quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Professor Aldo Queiroz, em entrevista, fala sobre benefícios e eleição para reitor da Ufopa

Professor Aldo Queiroz
A eleição para a nova reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prevista para acontecer no mês de novembro deste ano gera expectativas entre acadêmicos, professores e pré-candidatos ao cargo maior da instituição de ensino superior. Em recente enquet
e feita na cidade, o professor Aldo Queiroz foi o primeiro colocado na intenção de votos da comunidade acadêmica, caso concorra às eleições para reitor da Ufopa, em novembro próximo. O professor Aldo lembra que tem mais de 34 anos na comunidade acadêmica, sendo 27 anos dedicados à Santarém e região Oeste do Pará e, que tem experiência e conhecimento, para que possa concorrer ao cargo de novo reitor da Ufopa. A eleição para escolher o novo Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está sendo bastante agitada. Uma ala aliada ao Partido dos Trabalhadores (PT) já tem candidato, que é a professora Raimunda Monteiro, que já foi vice-reitora da UFOPA. De outro lado da disputa existem dois nomes, que são dos professores Aldo Queiroz e José Antônio de Oliveira Aquino. Fontes ligadas aos bastidores da Ufopa afirmam que há 95% de chances de o candidato ser Aldo Queiroz, pela sua longa experiência junto à classe universitária. Veja a entrevista na íntegra:
Jornal O Impacto: Quantos anos o senhor atua nas universidades federais na região Oeste do Pará?
Aldo Queiroz: Na carreira como professor tenho 34 anos. Desses, 27 anos foram dedicadas a Santarém e a região Oeste do Pará. Começamos aqui com um campus universitário da UFPA, que se transformou em uma universidade. Temos experiência, conhecimento e respeitabilidade da sociedade regional e da comunidade acadêmica da instituição, pelo nosso trabalho. Estamos ainda aguardando o regulamento do processo de eleição para que a gente possa, então, ouvir a comunidade e tomar a decisão sobre a candidatura. A nossa candidatura não é uma imposição, mas é um processo histórico e natural e, é o desejo de uma parcela significativa da comunidade acadêmica da Ufopa.
Jornal O Impacto: Já tem data prevista para as eleições da nova reitoria da Ufopa?

Aldo Queiroz: As eleições deverão ocorrer no mês de novembro deste ano. Mas, ainda está sendo avaliada e estão sendo discutidas no Conselho Universitário as regras do processo eleitoral e o período. Inicialmente, já foi estabelecido que a partir da reunião inicial do Conselho, seja estabelecido um período de 75 dias, então, a eleição deverá ocorrer no mês de novembro.
Jornal O Impacto: Professor como ocorreu todo o processo de implantação da Ufopa em Santarém?
Aldo Queiroz: A Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou suas atividades em Santarém, na década de 1970. Retornou depois, no inicio da década de 1980 para Santarém e, quando o professor Seixas Lourenço assumiu a reitoria em 1985, interiorizou a Universidade, a partir de 1986. Ele instalou novos campus universitários, como embriões de futuras universidades. Hoje, o único estado da região Norte que tem quatro universidades federais é o Pará, fruto do resultado desse trabalho do professor Seixas. Todos os outros estados da região Norte só tem uma universidade federal com sede na capital. Isso demonstra um processo de oportunidades para a sociedade da região. Ele tem que ser firme criando essas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão, para a sociedade conquistar uma qualidade de vida melhor, sua liberdade e uma vida mais digna e essa é a proposta e o trabalho que a Ufopa tem realizado em Santarém e região.
Jornal O Impacto: Hoje, a Ufopa está passando por um processo de ampliação tanto em Santarém quanto em outras cidades da região?
Aldo Queiroz: Perfeito! Além de Santarém, estão sendo implantados campus universitários em mais seis municípios. Já estamos em processo de regularização de terrenos pelas prefeituras. Algumas já consolidadas, como é o caso de Juruti, onde já foi iniciada a obra do campus, com investimentos na ordem de R$ 15 milhões. Em Santarém, são mais de R$ 100 milhões em obras que estão sendo realizadas pela Ufopa, como o bloco modular dos institutos e a questão da reforma e construção de laboratórios. Vão acontecer ainda no final deste mês, uma série de inaugurações e tudo isso é resultado do trabalho do professor Seixas Lourenço.
Jornal O Impacto: Qual a quantidade de empregos que a Ufopa está gerando em Santarém e nas outras cidades da região?
Aldo Queiroz: Diretamente a Ufopa já gerou mais de 500 empregos de qualidade. Os empregos são tanto de cunho federal quanto relacionados às terceirizadas, como o pessoal dos serviços de limpeza, de motorista e, isso trás uma dinâmica pra região muito boa no comércio, no setor imobiliário, que tem tido resultados fantásticos com essa presença da Ufopa em Santarém.
Jornal O Impacto: Qual a quantidade de alunos e professores?
Aldo Queiroz: São cerca de 270 professores e mais da metade deles com doutorado e todo o restante praticamente com mestrado. São cerca de 320 técnicos e mais de 6 mil alunos.
Jornal O Impacto: Em relação à ampliação do espaço físico da Ufopa no Bairro Salé. Como está sendo o diálogo com a Prefeitura sobre as ruas das proximidades onde algumas chegaram a ser fechadas?
Aldo Queiroz: Estamos dialogando com a Prefeitura e a comunidade para chegarmos a uma conclusão de que forma a estrutura deve ser ampliada, para que não aconteçam reclamações.
Jornal O Impacto: Quais os novos cursos da Ufopa que foram reconhecidos pelo Ministério da Educação?
Aldo Queiroz: O Ministério da Educação (MEC) reconheceu dois cursos de bacharelado da UFOPA, que foram Direito, que recebeu o Conceito 4, e Agronomia, que recebeu o Conceito 3. Os conceitos variam de 1 a 5. Os avaliadores do MEC realizaram visita às instalações do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), que abrigam os cursos em questão da Universidade, no período de 15 a 18 de setembro.
Para o reconhecimento, foram levadas em consideração 3 dimensões: Organização didático-pedagógica, que avalia o Plano de Desenvolvimento Institucional e o projeto pedagógico do curso, entre outros critérios; Corpo docente e tutorial; e Infraestrutura.
Fonte: RG 15/O Impacto e Blog do Xarope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.