domingo, 25 de maio de 2014

Incra recupera micro central hidrelétrica e restabelece energia no PA Moju I e II ‏

"Micro central está localizada na comunidade de Sombra Santa, no município de Placas".

Moradores agora podem usufruir de energia de boa qualidade
Moradores agora podem usufruir de energia de boa qualidade

Micro central hidrelétricaInstituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reinaugurou, na quarta-feira (21), a Micro Central Hidrelétrica (MCH) localizada na comunidade Sombra Santa, no Projeto de Assentamento Moju I e II, município de Placas (PA).
“A assinatura do contrato é decorrente de acordo firmado perante o Ministério Público Federal (MPF) e com associações comunitárias do assentamento”, informa o superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro. No dia 20 de agosto de 2013, o Incra assinou um termo de compromisso de ajustamento de conduta com o MPF, por meio do qual foi possível proceder ao restabelecimento da energia operada pela MCH.
Em outubro de 2013, o Incra assinou um contrato, no valor de R$ 95.479,42, para a recuper
ação da MCH de Sombra Santa, que, à época, estava fora de funcionamento. Em janeiro do ano passado, em razão das fortes chuvas, a casa de máquina foi danificada, ocasionando a interrupção na geração de energia.

O casal Adão Oliveira da Silva, 54, e Isilene de Castro Silva, 52, fazem parte das famílias atendidas com o restabelecimento da energia. Vivem há 11 anos na comunidade Sombra Santa, onde trabalham como agricultores. Plantam mandioca, arroz, feijão, milho e frutas. Mais recentemente, decidiram investir no plantio de mil pés de açaí. Com a retomada da energia elétrica, o casal usufrui para uso doméstico e nas atividades que geram renda.

“A gente consegue conservar e render mais as coisas dentro de casa e também vai aportar no nosso trabalho, principalmente, com irrigação no plantio”, destaca Adão Oliveira. “Temos geladeira, máquina de lavar roupa, ventilador… É muito importante a energia. É com ela que podemos fazer as polpas de açaí e cupuaçu para vender”, complementa Isilene Castro.
Após as obras, a MCH passa a ter capacidade para atender a um número estimado de 400 famílias. No PA Moju I e II, existem quatro MCHs.
Paralelamente ao processo de recuperação da MCH da comunidade Sombra Santa, o Incra, com o apoio do MPF, tem se mobilizado para garantir a execução do programa “Luz para Todos” no PA Moju I e II, em caráter prioritário.
Fonte: Ascom/Incra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.