoria do fornecimento de energia na região. Assumindo como compromisso o desenvolvimento responsável do estado.
Valéria Furlan

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