sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CUIABÁ SANTARÉM É UM DOS MAIORES GARGALOS PARA O CRESCIMENTO DO BRASIL

O Banco Credit Suisse, uma das mais importantes instituições financeira do mundo, publicou um relatório em Agosto passado com o titulo chamado “A INFRAESTRUTURA BRASILEIRA”, com o sub titulo É AGORA OU NUNCA, apresentando os maiores gargalos da infraestrutura do Brasil.
Entre os maiores entraves do desenvolvimento do País cita dois grandes empreendimentos  que estão localizados no Estado do Pará: Rodovia BR-163 – CUIABÁ- SANTARÉM  a Ferrovia Norte-Sul.

O relatório diz que  o crescimento futuro do Brasil depende do ganho de produtividade , e este depende da infraestrutura.
Estes dois casos estão citados como exemplos de deficiência ou má execução do governo.   Estes dois projetos estão levando duas vezes mais tempo para serem completados e um custo pelos menos três vezes mais alto que o levantamento original, revela o relatório.
Sobre a BR-163, Cuiabá-Santarém,o estudo avalia como um emblemático caso que o governo não consegue resolver, apesar de ter toda tecnologia disponível hoje. O relatório explica que no projeto são 3.500 Km de rodovia, lançado em 1.976, 37 anos atrás. Cerca de 1.300 Km ainda não estão asfaltados.  A BR-163 é a estrada principal para  transporte de commodities agrícolas fora da área de produção de SINOP,SORRISO e LUCAS DO RIO VERDE,no Mato Grosso para os portos das regiões Sul e Sudeste. O trecho de 1.780 Km, entre Cuiabá e Santarém, precisa da construção de uma segunda pista e pavimentação e poderia exigir mais de R$1,5 bilhão, aproximadamente,no mínimo.Depois de concluído, será possível para exportar produtos através de portos da região Norte, Santarém e outros,em vez de usar os portos do Sul e Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.