domingo, 22 de dezembro de 2013

Doa a quem doer: Xarope desafia e diz que publicação de pesquisa é mentirosa



Deputados federais e pretensos candidatos na região Oeste do Pará
Em relação á matéria intitulada pesquisa 2014, Corrida eleitoral no Oeste do Pará, o blogueiro Xarope desmente os números divulgados e diz que tudo não passa de mais uma Xaropada, pretensamente feita pelo “Instituto Doxa”, de responsabilidade de Dorneles Silva. Os nomes divulgados não condizem com a verdade eleitoral dos fatos, até por que Santarém é um município, não reflete a realidade eleitoral da região.  Mais lamentável é saber que o jornalista Manoel Dutra, um dos mais respeitados do Pará, se prestou a participar do “esquema mentiroso” e ainda assim divulgar os resultados fantasiosos.
Reconhecendo o esforço da pesquisa, o que o Blogueiro Xarope questiona é que muitos nome que tem reduto eleitoral forte na região oeste do Pará, ficaram de fora da “pesquisa”. Como por exemplo, entre muitos, o nome do deputado federal Zé Geraldo na região da Transamazônica e na Santarém-Cuiabá e “pinga muito” no Baixo Amazonas. Airton Faleiro que faz parte da “dobradinha” com Zé Geraldo é colocado no páreo. Osório Juvenil que tem o Pai Juvenil como cabo eleitoral, também usufrui da estrutura financeira de seu pai, o prefeito de Altamira Domingos Juvenil.

Na ala evangélica, surge Pastor Raul Batista e Zequinha Marinho.  O ex-prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta aparece muito forte. José Megale, deputado estadual tem votos os todos os municípios, além da estrutura financeira de seu “padrinho” político, o governador Simão Jatene, é outro que deve sair vitorioso com votos da região para deputado federal.

Deputados estaduais e pretensos candidatos na região Oeste do Pará
Xarope também cita Joaquim Passarinho que conta com o apoio da máquina governamental, um esquema montado via SEOP.

O empresário Chapadinha, que também conta com cacife financeiro de porte para sua campanha, tem apoio da colônia nordestina. E que tem no irmão O deputado Hilton Aguiar um forte aliado. A deputada Josefina Carmo, na região da Calha Norte, surgem com potencial, apesar das muitas dificuldades que terá.

Quanto ao federal Joaquim de Lira Maia, é público e notório que possui votação expressiva na região, até porque está com o partido Democrata na mão,  ex-facção do então deputado federal Vic Pires franco e sua esposa, a ex-vice governadora Valéria Pires Franco. O deputado Nélio Aguiar, deve torcer para uma desistência de Lira Maia na corrida eleitoral, do contrário terá dificuldades para alcançar os votos obtidos na última eleição.

O deputado de Juruti, Zé Maria(PT), conta com suporte da militância forte e fiel radical de seu partido, PT, na região da Calha Norte.

Antonio Rocha, se quiser vencer este pleito, vai ter que adotar uma boa estratégia para conseguir conquistar seus votos e solidificar sua reeleição.

Alguns nomes novos, fatos novos devem aparecer. Cassio Andrade pode ser bem votado na região. Maurício Corrêa também. O empreiteiro Washington Queiroz, pode surpreender, mostrando sua robustez financeira e sua popularidade, na região vizinha que engloba Altamira e Vitória do Xingu.

Ademir Andrade, conta com o “pinga-pinga” de votos que pode lhe beneficiar na região.

Entre os que não opinaram, abstenções e os que ainda não sabem em quem vão votar, as estatísticas são de cerca de 70%, nas pesquisas espontânea, (quando não se cita nomes)e não 805 como anteriormente divulgado. Na pesquisa induzida,(quando são citados os nomes dos candidatos, este número cai para 40%., dos votos válidos.

Contrariando a pesquisa fictícia, feita pelo “Instituto Doxa”, Xarope mais uma vez diz publicamente que não são verdadeiros, pois descarta nomes como do professor Márcio Pinto, do atual secretário de Esportes e Lazer, Erasmo Maia, da professora Lucineide Pinheiro, (que tem seus minguados votos somente em Santarém), do ex- vice-governador Odair Correa, que possui pouca expressão eleitoral na região. Causa surpresa o nome do vereador Silvio Amorim constar da lista.

Na análise feita por Xarope, Jaime Silva, junto com o deputado estadual Zé Maria, de Juruti e a ex-governadora Ana Júlia, se dependerem das intenções de votos dos eleitores da região, estão definitivamente fora do páreo. Zé Maria tem chances remotas.

Entre os que não opinaram, abstenções e os que ainda não sabem em quem vão votar, as estatísticas são de cerca de 70%, nas pesquisas espontânea, (quando não se cita nomes)e não 805 como divulgado. Na pesquisa induzida,(quando são citados os nomes dos candidatos, este número cai para 40%., dos votos válidos. No cômputo geral, levando-se em consideração a experiência política que tem o blogueiro Xarope na região, o que se constata é que a pesquisa feita pelo tal “Instituto Doxa”, de Dorneles Silva, não passa de uma anteriormente xaropada feita para desviar atenção dos verdadeiros candidatos que tem preferência popular na região. E também confundir o eleitor, nada mais que isso.

Santarém deve fazer um deputado federal e no máximo dois estaduais. Itaituba apenas um deputado estadual. Oriximinã apenas um deputado estadual. Monte Alegre corre o risco de não fazer ninguém. Na Transamazônica e Santarém-Cuiabá deve aparece três nomes para Estadual e dois para federal. Os municípios do Oeste do Pará deve contribuir com a eleição de mais 4 deputados federais e 6 estaduais que tem sua candidatura entre a capital do Estado e Sul do Pará. 
Nota: Apesar das eleições estarem ainda muito distante, este é o atual cenário político que pode servir como referência a (aventureiros) que fazem pesquisas "fantasiosas", e sem menos ter noção de onde fica a região.  
Alguns nomes ainda podem surgir e surpreender. 

2 comentários:

  1. xarope ja falei anteriomente, quem leva nesta com certeza vai ser o chapadinha, isso e carta certa no baralho, devido o apoio dos empresariados nordestino, e da classe unida em seu nome, alem do mais devido a estrutura financeira. um outro nome certo sera o mauricio correa, ele vai levar, o resto e mais especulação, faltou trabalho, na hora de colher os frutos que é bom nao tem

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.