segunda-feira, 9 de junho de 2014

Aliança PMDB/PT/DEM, que tem Heldee e Lira Maia é a única consolidada no Pará

Neste início do período de convenções partidárias, o quadro político eleitoral começa a ficar mais claro, mas algumas indefinições devem se estender até o final do mês. Os partidos têm entre 10 e 30 de junho para realizarem os encontros onde são escolhidas oficialmente as chapas. Até lá, ainda haverá muita conversa entre lideranças.
A grande novidade desta pré-campanha foi o desembarque do Democratas no principal grupo de oposição ao atual governo. O bloco é encabeçado por PMDB/PT. O anúncio oficial do DEM foi feito na última quinta-feira. Na sexta, durante encontro em Santarém, o pré-candidato ao governo, o peemedebista Helder Barbalho confirmou o presidente regional do DEM, deputado federal Joaquim de Lira Maia como o pré-candidato a vice-governador na chapa. A vaga ao Senado será disputada pelo petista Paulo Rocha.
Como o PT e o PMDB são aliados de primeira hora - repetindo a dobradinha nacional - havia especulações de que a chegada do DEM poderia gerar descontentamento
s dos petistas, especialmente em Santarém onde os dois costumam polarizar as eleições. O presidente do PT, Milton Zimmer, contudo, explica que as conversas ocorreram com aval dos petistas. “A nossa preocupação é criar condições para vencer a disputa ao governo elegendo o Helder, garantir a eleição de Paulo Rocha ao Senado e a reeleição da presidente Dilma. O partido, em sua maioria, está imbuído desses objetivos. As alianças são necessárias para se conseguir as mudanças que queremos para o Pará”, disse ao comentar possíveis reações dentro do PT à presença do DEM no palanque do bloco.
Helder Barbalho contou que todo o processo de negociação foi acompanhado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, e pelo ministro chefe da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff, Aloysio Mercadante, um dos articuladores da campanha à reeleição. “Os dois partidos mostraram um nível de maturidade extraordinário para compreender que os desafios que temos no Estado são maiores que qualquer circunstância local”, afirmou.
O bloco de oposição já conta com a adesão de dez partidos. Além de PMDB. PT e DEM, estão na aliança PDT, Pros, PC do B, PHS, PSL, PTN e PPL. O pré-candidato ao governo, Hélder Barbalho diz que as conversas com outras legendas continuam e que novos apoios ainda podem chegar até o prazo final das convenções.

Um comentário:

  1. O povo do Pará queria mudança, aí me vem Helder e Lira Maia, grande mudança. Só quero saber pra onde será essa mudança. Está mais do que comprovado que os vices da região não trouxeram nenhuma melhoria para o nosso povo. Agora vem mais uma vez esse políticos da capital achando que o povo do Tapajós é besta. Talvez eles estejam corretos, pois já fizeram essa mesma estratégia duas vezes e agora tentam mais uma vez. Então que o povo dessa região caia mais uma vez nesse golpe. Porque não lançam uma chapa pura Tapajós, ou Tapajós e Carajás, já que queremos mudanças as mudanças tem que ser de verdade e não apenas no nome. Pensem nisso, porque depois não adianta querer lutar por tapajós se nós são sabemos nem escolher nossos representantes. Agora é a hora de dizer NÃO e NÃO pra esse povo da capital. Todos eles.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.