quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Assaltantes seqüestram avião e roubam ouro no Creporizinho

Empresário Valdinei de Souza foi ferido. Piloto César Pena foi seqüestrado e depois liberado

Empresário Valdinei e Piloto César Pena
Empresário Valdinei e Piloto César PenaMais um assalto cinematográfico aconteceu em nossa região. Um avião de pequeno porte, modelo Meridian, de propriedade da Agência Pena Taxi Aéreo, pilotado pelo comandante César Pena, com sede em Itaituba, no Oeste do Pará, foi sequestrado na região garimpeira do Creporizinho, por volta das 10 horas da manhã de quinta-feira, dia 12.
Segundo informações prestadas à nossa reportagem, na manhã de quinta-feira, uma mineradora localizada no garimpo do Creporizinho, de propriedade do empresário Valdinei Mauro de Souza, estava sendo assaltada por cinco elementos fortemente armados com fuzis e metralhadoras. No exato momento, o avião pilotado pelo comandante César Pena estava pousando no referido garimpo, junto com o co-piloto e mais dois empresários de fora do Estado. Após roubarem o ouro, recebemos informações de que seriam 40 quilos, mas a Polícia só confirmou 01 quilo, os assaltantes seqüestraram o piloto César Pena, o co-piloto e os dois empresários, fugindo na aeronave.
O empresário Valdinei Mauro de Souza, que reside em Cuiabá e atua no ramo de mineração, foi um dos seqüestrados durante o assalto. A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) deslocou uma força tarefa para a região. O local é de difícil acesso, e distante a quase 900 quilômetros da capital Belém. Valdinei Souza é sócio do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, em empresas de mineração.
O Garimpo Creporizinho fica localizado há cerca de 01 hora de avião de pequeno porte, da zona urbana de Itaituba.
Durante a fuga, um dos empresários (Valdinei) foi ferido. Os assaltantes fizeram o piloto pousar o avião no município de Jacareacanga, quando soltaram os reféns e fugiram a pé, rumo ignorado.
Segundo informações da Polícia de Itaituba, o empresário que foi ferido no assalto foi transferido para Cuiabá (Mato Grosso).
A Polícia Militar e Polícia Civil fizeram cerco na área e estão à procura dos assaltantes. O piloto César Pena foi levado para a Delegacia de Jacareacanga onde prestou depoimentos.
CASOS RECENTES: O empresário Valdinei já foi vítima de uma ação criminosa, em abril de 2012, quando visitava um área de garimpo de sua propriedade, na Fazenda Ajuricaba, em Várzea Grande. Ele e o empresário Wanderley Torres estavam em uma caminhonete Toyota Hilux, blindada, que foi alvejada por 23 tiros.
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), do Ministério Público Estadual (MPE), ofereceu denúncia contra os empresários Filadelfo dos Reis Dias e Marcelo Massaru Takahashi, como supostos mandantes de crime.  Segundo o Gaeco, a motivação dos crimes seria uma desavença comercial. Em agosto passado, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso trancou a ação penal contra Filadelfo, por falta de provas.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.