segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Círio da Conceição leva 160 mil às ruas de Santarém, diz PM

Círio da Conceição atraiu milhares de pessoas às ruas, neste domingo (24). (Foto: Andressa Azevedo/G1)Fiéis percorreram aproximadamente 8 km, em 4 horas, pelas ruas da cidade. Festividades da Conceição encerram dia 8 de dezembro.

A 95ª edição do Círio da Conceição, padroeira dos católicos de Santarém, oeste do Pará, levou 160 mil pessoas às ruas da cidade, na manhã deste domingo (24). A estimativa de público foi feita pela Polícia Militar com ajuda do Grupamento Aéreo. Em 2012, aproximadamente 200 mil pessoas participaram.
O Círio iniciou às 6h, com a missa dos cordeiros na igreja São Sebastião, de onde a imagem de Nossa Senhora da Conceição saiu às 7h15 percorrendo as avenidas São Sebastião, Cuiabá e Tapajós.
O pescador Claudionor conseguiu uma casa e uma pequena embarcação. (Foto: Karla Lima/G1)Logo na saída, a primeira homenagem foi da Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou cânticos com um coral. Ao passar pela avenida São Sebastião, a imagem recebeu mais homenagens de várias entidades e de famílias. No total, a imagem parou para receber 28 homenagens, que somaram quase uma hora do percurso. Cada homenagem durou, em média, um minuto e meio, com exceção do Sindicato dos Estivadores, que apresentou uma queima de fogos de mais de seis minutos.
Promessas e homenagens
Durante o percurso, os fiéis oraram e cantaram músicas de louvor à mãe de Jesus. Muitas pessoas pagaram promessas por alguma graça alcançada, a grande maioria estava relacionada a um tratamento de saúde, outras caminharam como prova de fé para que algum pedido fosse atendido.

Silvia levou o filho pela primeira vez ao Círio para agradecer recuperação da saúde dele. (Foto: Andressa Azevedo/G1)Os pagadores de promessas que iam segurando a corda agradeciam bênçãos, como é o caso de Raimundo Nogueira, de 63 anos. Ele conta que paga a promessa há 40 anos. “É uma satisfação muito grande porque eu perdi minha mãe há 11 anos e, todas as vezes que ela vinha para o Círio, ela me trazia. Isso é uma promessa que estou pagando. É muita emoção”, declarou.
Por João Machado

O pescador Claudionor conseguiu uma casa e uma
pequena embarcação. (Foto: Karla Lima/G1)
O pescador Claudionor de Sousa percorreu os 8 quilômetros de caminhada para agradecer ter conseguido sua pequena embarcação e uma casa, carregando uma réplica de ambos na cabeça. "Porque quebrou minha bajara e eu consegui de novo. Já está sendo utilizada. É meu pão de cada dia. Vou seguir caminhando para pagar a promessa até eu ficar bem velhinho, se Deus quiser. Esse é o segundo ano", afirmou.
Silva de Oliveira levou o filho João Vitor, de 10 anos, para caminhar no Círio. Ele usa aparelho para resolver um problema de coluna.
Silvia levou o filho pela primeira vez ao Círio para
agradecer recuperação da saúde dele.
(Foto: Andressa Azevedo/G1)
"Estou pagando promessa porque ele estava com um nódulo na boca e ele está se recuperando de um problema na coluna. Eu tenho muita fé em Nossa Senhora. Ele já está curado. Vou até o final e ela [Conceição] vai me dar forças", declarou.
A idosa Neide Rodrigues, de 88 anos, moradora do bairro Fátima, na avenida São Sebastião, conta que homenageia Nossa Senhora da Conceição desde que tinha 8 anos, como forma de manter a tradição da família, enfeitando em frente de casa com balões. “Meu pai era muito religioso, fui me interessando. Todo o tempo para mim é rezando, me pegando com Nossa Senhora, Jesus, Deus”, afirmou.
Todo o Círio é uma homenagem à Nossa Senhora"
Padre Sidney Canto
O padre Sidney Canto explicou que o Círio já é uma homenagem que os católicos prestam à mãe de Cristo. "Desde o primeiro Círio já houve homenagens feitas. A princípio, eram feitas por famílias, por pessoas que colocavam toalhas nas suas casas, as bandeirinhas nas ruas. Depois, com o avanço tecnológico, foram sendo feitas homenagens com cantos, com foguetes, etc. Existia no Círio antigo um carro para soltar foguetes. Hoje, a homenagem mais antiga com fogeutes é a dos estivadores. As homenagens de cantos começaram posteriormente. Mas, todo o Círio é uma homenagem à Nossa Senhora", afirmou o padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.