terça-feira, 3 de setembro de 2013

Festival do Sairé fomenta turismo de Santarém

Praia de Alter do Chão é um das atrações que atrai turistas ao evento que acontece de 19 a 23 deste mês

Além da praia de Alter do chão, os botos também é uma tradição
A realização do Festival do Sairé, que acontece de 19 a 23 deste mês na Vila Balneária de Alter do Chão gera expectativas em donos de agências de turismo, empresários do ramo hoteleiro e de aluguel de veículos, no Município de Santarém. Além das apresentações de danças típicas da região e das associações folclóricas Boto Tucuxi e Cor de Rosa, várias atrações a nível nacional participarão do festival, entre elas, a cantora baiana Ivete Sangalo.
Para este ano, segundo a coordenação, mais de 100 mil turistas são esperados na Vila de Alter do Chão, onde além da mistura de rituais profanos e religiosos, as praias devem chamar atenção dos visitantes. A rede hoteleira de Santarém aguarda com expectativa o Festival do Sairé.
Alter, O caribe da Amazônia
Em conjunto com a coordenação de Alter do Chão, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) será responsável pela operacionalização da festa do Sairé 2013, no que diz respeito à parte religiosa e aos eventos culturais que acontecerão durante a maior manifestação cultural do oeste do Pará.
“Não estamos ligados aos shows nacionais que serão realizados no Sairé deste ano. Existe uma empresa que vendeu os shows para os parceiros da Prefeitura e que estará coordenando toda a questão que envolve desde o translado dos artistas até o show no palco. A secretaria de Cultura não tem nada a ver com os shows nacionais”, frisou o secretário municipal de Cultura, Nato Aguiar.

Com relação aos shows locais, Nato Aguiar informou que serão priorizados os artistas da terra. “Estamos montando a programação para termos na quinta-feira, primeiro dia da festa, shows num palco que será montado na Praça do Sairé com os artistas locais”.
PROFANO E RELIGOSO: O Festival do Sairé é uma festividade de caráter religioso introduzido nas missões religiosas da Amazônia pelos jesuítas, no século XVII.
O primeiro Sairé que se tem notícia foi organizado pelo Padre João Maria Gorzoni, na Aldeia dos Tapajós. Posteriormente foi levado para outras missões, havendo notícia da realização do Sairé nas Missões de Santo Inácio, São José, Nossa Senhora da Purificação (ou da Saúde) e Nossa Senhora da Assunção, ambas no rio Tapajós, bem como em Gurupatuba, no rio Amazonas. Sobrevive hoje somente o Festival do Sairé na Vila de Alter do Chão.
Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.