terça-feira, 15 de abril de 2014

Familiares de desaparecidos em Jacareacanga buscam força em Santarém e Brasilia



"Familiares receberam um requerimento da Câmara, que solicita ao Ministério da Defesa ampliação das buscas".

Inconformados com a falta de informação sobre o possível local onde o avião bimotor desapareceu com cinco pessoas a bordo no dia 18 de março último quando saiu de Itaituba com destino a Aldeia Munduruku, em Jacareacanga, um grupo de dez pessoas, formada por políticos e familiares dos passageiros da aeronave procurou a Câmara de Vereadores de Santarém, na manhã desta segunda-feira, 14, para pedir ajuda aos 21 parlamentares.
Além de Rayline Sabrina Brito Campos, estavam no vôo as técnicas de enfermagem Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. Eles iriam substituir outro grupo que prestava serviço na aldeia Munduruku.
 
A aeronave, modelo Beechcraft BE 58 Baron, saiu de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março, e tinha como destino a aldeia Munduruku. Em meio ao mau tempo, no entanto, acabou sumindo dos radares. De acordo com a FAB, o sumiço ocorreu a aproximadamente 29 km à nordeste de Jacareacanga.
Parentes das vitimas viajaram na tarde desta segunda-feira, 14, para Brasília, para pedir apoio ao ministro da Defesa, Celso Amorim. Eles querem a liberação de mais militares da Aeronáutica, Marinha e do Exército nas operações de busca.
A aeronave P-3 Orion, da FAB (Força Aérea Brasileira), que sobrevoou durante dois dias a área em que desapareceu o avião bimotor retornou à base, em Salvador. Os dados, coletados pelos sensores eletrônicos capazes de identificar objetos metálicos em mata fechada ou sob a água, semelhante ao utilizado nas buscas pelo voo MH370, da Malaysia Airlines, estão sendo analisados e devem apontar a localização da aeronave.
De acordo com a FAB, a análise dos dados coletados pelo P-3 Orion apontaram algumas regiões em que foram detectados indícios de objetos. Segundo a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira, a aeronave SC-105 Amazonas, do Esquadrão Pelicano, de Campo Grande (MS), especializado em missões de busca e salvamento, continua engajada na missão, assim como o helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Harpia, com sede em Manaus (AM).
Os passageiros do bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron, matrícula PR-LMN, são funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e seguiam para Jacareacanga, onde realizariam atendimentos aos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.