sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Presidente da AMBAL, denuncia que área de preservação virou um canteiro de obras da Cargill




Jurandir Azevedo, presidente da AMBAL, denuncia que área de preservação virou um canteiro de obras da CargillSeis anos depois da Universidade Federal do Pará (UFPA) transformar o antigo Campo da Vera Paz em área de pesquisa arqueológica, após disputar o lote na Justiça com a Associação de Moradores do Bairro do Laguinho (Ambal), a empresa graneleira Cargill Agrícola continua ampliando suas instalações portuárias no local em questão.
Em maio deste ano as obras de ampliação do Terminal da Cargill em Santarém tiveram início. Para o projeto de expansão, que contará com investimento de R$ 240 milhões, estão sendo usadas as áreas 4A e 4B, pertencentes à Companhia Docas do Pará (CDP) e concessionadas à Cargill desde a licitação pública ocorrida em 1999. As obras terão duração de cerca de 15 meses.
O Terminal da Cargill Agrícola em Santarém tem capacidade para embarcar dois milhões de toneladas de grãos ao ano. Com a ampliação, haverá um aumento da capacidade de embarque anual para cinco milhões de toneladas.
Para esclarecer a ampliação do Porto da Cargill, em maio deste ano aconteceu uma reunião na Câmara Municipal de Santarém, onde foi debatido a ampliação do Porto da Cargill. Durante a reunião, houve a apresentação do projeto de ampliação do Terminal da Cargill, localizado na área da antiga Praia da Vera Paz, na orla de Santarém. Na ocasião, também houve protestos por parte de ambientalistas e de moradores do bairro do Laguinho.

Inconformados com a iniciativa da empresa graneleira, moradores do bairro do Laguinho afirmam que estão preocupados com a expansão da área portuária por parte da Companhia Docas do Pará (CDP) e da empresa multinacional Cargill Agrícola, na área da antiga Vera Paz. Do projeto, consta a construção de um estacionamento da concessionária Cargill na área que seria destinada a implantação de um sítio arqueológico.
O presidente da Ambal, Jurandir Azevedo, explica que várias reuniões já aconteceram com a presença de diretores da CDP de Belém e o gerente da Companhia em Santarém, onde os representantes da empresa disseram que a área 4A está sendo usada para a ampliação portuária.
Ele destaca que todo o terreno da CDP já está loteado, onde os representantes da Companhia chamam por número, como a área 4A, situada entre o prédio da Cargill e o Campo da Vera Paz. Nela, será construído um silo de armazenagem de grãos.
“Na área 4B que era o Campo da Vera Paz, mas o lote é da concessionária Cargill, onde a empresa vai fazer lá o que quiser, como um estacionamento ou outro silo”, dispara o líder comunitário.
ÁREA DE USO COMUM: Segundo Jurandir Azevedo, a principal reivindicação da Ambal durante as reuniões ficou por conta da passagem do campo da Vera Paz para o domínio dos moradores do Laguinho, onde pessoas que utilizam a arena para atividades esportivas também questionam a intenção da Cargill e da CDP de transformar o local em área portuária.
Para ele, a área se consolida como um lugar de uso comum para todos os moradores do Laguinho, onde o Campeonato da Vera Paz era realizado há 26 anos consecutivos no local, que também servia para a realização de atividades de educação física de alunos do Colégio Pedro Álvares Cabral.
“A comunidade também utilizava para eventos beneficentes. Depois que aconteceu o salvamento do sitio arqueológico do Campo da Vera Paz, a área foi entregue à concessionária Cargill, que detém toda a parte documental do lote. Agora, o nosso bairro está sem nenhuma área de lazer. Todo o esporte santareno foi prejudicado com o fechamento do Campo da Vera Paz”, afirma Jurandir Azevedo.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO: Em julho de 2009, em Santarém, um episódio envolvendo o Porto da Cargill chamou atenção de ambientalistas e da sociedade local. A interdição de um dos lotes da área do porto, destinada a construção de um estacionamento e, que era utilizado pela comunidade do entorno como área de lazer, gerou protestos e um abaixo-assinado. A área foi bloqueada pela Companhia das Docas do Pará que, autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizou o salvamento de artefatos arqueológicos no local, através da Universidade federal do Pará (UFPA), hoje, Ufopa.
PESQUISA: Os trabalhos da primeira etapa do projeto de salvamento do sítio arqueológico aconteceram em 2009. Já os trabalhos da segunda etapa reiniciaram no dia 16 de janeiro de 2010, onde prosseguiram até o dia 5 de fevereiro, daquele ano. A pesquisa teve como objetivo buscar informações que pudesse esclarecer o modo de vida dos primeiros habitantes com suas formas de pensar, agir e sobreviver com os recursos oferecidos pela natureza. O trabalho de salvamento do sítio arqueológico ocorreu sob coordenação da professora da UFPA, Denise Schaan e contou com o auxílio de diversos profissionais, em um trabalho minucioso na área do antigo campo da Vera Paz, onde vestígios marcam a presença de habitantes por volta do século XIII.
Na época, Drª Denise Schaan garantiu que a pesquisa não tinha nada haver com a multinacional Cargill, alojada nas proximidades e nem com a Companhia Docas do Pará. Ela afirmou que o trabalho aconteceu em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “O trabalho de escavação só começou após a publicação no Diário Oficial com todas as homologações e licenças na esfera federal não tendo nenhuma ligação com a Cargill ou com a CDP”, disse na época, Dra Denise Schann.
OUTROS CRIMES: O fato é que, mesmo sendo o local um sítio arqueológico, como foi confirmado através de estudos e pesquisas, nada está sendo respeitado e o multinacional Cargill está praticando um crime ambiental. O que se vê na área são várias máquinas fazendo escavações para ampliação do terminal graneleiro. Também não podemos deixar de falar sobre outros crimes ambientais praticados pela Cargill aqui em Santarém, como a poluição do ar durante o escoamento dos grãos nos navios cargueiros, bem como a poluição do rio Tapajós com dejetos que caem durante esse serviço. O que mais chama atenção, é que em 2009, quando começaram a trabalhar nessa área, várias Ongs e entidades ligadas ao meio ambiente entraram em ação e conseguiram que o local fosse preservado. E agora, onde estão essas entidades ligadas ao meio ambiente? Fecharam os olhos?
Por: Manoel Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.